Ter um e-commerce não é mais um diferencial para estar presente na internet, isso porque uma boa parcela dos usuários já prefere fazer suas compras online, deixando de frequentar lojas físicas. Por esse motivo, entende-se como uma necessidade para quem quer melhorar sua estratégia de vendas.

É importante notar que a exigência de nosso consumidor está cada vez mais alta, e com isso a qualidade da informação passada deve se superar dia após dia.

Nós, aqui da Blueberry, prezamos pela qualidade de nossos serviços e é por isso que separamos algumas dicas para te ajudar a ter um e-commerce ideal para vendas.

Antes de começar a te explicar cada dica, nós queremos que entenda a importância da composição de um e-commerce.

 

O que é importante em um e-commerce?

Criar um site, colocar meia dúzia de produtos e pedir para que o usuário faça depósitos em sua conta bancária para que o produto seja enviado, definitivamente, não fará com que sua marca fature alto.

Entenda que o usuário precisa se sentir seguro e confortável dentro do seu site, o que é importante em um e-commerce. Isso vai funcionar da mesma forma que em uma loja física, porém no ambiente virtual.

Então, é preciso:

  1. Um layout que torne o ambiente de fácil navegação;
  2. Categorias que ajudem a busca pelos itens de interesse;
  3. Especificações que descrevam a realidade do produto, de uma forma que pareça que ele está sendo pego nas mãos;
  4. Imagens que ilustrem a realidade do produto;
  5. Meios de pagamento online e seguro;
  6. Selos de segurança e garantia, para comprovar a idoneidade da marca;
  7. Acompanhamento de entrega;
  8. Feedback para avaliações;
  9. Atendimento ou Chat online para esclarecer dúvidas;
  10. Opções de cancelamento de compra.

Se o cliente puder comprar online com segurança, com toda a certeza, ele optará por essa modalidade, pois é mais fácil, mais segura e mais tranquila. Para você como comerciante, os custos de investimento são reduzidos, pois não terá mais a necessidade da loja física, custos para manter o local e até mesmo com investimentos alto em estoque, já que é possível vender sob demanda.

As vantagens de ter um e-commerce são inúmeras, mas todas precisam ser avaliadas com segurança para não comprometer a qualidade de sua marca.

Agora que já entendemos tudo sobre esse assunto, estamos prontos para iniciar as dicas para ter um e-commerce ideal focado em vendas, não é mesmo?

 

#Dica 1 – Crie um plano de negócios

Como dito acima, nenhum produto vende-se sozinho, é preciso ter um plano de negócio e trabalho em cima de um plano de ação para que os objetivos possam ser alcançados pouco a pouco.

Nossa sugestão é que você comece a entender o público alvo de seu negócio, ou seja, quem são as pessoas que compram de você, quais são os seus interesses, suas principais dores e descubra o que seu produto tem ajudado na vida delas. Todas essas informações irão te ajudar a aumentar a qualidade e assim, consequentemente aumentar suas vendas.

 

#Dica 2 – Escolha da plataforma

Para ter um e-commerce, você precisará ter uma plataforma preparada para cadastrar os seus produtos e efetuar as vendas, concorda? É possível criar todo esse sistema do zero com a ajuda de um profissional da área ou então, contar com o serviço de diversas plataformas existentes no mercado.

Dentre as melhores do mercado atual, podemos citar: PrestaShop, Tomato Cart,Magento, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat  e OsCommerce. Basta que você verifique qual é a que melhor atende as suas necessidades e, assim, começar a fazer as adaptações necessárias.

 

#Dica 3 – Layout do e-commerce

Um e-commerce de fácil navegabilidade e adaptado ao mobile é fundamental para uma boa taxa de conversão em vendas. Isso porque, a nossa missão é fazer com que o usuário execute a ação de compra em poucos cliques, senão ele irá desistir e comprar em seu concorrente.

