Google AdWords para iniciantes

adwords para iniciantes

O marketing digital chegou e já faz parte do dia a dia de quem quer ter sucesso com seu negócio. Dentre as muitas vertentes de sua utilização, estratégias de anúncios são fundamentais para quem quer se destacar. Nesse cenário, o Google Adwords torna-se uma ferramenta fundamental, pois é um dos grandes aliados na busca de excelente resultados. Para quem ainda não entende muito de Google AdWords e talvez, nem tenha ainda ouvido falar, esse artigo irá abordar o Google AdWords para iniciantes. Afinal, com ele você pode:

  • Divulgar sua marca;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Vender;

Entre outras tantas possibilidades que essa plataforma de anúncios possui.

A grande dúvida quanto ao assunto, geralmente, entre os iniciantes é:

  • Por onde começar?

Parece que existe uma grande barreira que nos impede de dar o primeiro passo e não é por falta de conhecimento, já que o conceito de utilização muitos já sabem.

O ponto está na quantidade de informações que temos que aprender e, ainda, colocar em prática, então acaba ficando difícil identificar por onde começar.

Se você está nesse ponto, fique calmo, pois nós, da Blueberry, vamos ajudar você!

Criamos um conteúdo completo que irá funcionar como um guia do Adwords para iniciantes, onde iremos te ensinar a dar os primeiros passos em busca do sucesso.

Prepare-se para aprender tudo o que você precisa, efetivamente, saber!

Prontos para começar?

 

Adwords para iniciantes – Por onde começar?

O primeiro passo para iniciar suas atividades no Google Adwords é ter uma conta. Ela lhe permitirá ter acesso a todos os recursos necessários para anunciar.

Caso ainda não seja cadastrado, é bem simples criar a sua conta. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site: adwords.google.com;
  2. Crie uma conta. Você pode usar seu e-mail do Gmail para cadastro;
  3. Agora, você deve seguir todos os passos que a plataforma indicar, preenchendo informações como: Nome completo, CPF ou CNPJ, informações pessoais, dados de pagamento, localidade e demais dados solicitados;
  4. Com as informações completas, você terá acesso ao painel principal do Google Adwords.

A criação de conta ficou clara?

Vamos agora para a criação de sua primeira campanha!

AdWords para iniciantes: Criação de uma campanha

Com sua conta criada é o momento de preparar sua primeira campanha. Sabemos que talvez você esteja inseguro em começar, mas acredite, aprender na prática é um dos melhores jeitos de aprender.

Você pode ficar tranquilo que o Google Adwords é uma das plataformas de links patrocinados mais seguras do mercado, isso porque ela é de responsabilidade do Google, umas das maiores empresas do mundo.

Voltando a criação de sua primeira campanha: Ao entrar na home da plataforma, você notará que haverá um botão em destaque logo à esquerda da página com a inscrição “+ Campanha”. Será ele que te dará a possibilidade da sua primeira criação.

Ao clicar nesse botão, uma infinidade de possibilidades estará se abrindo em sua frente e, claro, haverá a opção de criação de campanhas avançadas.

No entanto, esse é o momento inicial e você precisa criar uma campanha simples para testar e conhecer o funcionamento da plataforma.

Não espere grandes resultados e muito menos invista um valor alto, pois nosso foco aqui é experiência e familiaridade com a plataforma. Você vai perceber que durante o processo de criação irá aprender muito.

Com o tempo, vai começar a entender um pouco mais sobre cada tipo de anúncio e suas melhores utilizações. No entanto, para começar, optamos pela campanha de rede de pesquisa, uma das mais simples e básicas.

Segundo o manual de utilização do próprio Google Adwords, a campanha de rede de pesquisa é uma das mais fáceis de serem trabalhadas.

Você sabe o que é rede de pesquisa?

Sabe quando você acessa a página principal do Google e busca alguma informação? Todos os resultados que aparecem estão localizados na rede de pesquisa. É como se fosse a home de seu site, por isso é tão mais fácil trabalhar esse tipo de campanha.

Todos os dias, milhares de pessoas em todos os cantos do mundo utilizam a rede de pesquisa do Google para buscar alguma informação, então fica mais fácil obter resultados com a sua utilização.

Seu anúncio só será mostrado quando o usuário estiver procurando pelo exato assunto de seu anúncio. Isso intensifica a qualidade de seus resultados, concorda?

Aprenda, então, a criar uma campanha na rede de pesquisa do Adwords.

AdWords para iniciantes: Passo a passo para criar uma campanha na rede de Pesquisa

Como dissemos acima, as campanhas da rede de pesquisa são as mais simples, então elas te darão a base para que você possa trabalhar formatos mais avançados no futuro.

