Ao final desse artigo você entenderá como ter campanhas de adwords bem elaboradas e com um excelente desempenho em pouco tempo.

Primeiramente você precisa definir seu nicho e saber o que vai querer anunciar. Faça uma pesquisa de mercado ou entre em contato com alguém que tenha conhecimento, depois que fizer isso você vai conseguir definir o orçamento diário, região que vai anunciar e alguns outros detalhes das campanhas. Mas isso se torna um assunto para uma outra hora, vamos para o conteúdo!

Insira o código de Conversão

Se você tem um e-commerce ou no seu site existe uma página de contato, esse passo é umas dos mais importantes que você faça.

O processo é simples veja:

  • Abra a conta de Adwords
  • Acesse o menu Ferramentas
  • E entre em Conversões

Lá em conversões tem a opção de estar gerando a tag de conversão.

Peça para seu webmaster ou se você mesmo tiver conhecimento insira essa tag na página de agradecimento da compra caso seja uma loja online, ou na página de agradecimento na finalização de envio de contato caso seja um site institucional.

Dessa forma vamos conseguir mensurar as campanhas que geram um bom retorno no adwords ou aquelas que já estão na hora de pausar.

Campanhas de Pesquisa

Crie campanhas bem focadas, separando por produtos ou tipo de serviço.

Se separar por campanhas vai conseguir definir o orçamento diário para cada item, mas também pode estar separando por grupos de anúncios em uma mesma campanha.

Não esqueça de alinhar as palavras chave com os anúncios.

Um exemplo: Se você vai anunciar venda de carrinho de bebê, suas palavras chave precisam estar de acordo com seus anúncios, e mais, seus anúncios precisam estar direcionando para a página do produto para ampliar as conversões, não caia no erro de direcionar para sua página principal.

Campanha Display

Para você que quer divulgar sua marca ou produto, essa é uma forma perfeita de branding. Crie anúncios gráficos bem elaborados e defina sua segmentação, o público que você quer atingir, seja por palavras chave, canais, tópicos ou segmentação demográfica.

Dica especial:

Não recomendamos colocar mais de uma segmentação por campanha, vai acabar ficando muito restrito.

Ex.: Segmentar por palavras chave + canais. Como é uma campanha de branding é melhor deixar um pouco mais amplo.

Utilize o Remarketing

A campanha de Remarketing é de extrema importância para qualquer segmento.

Na biblioteca compartilhada você vai conseguir gerar em público-alvo uma tag para inserir no site. Essa tag você vai precisar colocar em todas as páginas do site (Indicamos colocar no rodapé, para que pegue todos as páginas em uma só vez).

Com o remarketing você vai conseguir ficar em sintonia com todas as pessoas que já acessaram o seu site, fazendo com que anúncios gráficos sigam elas durante o tempo determinado.

Uma dica valiosa: Você pode criar uma campanha para todos os visitantes negativando as pessoas que já efetuaram a compra, depois crie outra campanha apenas para pessoas que finalizaram a compra oferecendo novas promoções.

Ficou com duvida de como funciona o remarketing? Clique e saiba mais aqui!

Não esqueça do Google Shopping (caso você tenha uma loja online)

Sabe aquelas imagens no canto direito na pesquisa do Google? Então, chamamos essas campanhas de Google Shopping.

O Google Shopping é uma ferramente muito boa para quem tem e-commerce.

Se você tem um arquivo xml ou o link gerado no site onde todos os produtos estão cadastrados se torna um pouco mais fácil.

O resultado dessa campanha é supreendente se for bem feita. Normalmente o custo de conversão é mais baixo do que as campanhas da rede de pesquisa.

Dica: De uns tempos pra cá da para otimizar essas campanhas, então nos grupos de produtos podemos diminuir o valor do custo por clique ou podemos até retirar o produto que está gastando muito e não está gerando conversão.

Quer aprender mais sobre como se configura o Google Shopping? Saiba mais aqui!

Campanha Dinâmica

Indicamos a criação dessa campanha se você tem e-commerce ou várias páginas no seu site.

Se tiver e-commerce é preciso que a descrição dos produtos estejam corretas, assim o Google vai buscar conforme a descrição.

É uma campanha super rápida de fazer, não precisa de palavras chave, apenas descrição nos anúncios. Temos um artigo onde você pode Entender mais sobre anúncios dinâmicos.

O interessante dessa campanha é que você vai conseguir anunciar todos os produtos em apenas uma campanha. Mas não esqueça, os outros tipos de campanhas são extremamente importante para o desempenho da sua conta.

Com esses itens que colocamos acima feito de forma correta você já vai ter um ponto de partida extremamente bom na sua conta.

Importante! Não é apenas criar, é preciso que otimize freqüentemente todas as campanhas.

Se você ficou com alguma dúvida comente abaixo que tentaremos lhe ajudar.

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