Há pouco tempo, a inteligência artificial só era vista em filmes ou séries de ficção científica. Era algo incrível e todos nós ficávamos imaginando o dia em que ela existiria em nosso cotidiano.

Bom, ela chegou e já pode ser vista em diversas áreas, ainda de forma tímida, mas como uma grande promessa para um futuro breve.

Sabemos que o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no momento, não é mesmo?

Pois bem, no começo do mês foi lançada uma nota de que ele estaria fazendo testes com uma ferramenta chamada DeepText que visa gerar uma melhor experiência para o usuário.

Nós, da Blueberry, achamos esse assunto muito interessante e queríamos dividir com vocês, nossos clientes e leitores, um pouco mais de informações sobre essa tecnologia, seu funcionamento e o que isso contribui para a vida dos usuários.

Bora lá?

O Facebook já não é inteligente?

Você pode estar se questionando nesse exato momento se o Facebook já não é uma plataforma inteligente, pois ele só mostra em nosso feed de notícias postagens de nosso interesse.

É realmente verdade, o Facebook tem trabalhado incansavelmente para tornar o ambiente muito mais atrativo ao usuário, tanto que anda trabalhando em mecanismos de alcance das postagens.

Há muitos relatos de profissionais de mídias sociais de que o alcance da página caiu muito e outros relatam que subiram consideravelmente. Tudo isso ocorreu, por conta de que a rede social passou a mostrar as postagens apenas para quem teve um primeiro contato com ela, é bem parecido com o remarketing do Google Adwords.

Vamos supor que você ache estranho que algum familiar ou amigo não esteja aparecendo em sua timeline e através da busca, vá procurar pelo perfil dele.

Pronto, esse já é um sinal de que você tem interesse em visualizar as postagens dessa pessoa, logo o Facebook passará a mostrar com mais frequência suas atividades.

Outro ponto de inteligência do Facebook são as postagens vistas através do feed de notícias e do perfil de um usuário. Não sei se você já percebeu, mas se você viu alguma postagem no feed de alguém, ao acessar o perfil ela não aparecerá para você…

Não, ela não foi apagada e nem você foi bloqueado, o mecanismo está otimizando sua navegação, mostrando apenas o que você ainda não viu, entende?

Essas são duas provas de que o Facebook anda cada vez mais inteligente…

Agora, você pode nos perguntar: Isso já é o funcionamento do DeepText, não é mesmo?

Não, o DeepText do Facebook tem a missão de ir muito mais além… Veja!

O que é o DeepText do Facebook?

Se você já estava maravilhado com as informações dadas acima, prepare-se para se surpreender ainda mais ao descobrir o que o DeepText pretende fazer.

O DeepText é algo que vai muito além do que já estamos acostumados, é uma inteligência programada para ler tudo o que você posta, comenta, conversa através do Messenger e até mesmo o que você escreve e não chega a publicar.

Segundo a própria descrição do Facebook é um tipo de tecnologia que visa interpretar tudo o que o usuário está escrevendo, bem próximo do entendimento humano. Com isso, ele fará a interpretação de sentenças e frases por completo, não apenas determinadas palavras.

Você está conseguindo entender a grande dimensão disso?

Talvez muitos pensem que serão vigiados ou terão a sua privacidade abalada, mas na realidade o que o Facebook quer é conseguir entender ao máximo quais são as suas preferências, o seu comportamento, que tipo de assunto você mais consome e até mesmo quais são as suas necessidades para lhe oferecer exatamente o produto que você precisa.

A empresa garante que a ferramenta ainda não entrou para valer em todas as contas, está sendo testada com alguns usuários, principalmente no Facebook Messenger e ainda, só interpretando contextos, nada muito preciso.

Garante, porém que em pouco tempo ela estará ativa para todos os usuários e de forma assertiva, pois está sendo configurada, inclusive para atender gírias e expressões em mais de 20 idiomas diferentes.

Está apavorado e ao mesmo tempo encantado com essa nova tecnologia?

Fique calmo, vamos te mostrar algumas vantagens do DeepText no Facebook.

O que o DeepText trará de bom aos usuários?

Ainda bastante questionado por muitos utilizadores e especialistas da área, nós aqui, da Blueberry, conseguimos ver diversas vantagens e benefícios para os usuários da plataforma.

Podemos começar citando, por exemplo, a inteligência que ele terá em interpretar sua conversa no chat dizendo a um amigo que precisa de um táxi ou que está a fim de comer comida mexicana.

Isso fará com que ele lhe mostre anúncios relacionados ao Uber, 99Taxi ou ao EazyTaxi para que você possa escolher uma opção dentro do seu interesse. Ou então, anúncios de restaurantes mexicanos que entregam delivery para que você possa comer em casa.

Outro exemplo bastante interessante é a questão da venda de produtos ou serviços. Caso o DeepText identifique que o usuário está querendo vender algo, ele fará a indicação de um post de vendas ao invés de uma simples publicação, pois tem opções mais adequadas a quem deseja realizar esse tipo de tarefa.

No geral, o que a empresa pretende é otimizar a forma de mostrar anúncios aos seus usuários, segmentando de forma mais assertiva, pois as possibilidades de conversão são muito maiores, então é algo interessante para os anunciantes que irão aumentar suas vendas e para o próprio Facebook, pois terá mais pessoas querendo anunciar em sua plataforma.

O DeepText já entrou em funcionamento?

O que a empresa informa é que ela está sendo inserida de forma gradativa e que deve atingir a todos os usuários nos próximos anos. De acordo com informações, ela não será lançada e nem avisada previamente, o que ocorrerá é que os usuários irão notar que os resultados de suas buscas irão gerar mais respostas e com opções variadas, tudo isso no intuito de ir aumentando a precisão do conhecimento.

O DeepText tem um aprendizado gradual, ou seja, ele inicia o seu funcionamento com um vocabulário pré programado, no entanto conforme os usuários vão inserindo novas palavras, termos e buscas ele irá aprender a interpretar as palavras e seus significados, com isso ficará cada vez mais inteligente.

Tudo está sendo construído para que essa inteligência entre em vigor o mais rápido possível e qualquer informação dada à rede contribui.

Não sei se vocês já viu que alguns usuários são convidados a dar opiniões sobre a plataforma, sendo questionados se preferem ver em seu feed de noticias isso ou aquilo… Já teve que responder algo assim?

Isso é mais uma atitude do Facebook para ajudar na interpretação dos resultados.

Incrível, não é mesmo?

Queremos saber de você. O que você acha dessa inteligência artificial?

Acha uma ótima notícia para a experiência do usuário ou acha que terá sua privacidade invadida?

Deixe sua opinião, queremos te ouvir!

Se precisar de ajuda para anunciar no Facebook ou aumentar o alcance da página de sua empresa ou marca, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada e a postos para te ajudar em diversas questões relacionadas ao assunto.

Queremos te ver em breve de novo!

Até mais!

Nos conte o que você achou desse post!

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço