Na busca incansável por achar uma fórmula de como fazer o post de Facebook perfeito, me deparei com uma matéria bem legal que parece ter descoberto a fórmula e eu achei legal compartilhar aqui com vocês.

O alcance orgânico é mais desejado que a tal “Coca-Cola no deserto” e hoje em dia, conseguir um alcance legal é sinônimo de Facebook Ads. Bom, não deixa de ser verdade já que o próprio Facebook admitiu que para obter visualização você terá que pagar por ela. Mas e aí? Não quero/posso/acho certo pagar para que meu próprio público tenha acesso ao meu conteúdo. Como fazer?

O expert da matéria afirma que o cálculo do alcance orgânico deveria ser baseado no período do dia que você  faz a postagem e no número de usuários que estão online no Facebook durante a “vida útil” do seu post. E não é isso que acontece já que hoje em dia o que conta mesmo é o número de visualizações baseado no número de fãs da sua página sendo que talvez 50% do seu público esteja ali durante a postagem.

O post perfeito é baseado na sua audiência: quem você quer alcançar e porque você quer alcançá-los. Com isso bem definido, vejam os aspectos que os experts consideram importantes para gerar um post perfeito.

1. Construir uma audiência relevante

Ou seja, ter um público que realmente está interessado no seu conteúdo. Se a audiência veio de algum concurso ou anúncio “caça-curtir” não importa o quão perfeito seja o seu post, ele não vai funcionar.

2. Facebook Insights

Entender a sua audiência vai aumentar a sua capacidade de fazer o post perfeito, então você deve saber olhar e analisar as informações de público e acesso da sua página. Use essas informações para determinar onde está o seu público, o tipo de posts que geram mais engajamento e os dias e horários que o seu público está online.

3. Conteúdo

Escreva algo relevante, de acordo com a mensagem que a sua marca quer passar e abaixo de 80 caracteres.
Leia também esse post com 10 dicas para escrever posts engajadores no Facebook.

4. Dimensões da imagem

Preste atenção nas dimensões da sua imagem do Feed de Notícias tanto no desktop quanto na tela de smartphones. Essas dimensões estão sempre mudando e atualmente as corretas são:
Desktop: 400×400 pixels
Telas menores: 618×618 pixels
Ideal para ambas: 1200x1200px

5. Chamada para a ação

Use chamadas de ação criativas ao invés de fazer spam com o clássico “curta e compartilhe”. Não existe problema algum usar o famoso “compartilhe, curta e comente” desde que os use separadamente e de forma inteligente no post.

 

O post de Facebook perfeito tem muito a ver com o target específico do seu público e não com o formato que você utiliza. Esteja sempre familiarizado com a sua audiência, torne-se um bom ouvinte e então você saberá exatamente como um post perfeito deve ser.

Escrito por: Alessandra Koga

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