Ao efetuar login em sua conta, você deve:

  1. Clique no botão “+ Campanha”
  2. No sub menu que se abrirá, selecione a opção “Apenas Rede de Pesquisa”
  3. A página retornará a criação e, aí sim, você começará a criar sua campanha.

Para que tudo dê certo e seja configurado corretamente, você precisará prestar atenção nas 4 etapas a seguir, ok?

Iremos com você uma a uma.

Etapa 1 – Configurando sua campanha

Esse é o momento inicial, onde você precisará escolher um nome para a sua campanha. Procure sempre optar por um nome simples que, posteriormente, seja de fácil identificação.

Logo ao lado do nome, você verá algumas opções para escolher o tipo de campanha. Opte pela campanha padrão, já que é sua primeira tentativa e você ainda não tem muita familiaridade com a plataforma.

Após concluir essa etapa, role a página para baixo e vá na opção “Locais”. O preenchimento dessa parte é muito importante e terá interferência direta em seus resultados. Isso porque, seu preenchimento é o responsável pela segmentação geográfica de seu anúncio, ou seja, as regiões em que ele será exibido.

Para fazer essa configuração, vá em:

  1. Pesquisas Avançadas;
  2. Menu: Locais;
  3. Selecionar o Estado, cidade e bairro que deseja veicular sua campanha;
  4. Aparecendo o nome da campanha, clique na opção adicionar.

ATENÇÃO: Se você não fizer essa definição de localidade, deixando na configuração padrão, é bem possível que seu anúncio seja exibido para o Brasil todo. Isso poderá fazer você perder dinheiro.

Abaixo da configuração de locais, chegou o momento de definir o idioma da campanha. Opte pela escolha do inglês e do Português.

Próximo passo das configurações é a estratégia de lances. Talvez, esse seja um dos itens que mereça mais atenção em nosso guia de Adwords para iniciantes.

A melhor opção, inicialmente, é deixar no padrão “normal”, sem mexer ou alterar nada. No entanto, ainda será preciso escolher um valor de lance que deseja pagar pelo clique.

Entendendo o Custo por Clique

O CPC ou custo por clique é uma das opções mais vantajosas para quem está começando a utilizar o Google Adwords. Isso porque, você só pagará quando um usuário, realmente, clicar em seu anúncio, evitando assim gastos desnecessários.

Será indispensável que você estabeleça um valor de lance médio maior que seus concorrentes, pois isso fará com que você aumente suas chances de aparecer nas primeiras posições.

Entenda que o preço não define sua posição, mas é um fator bem importante para tal.

Agora que você já estabeleceu o lance, chegou o momento de definir seu orçamento de campanha, que é o último item na etapa de configuração.

Nesse momento, você deve escolher qual o valor diário que você quer investir. Analise seu mercado, seus concorrentes e o comportamento de seu público.

Feito isso, salve as alterações e selecione “continuar”.

Etapa 2 –  Grupo de anúncios

Ao entrar nessa etapa, de imediato, atribua um nome ao seu grupo de anúncio.  Logo abaixo dessa opção, você verá novamente um botão com a palavra “lance”.

Nessa ocasião, o lance é para o grupo especifico, ok?

O passo seguinte dentro de seu grupo é fazer a escolha das palavras-chave. Você deverá escolher termos ou palavras que tenham relação direta com seu anúncio.

Para te ajudar, você poderá utilizar o planejador de palavras-chave da própria plataforma. Uma ferramenta de te dará informações ricas sobre elas.

Ao visualizar as melhores palavras, clique em “adicionar ao grupo”. Escolhendo todos os termos, clique em “continuar para anúncios”, no fim da página.

Etapa 3 – Criando seu anúncio

Com as configurações feitas e seu grupo de anúncio ok, vamos iniciar a criação da sua primeira campanha:

  1. Para iniciar, vá até a opção “URL final” e coloque a página de destino ou site que você queira anunciar.
  2. No título 1, coloque um título chamativo e que capte seu público;
  3. O título 2 deve ser menor que o 1, porém com uma frase de bastante impacto;
  4. Abaixo verá a opção caminho, escolha um termo que deixe claro sobre o que é seu anúncio;
  5. Esse é o momento de atribuir uma descrição. Ela deve ser breve, porém clara e objetiva sobre o que se trata seu anúncio. Não esqueça de inserir a palavra-chave principal.

Feito todos os passos, salve as alterações.

Etapa 4 – Verificando o anúncio

Já estamos, praticamente, no fim do processo. Nessa última etapa, sua missão será apenas conferir se todas as informações estão corretas. Se encontrar algo errado, volte e corrija.

No caso de estar tudo certo, basta salvar e concluir.

Agora é enviar para análise e aguardar que ela seja aprovada.

Esperamos que esse guia de Adwords para iniciantes tenha ajudado a esclarecer os primeiros passos.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se precisar de ajuda, entre em contato conosco.

Até breve!

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