Quero lhe ajudar com esse artigo a entender um pouco mais sobre o universo do Facebook Ads. Selecionei abaixo as 10 perguntas mais frequentes que a maioria das empresas nos questionam em relação a essa rede social. Atenção: As respostas abaixo são baseadas em nossa experiência com a ferramenta, outras agências e profissionais podem ter visões diferenciadas.

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1) Os anúncios no Facebook Geram mais conversões que o Google adwords?

Com minha experiência nessas ferramentas no qual trabalho há muito tempo a resposta é NÃO. Há um banner do Google que diz o seguinte: “Sabe quem precisa de um Táxi? Pessoas que buscam por táxi. É por isso que os anúncios do Google funcionam”. De fato essa é a grande vantagem do Google Adwords: os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto. Isso garante uma taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra. Já no Facebook o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto, então precisaremos de mais cliques para gerar uma conversão. Você quer vender rápido? A curto prazo? Então os anúncios no Facebook não serão o melhor caminho a seguir.

2) Se eu tiver muitos fãs em minha Fanpage, venderei mais?

DEPENDE. Os seus fãs são possíveis consumidores? Clientes? Ou pessoas interessadas em seus produtos/serviços? Se a sua resposta for NÃO, então você não venderá mais se tiver muito fãs, mas visto que 41% dos brasileiros pesquisam no Facebook antes de comprar um produto ou contratar um serviço, ter muitos seguidores ajuda a dar credibilidade para sua empresa, porém isso não garantirá um aumento significativo no seu faturamento a curto prazo.

3) Por que ainda não gerei vendas com os anúncios no Facebook?

Caso você queira gerar vendas a curto prazo, eu não recomendaria a anunciar no Facebook. As ferramentas como Google Adwords, Yahoo! Bing Network e UOL cliques são mais recomendados nessa ocasião. Porém isso varia de empresa para empresa e é preciso analisar seu produto, oferta, demanda etc. Dessa forma poderemos ter uma resposta mais definitiva. Porém baseado em minha experiência, no geral, O FACEBOOK NÃO GERA VENDAS A CURTO PRAZO. O foco em estar no Facebook é o fortalecimento da marca, e não conversões imediatas. Mas, pra você vender mais você precisa fortalecer sua marca, certo? Sim. Por isso é importante estar no Facebook, e também é por isso que você não gerará vendas rapidamente, pois campanhas Branding são feitas a longo prazo.

4) Quanto custa um CURTIR para minha Fanpage no Facebook Ads?

No geral de R$ 0,25 a R$ 0,40. Com uma boa otimização podemos chegar até a R$ 0,03, porém isso é raro, depende de cada empresa, ramo, público-alvo etc.

5) Tem empresas que vendem pacotes de CURTIR muito mais barato que o custo/curtir pelos anúncios no Facebook, vale a pena testar?

NÃO. Empresas que oferecem pacotes de CURTIR não segmentam para o seu público-alvo. Se não estiver focado, não trará resultados para a sua empresa.

6) Vale a pena anunciar no Facebook?

DEPENDE. Qual o seu objetivo? Qual sua meta? Onde você quer chegar?
Não vale a pena investir no Facebook Ads empresas que tem o objetivo de:
– Vender a curto prazo (Adwords, Yahoo/Bing e UOL são mais recomendados)
– Ter muitos fãs para que gerem vendas em um futuro próximo

Vale a pena investir no Facebook Ads empresas que tem o objetivo de:
– Fortalecer sua marca
– Ter contato direto com o cliente
– Se posicionar no mercado

7) Quais são as formas de anúncios no Facebook Ads?

Atualmente temos 3 formas de anunciar no FBA, a forma depende do objetivo do cliente:
– Obter Mais opções “CURTIR”: Objetivo de ampliar seu público
– Promover publicações da Página: Objetivo de fazer com que as pessoas vejam suas mensagens importantes e interajam com elas
– Obter mais acesso para o seu site: Objetivo de aumentar as visitas do seu site

8) Como posso segmentar meu Público-alvo?

Geográfico: Podemos escolher País, estado e até cidade, mas fique atento pois não existe a opção raio como no Google Adwords.

Idade: de 13 a 65 anos
Gênero: Homens/Mulheres
Interesses precisos: Ex: Você pode anunciar produtos de pesca para usuários que curtem “pesca esportiva”, “pesca” e etc..
Interessados em: Homens/mulheres
Status de relacionamento: Solteiro, em um relacionamento sério, casado, em um noivado, não especificado
Idiomas: Português, inglês…
Formação: Ensino médio, ensino superior e graduação
Locais de trabalho: Pessoas que trabalham em uma empresa específica

9) Existe código de conversão no Facebook Ads?

SIM. Funciona como no Google Adwords e Yahoo! Bing Network, você instala um código na página de conversão e então vamos conseguir mensurar custo/ROI.

10) Quanto mais eu investir no Facebook mais cliques eu vou ter?

DEPENDE. Se você investir muito e sua otimização não for boa, você pode gastar muito com o mesmo retorno que outra empresa tem com um investimento bem menor. Por isso recomendo você contratar uma agência ou um profissional qualificado para tentar sempre reduzir seus custos e ter o melhor ROI possível.

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Bom pessoal, espero ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre o universo do Facebook Ads, e lembre-se de contar com a Blueberry se você tiver qualquer outra dúvida.

Artigo escrito por: Tiago Tessmann

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