A Black Friday já é uma data esperada todos os anos. Apesar de ter chegado ao Brasil há pouco menos de 5 anos, ela ganhou uma força tão grande que logo deixou de ser apenas online e passou a dominar todo o comércio de varejo.

Engana-se quem acha que o movimento resulta na finalização do período de compras. Na realidade, o que ela aponta é justamente o contrário. O período da Black Friday dá início a um dos melhores momentos de compras do ano, afinal, em novembro é a Black Friday e já emenda-se dezembro com as compras de Natal e fim de ano.

A Blueberry reconhece a importância desse período para quem trabalha com vendas online e, por isso, tem preocupação em informar todos os seus clientes da necessidade de um investimento pesado com um planejamento assertivo para ganhar destaque nesse período e, assim, potencializar suas vendas.

Para incentivar e provar que a Black Friday é um dos melhores períodos do ano para o comercio eletrônico, o Google em parceria com o IBOPE e a E-bit, criaram um material muito bacana que visa fornecer dados importantes sobre o período.

Quer saber um pouco mais?

Então, venha com a gente nesse conteúdo incrível!

2016 a Black Friday irá bater recordes

Apesar da crise econômica que assombra o país, o consumidor aguarda esse período com bastante ansiedade, pois sabe que, como as vendas durante todo o ano se mantiveram fracas, muitas marcas irão aproveitar o momento para queimar o estoque e fazer a recuperação do investimento.

Na realidade, o poder de compra diminuído da população acabou baixando a intenção de compra, mas não a vontade de comprar. Com as incertezas do mercado, as pessoas aprenderam a consumir de forma mais consciente, sem aqueles parcelamentos a perder de vista e dívidas que não cabem no bolso.

Em pesquisa realizada pelo E-bit, notou-se que em todas as datas comemorativas de 2016, ocorreu um aumento nas vendas, mesmo com a economia em crise. No dia das mães houve um aumento de 3%, no dia dos namorados de 13% e, por fim, no dia dos pais registrou-se 8% a mais que no ano passado.

Você acha mesmo que com esses números o varejo está em queda? Nada disso, o consumidor só aprendeu a utilizar as sazonalidades com esperteza, esperando o momento certo de comprar.

É preciso estar totalmente preparado para atender a demanda de compras que inicia-se em novembro, continua por dezembro e vai até o fim de janeiro. Nesses meses, há o pagamento do 13º salário e todos querem agradar seus familiares e amigos comprando algum presente.

O que os consumidores mais compram na Black Friday?

A Black Friday de 2015, como dito acima, bateu todos os números que já era esperado. A arrecadação total foi de 1,6 bilhões de reais. As projeções apontam que a Black Friday que ocorrerá esse ano terá números ainda mais impressionantes.

A grande dúvida do setor é saber quais são os segmentos que terão mais procura, não é mesmo? Bom, baseando-se em períodos passados nota-se que 33% do interesse de compra está em artigos esportivos, 28,5% em viagens e no setor relacionado ao turismo e 28% no interesse de aquisição de aparelhos celulares.

Aí você pode querer saber:

  • “O que mais se compra na Black Friday?”.

TUDO! É realmente um momento onde o interesse de compra do consumidor está de olho nas ofertas, então você vai encontrar um grande interesse em roupas, pneus, perfumes, tênis, jogos, passagens áreas, Tv´s e tudo o que você pode imaginar.

O que mais impressiona nesses números é que boa parte das compras feitas agora em novembro, já são programadas para o Natal, você acredita? As pessoas já compram pensando em presentear alguém.

O Google fez uma pesquisa rápida para saber como funcionava o comportamento de compra do consumidor e descobriu que:

  • 53% das compras foram feitas para uso próprio;
  • 27% das pessoas compraram algo para presentear ou para ela própria;
  • 19% do que foi adquirido foi, exclusivamente, para presentear alguém.

Impressionante esses dados, não acha?

