Se você tem contato com o Google Adwords ou se interessa pelo assunto, já ouviu falar ou já se deparou com a ferramenta do Google chamada Google Analytics.

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Essa ferramenta é mais uma oportunidade dada pelo Google para que você esteja atento e por dentro do que está acontecendo no seu site. Através de seus ricos relatórios é possível avaliar e analisar de forma bastante interessante e completa seus acessos, suas vendas e dias mais acessados, tanto se tratando dos acessos através dos links patrocinados na rede de pesquisa e display quanto os acessos através da busca orgânica ou diretamente no site.

Além disso, é possível ainda verificar métricas como tempo de permanência no seu site, origem dos acessos, páginas mais visitadas e o caminho que os visitantes percorrem entre o seu conteúdo, criando assim uma grande oportunidade de encontrar o ponto ideal na busca de visitas qualificadas e a chance de trazer  os visitantes de volta ao seu site.

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É claro que dentro do próprio Google Adwords já existe grande quantidade de informações, também de extrema importância na manutenção e crescimento não apenas da marca, mas também do site e das vendas, sejam elas realizadas online ou offline. Apesar disso, é muito interessante avaliar e comparar os resultados dos relatórios dessas duas ricas ferramentas e perceber que podem existir discrepâncias  em suas informações.

Essa diferença se dá pelo fato de que, por exemplo:

  • Você pode ter mais de uma conta de Adwords vinculada à mesma visualização do Google Analytics, o que complica as informações nos relatórios gerados.

  • Existem vários filtros que podem ser ativados para a geração dos relatórios, e da mesma maneira que é possível personalizar os relatórios de acordo com o seu interesse, é preciso estar atento aos filtros para que, quando desconhecidos, não gerem interpretações errôneas sobre os relatórios.

  • Os dados do Google AdWords serão importados para o Google Analytics quando você visualizar o relatório. Portanto, o relatório incluirá dados atualizados até o horário mais recente.

  • É pŕeciso prestar atenção também ao período exato em que a conta do Adwords foi vinculada ao Analytics, pois os resultados podem variar bastante graças a essa informação.

Captura de tela de 2013-12-02 10:36:19

Além disso você pode se deparar com diferenças nos números de cliques e visitas e isso pode acontecer devido aos seguintes fatores:

  • Cliques X Visitas

Enquanto o Google Adwords acompanha especificamente os cliques, gerados à partir dos anúncios, o Google Analytics mede as visitas do site. Se um usuário, clicar em um anúncio e apertar no botão voltar e clicar novamente no mesmo anúncio, por exemplo, o Adwords contabilizará dois cliques, enquanto o Analytics irá considerar como uma visita ao site.

  • Importação e exportação de dados

Caso você tenha certeza de que a vinculação de contas entre Adwords e Analytics está feita, e ainda assim não conseguir visualizar dados de cliques e custos, o ideal é que você faça uma verificação se a opção selecionada para a importação  e exportação de dados foi feita da maneira correta, na conta certa.

  • Cliques Inválidos

O Google AdWords filtra automaticamente alguns cliques de seus relatórios, enquanto o Google Analytics informa todas as visitas resultantes a seu website. Os cliques filtrados de seus relatórios do Google AdWords são ocorrências ocasionais de alguém que clicou repetidamente no anúncio para aumentar seus custos ou sua taxa de cliques. O Google AdWords considera esses cliques inválidos e os filtra automaticamente de seus relatórios. Esses cliques potencialmente inválidos não são cobrados.

  • Favoritos

O Google Analytics usa um parâmetro diferente do Adwords em seus acompanhamento de visitas, para identificar quais acessos vieram dos anúncios do Adwords. Se uma visita for registrada a partir do Adwords e o link for adicionado aos favoritos, esse código para diferenciação fará com que, para o Analytcs, o acesso tenha vindo de um anúncio na rede de pesquisa, porém esse clique não estará registrado nos relatórios do Adwords.

  • Latência do servidor

Se um cliente em potencial, realizar uma pesquisa no Google e clicar no anúncio sugerido, porém decidir sair da página antes que o código de acompanhamento do site esteja completo, esse clique gerado no Adwords não será contabilizado como visita ao site.

E aí, viram quantas variáveis podem afetar seus relatórios, e quantas informações importantes podem ser retiradas deles?

Nós aqui na Blueberry estamos constantemente em busca de conhecimento e novidades para que possamos prestar sempre o melhor serviço e proporcionarmos a melhor experiência para nossos clientes.

Estamos ansiosos para gerenciar sua campanha e otimizar seus resultados, que tal começar hoje mesmo?

Escrito por Marina Cardoso e Gilberto Lima.

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