Procure trabalhar em um layout sempre muito clean, com botões de ação em destaque. É claro que é necessário trabalhar as descrições do produto de forma detalhada e inserir imagens de boa qualidade.

 

#Dica 4 – Formas de pagamento

Esse é um dos itens mais importantes a ser estabelecido em um e-commerce, isso porque quanto maiores forem as opções que você fornecer ao seu público alvo, maiores serão as chances de efetuar vendas.

Ao fazer essa escolha é de suma importância passar segurança ao seu cliente, sendo assim se faz necessário a contratação de sistemas anti fraude, principalmente para a utilização de cartão de crédito.

Procure sempre facilitar o pagamento, dê opções de depósito em conta, pagamento em boleto, parcelamento sem juros no cartão de crédito e até mesmo a utilização de cartão pré-pago. É preciso colocar-se no lugar do cliente e entender que ele quer comprar, mas às vezes não tem a forma estipulada pela empresa.

 

#Dica 5 – Entrega do Produto

Todo mundo que compra online sabe que terá que lidar com a ansiedade antes de ter o seu produto em mãos, não é mesmo? Então, porque não agir diferente e mostrar que esse tempo de espera pode ser diminuído?

Tenha um diferencial em relação aos seus concorrentes e estabeleça prazos de entrega mais curtos! Mas claro, atenda-os! Não existe atitude pior em um e-commerce do que a falta de cumprimento do prazo de entrega.

É preferível estender e estipular uma quantidade de dias maior e surpreender com a entrega antecipada, do que dar um prazo curto e ter atrasos.

 

#Dica 6 – As “entrelinhas”

Existem informações que precisam ser passadas aos clientes de forma aberta, sem deixar nada nas entrelinhas. É o caso da política de privacidade que deixará claro que nenhum dado será compartilhado.

Outro ponto são as devoluções e trocas de produtos, muitos clientes acham que na internet isso funciona diferente, mas não é bem assim. O código de defesa do consumidor o assegura todas as leis, ou seja, existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias, bem como a troca por problema ou avaria em até 30 dias.

 

#Dica 7 – Trabalhe publicidade

Para aumentar suas vendas não tem jeito, você precisará investir em publicidade para que um maior número de pessoas lhe conheça e assim, comprem de você.

A internet está repleta de opções como o Google Adwords ou então, técnicas de SEO para lhe encontrarem através das buscas orgânicas.

Qual a estratégia de marketing será definida é o menos importante, a questão aqui é que você encontre uma que funcione para o seu modelo de negócio.

 

#Dica 8 – Tenha um certificado de segurança

Por mais bobo que isso possa parecer, alguns usuários só efetuam compras em sites que tenham essa certificação, pois entendem que é um ambiente seguro para compra.

Existem diversos selos de segurança com os mais variados preços, não importa qual você irá escolher desde que seu e-commerce tenha.

 

#Dica 9 – Promoções são essenciais

Quem não gosta de uma boa promoção? De ganhar um desconto ou um brinde? Então, sabendo disso, invista nesse tipo de ação e veja suas vendas triplicarem!

Aproveite as datas comemorativas para dar uma turbinada nessas promoções, pois são épocas em que o seu público alvo está mais disposto a comprar de você. Trabalhar com combos pode ser uma excelente sacada.

 

#Dica 10 – Explore seus produtos que mais vendem

Muitos e-commerces tentam emplacar a venda de todos os produtos em todas as categorias, mas por nossa experiência e vivência de mercado sabemos que isso não funciona dessa forma.

Para que você consiga ter uma taxa de conversão boa é necessário fazer as ações por etapa. Procure sempre focar nos produtos que são o seu carro chefe e depois, vá investindo tempo e dinheiro em outros que ainda não tem muita saída. Com isso, você garante que suas vendas permaneçam sempre altas.

 

Essas foram algumas dicas que nós, aqui da BlueBerry, preparamos para você! Tem algo a acrescentar ou ficou com alguma dúvida? Então, escreva para nós.

Até mais!

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