Acreditamos que já esteja convencido de que a Black Friday é o momento ideal para aumentar as vendas de seu negócio, não é mesmo? Então, a gente quer te ajudar, ainda mais, a conquistar esse sucesso.

Separamos algumas dicas matadoras que vão te ajudar a vender muito nessa Black Friday!

Dicas para potencializar as vendas na Black Friday

A primeira ação que você deve ter em mente é que esse é um período onde os consumidores já estão pré dispostos a comprar. Sendo assim, eles já estão aguardando pelo período com ansiedade. A única coisa que você precisa fazer é vender o que ele está buscando.

Temos algumas dicas que irão te ajudar a conquistar esse objetivo mais rapidamente.

#1 – Trabalhe Promoções Reais

O consumidor sabe que tem o poder de compras na mão e, por isso, irá adquirir o seu item de desejo de quem lhe oferecer melhores vantagens. Então, não adianta subir o valor de todos os seus itens no começo de novembro para quando chegar na Black Friday dar 60% de desconto em tudo.

Ninguém é bobo, e as pessoas sabem exatamente o valor do item. Normalmente, elas monitoram por muito tempo, até surgir a grande oportunidade, principalmente para produtos de tickets altos.

Nesse ponto, a grande sacada para se dar bem e vender muito na Black Friday é oferecer descontos reais nos produtos que tem maior saída. Não há a necessidade de colocar tudo em promoção, selecione aqueles itens que já tem uma taxa de conversão alta, aplique um desconto significativo e prepare-se para ter uma avalanche de vendas.

#2 – Funcionamento perfeito dos canais de compra

Todos os seus canais de compras precisam estar funcionando 100%, senão você vai acabar perdendo muitos vendas. Nesse período, o consumidor sabe que as ofertas se esgotam rápido, pois há um volume de compra muito alto. Então, se a sua página estiver apresentando qualquer problema, ele certamente não irá pensar 2x em ir comprar no seu concorrente.

Outro ponto importante, a usabilidade perfeita no mobile. Já é comprovado que 30% das pesquisas de compra no período vem dos dispositivos móveis, chegando a bater a casa dos 60% em alguns setores.

As compras rápidas via mobile estão caindo, cada vez mais, no gosto do público entre 18 e 54 anos, que já batem a marca de 40 milhões de internautas, ou seja, é visível que ter a suas estratégias fora desse perfil é perder uma boa porcentagem de vendas.

#3 – Campanhas de divulgação

Ter os melhores descontos, nos produtos mais desejados do mercado não é o suficiente se ninguém sabe que você está vendendo. A publicidade nesse período precisa acontecer da melhor maneira possível.

Utilize todos os canais de divulgação disponíveis, com um alto investimento em veiculação de anúncio nesse período, pois certamente, lhe renderá bons frutos.

Utilize o Google Adwords, o Facebook Ads, Instagram, Bing e o que mais você julgar interessante para o seu negócio, afinal qualquer tipo de publicidade revertida em vendas será muito bem-vinda.

#4 – Foco no atendimento ao cliente

Você terá um volume de vendas enorme e, com isso, as dúvidas e questionamentos de seus clientes vão aumentar muito. Para minimizar, ao máximo, os problemas e ter uma taxa de conversão nas alturas, prepare uma equipe de atendimento de ponta, que possa estar ali as 24h do dia no período da Black Friday.

Procure não centralizar o atendimento em um só lugar, ative tudo: contato telefônico, e-mail, Whatsapp e até mesmo os chats em redes sociais, pois eles irão te ajudar a desafogar a demanda.

Aproveite o período para captar leads que futuramente podem ser trabalhados em campanhas de e-mail marketing e, com isso, ter um bom número de vendas no Natal.

Prontos para encarar de frente essa Black Friday 2016?

Se você ainda não está com seu planejamento pronto, ainda dá tempo e a gente sabe como te ajudar.

Venha bater um papo com a gente e, juntos, criaremos uma estratégia incrível!

Te aguardamos.

 

 

 

 

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