O Instagram Ads é uma das ferramentas com maior sucesso na Internet, em que mais de 400 milhões de usuários estão presentes, sendo desse total aproximadamente 8% de brasileiros, com expressiva participação. Dessa forma, podemos imaginar que essa rede pode ser uma ótima oportunidade para investimento. É a segunda rede social mais acessada no Brasil, perdendo apenas para o Facebook.

Como funciona o instagram ads

Seguindo essa tendência, recentemente começou a expansão do Instagram Ads, que é uma plataforma de anúncios, que recebe investimentos para atingir um alcance cada vez maior. Os posts são patrocinados e expostos com a forma de vídeos, fotos e carrossel de imagens. Elas têm como sua principal função fazer com que mais cliques sejam gerados. Assim, é possível conseguir maior visibilidade, reconhecimento e atração para a sua empresa ou produto.

O Instagram Ads é mais uma maneira para que empresas e anunciantes  consigam interagir e formar relacionamento com os seus clientes. Assim como o Facebook Ads, o Instagram Ads é formado por posts na rede social de fotos. Os posts, quando aparecem na linha do tempo dos usuários, permite que eles interajam, curtindo, seguindo ou comentando, sendo possível gerar vários feedbacks.

Divisão de Anúncios

O Instagram possui vários recursos que podem ser muito bem utilizados, e os seus anúncios se destacam por conseguirem dar um ótimo poder de segmentação aos seus anunciantes. Dessa maneira, dá para fazer o direcionamento conforme os parâmetros já estabelecidos do Facebook. Geralmente, os anúncios são divididos por:

  • Interesses de consumo;
  • Localização geográfica (como país, estado e cidade, por exemplo);
  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Principais interesses (como esportes, cinema, tecnologia, música, etc.);
  • Situações da vida (casado, inserido no mercado de trabalho, já formado, etc.);
  • Sistemas de acesso e dispositivos;
  • Públicos especiais (lista de contatos, quem acessou o seu site, etc.)

Como são os anúncios para Instagram?

Para fazer um anúncio para ser postado no Instagram, é preciso estar atento em alguns detalhes bem específicos, como os seguintes:

  • Carrossel: utilização de no máximo quatro imagens, e é preciso que sejam quadradas;
  • Tempo de duração do vídeo:o tempo recomendado é de 5 a 60 segundos, o arquivo deve ter no máximo 30 MB, o formato é em MP4 e as medidas são iguais às das imagens;
  • Formato e tamanho das imagens:o arquivo deve ter no máximo 10 MB, e pode ser quadrada (com 600 x 600 px ou 1936 x 1936 px) ou retangular (600 x 315 ou 1936 x 1016 px);
  • Texto de descrição: o máximo a ser utilizado é de 300 caracteres. Esse espaço deve ser usado para que você faça a sua publicidade e coloque as suas hasthtags. Mas tenha cautela, a recomendação é que você as use com cuidado, não como nos posts normais do Facebook que dá para usá-las à vontade;
  • Texto na imagem:o texto deve ser enxuto e ocupar no máximo 20% da área da foto, e se ultrapassar, o efeito acaba sendo mais limitado. Por isso, o texto acaba não sendo muito recomendado para essa situação.

É válido lembrarmos que quando um usuário abrir a sua linha do tempo, os posts patrocinados aparecerão iguais aos posts convencionais, mas no canto superior direito terão um selo em que aparecerá escrito “patrocinado”, o que indica que o conteúdo é pago.

Porque anunciar no Instagram?

Você deve estar se perguntando quais as vantagens de fazer um anúncio no Instagram. É de conhecimento geral de que os adolescentes e jovens estão cada vez mais conectados à Internet e acompanhando tudo o que é feito e postado. E essa é uma rede social com alta predominância desse público, então perfeita para essa intenção.

Além disso, como é uma rede com milhões de pessoas, ela possui uma boa possibilidade de acesso, fazendo com que muita gente possa ver o seu anúncio, disseminando a informação. De qualquer forma, é bom pensar em anunciar o seu negócio no Instagram, fato que deve se expandir cada vez mais nos próximos anos.  Hoje em dia qualquer marca pode publicar e ter acesso ao Instagram, pois antigamente apenas marcas grandes e conhecidas tinham acesso a esse tipo de anúncio.

Objeto de anunciar

É preciso ter em mente o objetivo a ser atingido, já que antes de qualquer tipo de anúncio, temos que saber que é preciso gerar conteúdo para a empresa. Atualmente um conteúdo muito publicitário não chama mais a atenção, as pessoas estão ali para vê fotos e se distrair, e é evidente que esse aspecto deve ser levado em consideração ao trabalhar a estratégia de marketing digital do sue negócio.

Um conselho que pode ser muito útil é observar como as outras marcas agem, quais os recursos usados, qual é a abordagem, o tipo de foto e até o link que leva o usuário ao caminho do anúncio. Dessa forma, é possível perceber quais estratégias que dão certo e são bem sucedidas, e aplicá-las também nos anúncios de sua empresa.

Como fazer o anúncio no Instagram Ads

Já falamos a respeito das principais funcionalidades do Instagram Ads, e agora discorreremos sobre como colocar tudo isso em prática, fazendo um anúncio bacana e bem sucedido. Para fazer o anúncio no Instagram, recomendamos a utilização do Power Editor. Após o acesso, vá na opção “+ Criar Campanha”.

Coloque um nome na sua nova campanha e pense em qual objetivo você pretende alcançar com ela. É importante dizermos que existem alguns tipos de formatos de anúncios que ainda não funcionam no Instagram, e pode ser que em breve haja alteração.

Nomeie os anúncios novos que você está criando e embaixo aparecerá o seguinte texto: “novos conjuntos de anúncios incluirão Instagram selecionado como posicionamento”. Coloque também um nome para o anúncio e clique em “Criar”. Depois, é só clicar no nome da campanha e vá na parte da criação do novo conjunto de anúncios que está sendo criado.

Passo a passo para começar

O primeiro passo da criação dos anúncios é fazer o controle do orçamento, do valor que é pretendido ser gasto no Instagram e o período de duração correspondente. É importante sempre planejar o fim da campanha, para que não saia do controle nenhum gasto.

A etapa seguinte consiste em pensar no público a ser atingido pela sua campanha. Essa parte é de extrema importância, já que é preciso para adequar a campanha a quem se pretende atingir, para que ele tenha o melhor desempenho possível. Para quem já está acostumado a fazer anúncios no Facebook, esse processo é tranquilo, pois no Instagram é bem parecido.

Sobre a otimização da campanha, sempre faça testes, para que você saiba quais versões podem trazer um resultado melhor. Para criar o anúncio conforme já falamos, é só selecionar o destino no Facebook e na conta do Instagram que estão ligadas.

Também é possível criar um anúncio do zero, usando tudo o que já foi dito na especificação, ou então selecionar uma publicação que já existe no Facebook e fazer com que ela seja impulsionada no Instagram, se tudo estiver de acordo com as regras de anúncios do Facebook, claro.

Não deixe de analisar os resultados que o Instagram levará para o seu site, para você saber como as coisas estão caminhando e o retorno que o anúncio está gerando. É interessante fazer o acompanhamento da URL para saber os resultados. Uma das ferramentas recomendadas para fazer esse procedimento é o Google Analytics.

Após todos os passos descritos acima, finalize clicando no botão verde “Revisar alterações”, e depois o anúncio estará pronto para ser publicado. Quando ele já estiver publicado, é bom verificar os resultados, fazer o monitoramento e pensar se os seus objetivos estão sendo alcançados.

 

Dicas para o seu anúncio ser bem sucedido

Pense na imagem, e de forma simples: deve ser uma imagem bem legal, pois é importante que chame a atenção do usuário. Muitas vezes, acontece da pessoa ver apenas a imagem e nem ler o texto;

Esteja atento aos requisitos da plataforma: o Instagram Ads tem os seus requisitos técnicos, assim como outras plataformas digitais também têm as suas especificidades. Por isso, o seu anúncio deve estar dentro desses padrões, para que não seja reprovado. É necessário que a imagens não tenham mais do que 20% de texto, o texto deve ter no máximo 300 caracteres e é fortemente indicada a utilização de hasthtags. A recomendação é que o tamanho das fotos seja de 1080 x 1080 px, e devem ter pelo menos 600 x 600 px. Já para os vídeos, a resolução é de 720 p, de 03 a 30 segundos e com até 30 MB, ao máximo;

Pense em uma história: contar uma história é uma forte aposta das campanhas publicitárias recentemente, e como as tendências normalmente são seguidas, no Instagram esse fenômeno também acontece. Pense em um enredo, uma história interessante e um personagem, algo que os usuários se identifiquem e faça parte do dia a dia deles. É bem mais chamativo ao consumidor uma história que apenas um conteúdo com a intenção de vender, com toda certeza.

 

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