Já imaginou anunciar para mais de um milhão de sites e com a certeza de que está atingindo o seu público alvo? Seria um divisor de águas para o seu negócio, não é mesmo? Pois então, com o uso da campanha de Display, tudo isso pode se tornar uma realidade.

Fazer publicidade na internet é muito saudável para o seu negócio, mas é preciso compreender todas as diretrizes do funcionamento do Google Adwords para que assim, a melhor estratégia possa ser encontrada.

Para começar, julgamos que é importante que saiba o que são os links patrocinados e qual a vantagem competitiva que o seu negócio terá ao trabalhar em suas premissas. Nós, aqui na BlueBerry, somos especializados na criação de campanhas do Adwords e de outras plataformas, porém temos uma missão muito focada em ensinar os nossos clientes o passo a passo de nosso trabalho.

Com isso, começaremos a aprender sobre o funcionamento dos links patrocinados.

Podemos começar?

 

O que são os links patrocinados?

Entender o que são os links patrocinados é fundamental para começar a compreender as diferenças entre a campanha de display e a campanha de pesquisa do Adwords.

Para isso, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Quando um anunciante cria um anúncio de links patrocinados é porque ele quer divulgar o seu produto ou serviço através de uma palavra-chave relacionada;
  • Usuários tem a forte tendência de procurar no Google situações ou produtos que queiram comprar no momento, justamente por isso as estratégias que fazem uso de anúncios funcionam tão bem;
  • A forma de cobrança mais usual é o custo por clique, ou seja, você só pagará quando seu anúncio for clicado;
  • Para trabalhar com campanhas de links patrocinados uma espécie de leilão é feito com os usuários para definir assim, quais serão as posições.

É basicamente dessa forma que as campanhas de links patrocinados funcionam. Tudo bem? A partir desse momento, nós iremos nos aprofundar mais sobre campanhas de display e a sua importância para o resultado de seus negócios.

Vamos lá?

 

O que é a rede de Display do Adwords?

Não seria possível falar em campanha de display, sem falar sobre o que ela é, concorda? Sendo assim, por uma definição lógica, a rede de display é uma parte que compõe o sistema de publicidade do Google.

Como dito acima, os anunciantes pagam por espaço publicitário para que seus produtos ou serviços sejam divulgados, com isso suas campanhas podem aparecer em locais diferentes como, a rede de display e a rede de pesquisa.

A rede de display é uma das principais responsáveis pelo sucesso de sua estratégia, pois mais de 90% dos usuários são impactados diariamente em suas plataformas. Para compor esse alcance, temos:

  • Sites parceiros que se tornam uma espécie de afiliados, pois participam do programa de publicidade do Google Adsense;
  • Sites próprios como Gmail, Google Maps, Youtube, Blogger e etc;
  • E demais sites que compõe essa rede, como por exemplo, DoubleClick Ad Exchange.

Os tipos de anúncios que podem ser utilizados são diversos, logo o ideal é que seja estudada a melhor forma de atingir o seu público alvo. Falaremos disso, um pouco mais para frente, pois agora é o momento de descobrir a importância de executar uma campanha de Display.

 

Qual a importância da campanha de Display?

São inúmeras as vantagens de criar uma campanha de display para o seu negócio, porém podemos destacar como mais importante o contato que o usuário irá ter com o seu produto ou serviço.

Um estudo realizado pela Online Publishers’ Association and Nielsen, mostrou que mais de 92% dos usuários que estão navegando na internet, vem da rede de pesquisas e deixam-se impactar por conteúdos na rede de display. Logo, se você já estiver com uma campanha de display rodando dentro de um desses locais, é certo que haverá alguma interação, uma vez que, todos os anúncios exibidos são relacionados com a busca.

A segmentação de uma campanha de Display é algo que chama a atenção pela qualidade de exibição. Através de estratégias de remarketing, localização e informações básicas, é totalmente possível engajar o nosso público alvo com o anúncio de uma maneira muito mais assertiva.

A grande sacada para uma campanha de Display de sucesso é conseguir fazer a integração perfeita entre essa modalidade e a rede de pesquisa. Claro que isso precisa ser estudado com cautela para que você não acabe investindo o seu orçamento em algo que não lhe traga retorno. No entanto, se essa integração for feita da forma correta, você trabalhará com a possibilidade de:

  1. Conseguir que seu anúncio seja visto tanto em uma campanha de pesquisa, ou seja, por usuários que estão fazendo buscas dentro da plataforma do Google, como também em campanha de display, para aqueles que já estão navegando dentro dos blogs parceiros e assim, ligados no conteúdo disponibilizado;
  2. O uso do remarketing também é uma forma alternativa para a campanha de display, pois como o usuário é tagueado com o seu código de campanha, por mais que ele saia do site em questão, ainda é possível reapresentar sua campanha em outros locais para impactá-lo até que ele compre de você ou então, que a veiculação seja encerrada.

Para quem está preocupado com os valores de campanhas de Display, pode ficar despreocupado, pois a cobrança é feita da mesma forma que na rede de pesquisa ou no Youtube, sempre respeitando o leilão de palavras chaves.

 

Como funciona a campanha de Display?

A quantidade de interessados em anunciar na rede de display só aumenta a cada dia, sendo assim, o Google Adwords precisou definir algumas atribuições de segmentação para que fosse possível fornecer mais conforto para o anunciante e também para o usuário.

O objetivo de criar uma campanha de display é impactar o usuário, correto? Sendo assim, é possível trabalhar com 6 pilares de segmentação:

  1. Palavras-chaves: Quando se fala em Google Adwords já sabemos que a escolha da palavra-chave é fundamental para um bom resultado. Sendo assim, será através do termo de busca que a plataforma irá encaminhar o seu anúncio para o site de exibição. Isso é feito para evitar que os anúncios fiquem fora do que o usuário procura.
  2. Canais de Exibição: Nessa opção, os anunciantes precisam escolher em quais dispositivos ou plataformas os anúncios serão exibidos. A opção mobile é algo que deve ser estudado com cautela, pois apesar de as buscas via pequenas telas estarem cada vez maiores, alguns nichos de mercado ainda não se enquadram nesse padrão, o que pode fazer com que verbas sejam perdidas. Avalie muito bem essa escolha!
  3. Escolha do Assunto: Você terá a opção de escolher a pauta de seu anúncio, nesse caso denominado como tópico, sendo assim, será possível optar por uma categoria, como por exemplo, estática, moda, automotivo, lazer e etc, tudo isso para que a plataforma faça a exibição de seu material em canais que tenha assunto relacionado.
  4. Demográfica: Essa é a opção mais assertiva de segmentação de público alvo, pois será através dela que irão ser passadas o perfil de seu público alvo e, portanto para quem a sua campanha de display será exibida. Esse é o momento de definir a faixa etária, o gênero e status parental  informações que possibilitem um foco maior em seu usuário.
  5. Interesses: Existem aqueles usuários que são interessados no que você está anunciando, e você poderá segmentar sua campanha para ele. Escolha interesses que estejam ligados ao seu produto/serviço e faça seus anúncios aparecerem para ele, mesmo que ele não esteja pesquisando sobre naquele exato momento.
  6. Remarketing: Essa opção é para você dar uma nova chance para aquele possível cliente que não fechou o negócio com você. Ele já entrou em seu site e já conhece você, então os anúncios serão voltados para ele, como uma segunda chance de conquistá-lo.

Feito isso, basta enviar o seu anúncio para aprovação e aguardar a liberação.

Ah claro, não poderíamos encerrar esse material sem apresentar os formatos de campanha de display para que seja possível escolher a melhor modalidade para o seu objetivo.

 

Tipos de campanha de Display

Temos 2 opções para a criação de anúncios de Display, que são:

  • Anúncios gráficos: Os anúncios gráficos são aqueles que vêm acompanhados de imagens, como uma espécie de banner. Esse tipo de anúncio tem um impacto muito grande com relação ao seu público alvo, pois acaba chamando bastante atenção na página de exibição. Costuma-se ter uma taxa de clique bem elevada.
  • Anúncios de Textos: Os anúncios em textos também são bastante utilizados, principalmente, para fazer a inserção da marca na rede, pois eles costumam marcar presença por onde passam. Em vídeos do Youtube são bastante utilizados, pois aparecem de forma discreta abaixo do vídeo e ficam por lá, sem incomodar a exibição.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da campanha de display, as vantagens de anunciar, como funciona e quais são os tipos de campanha, está na hora de colocar a mão na massa e começar a produzir para o seu negócio.

Ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda para isso?

Entre em contato conosco, pois temos uma equipe especializada e pronta para ajudar no que você precisar!

Até mais!

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