Uma coisa é fato, fazer um sorteio no Facebook é uma das melhores formas de trazer engajamento para a página, pois através deles conseguimos aumentar o número de curtidas, de seguidores e de compartilhamento.

No entanto, o grande problema é que muitos são realizados de forma arbitrária, sem seguir as regras impostas pela plataforma.

A fiscalização para esse tipo de prática é constante, exatamente por esse motivo, nós da Blueberry queremos te ajudar a fazer um sorteio no Facebook com segurança e dentro do que é permitido.

Para começar, queremos que saiba que é quase impossível encontrar todas as ações que o Facebook condena.

Isso porque, as atualizações são constantes, visando sempre a melhor experiência dos participantes.

Existe uma lista de regras divulgadas pelo próprio Facebook que você pode acompanhar através desse link, porém como falamos acima, muita coisa ainda fica obscura.

Para tentar facilitar o seu entendimento, nós iremos lhe dar algumas dicas de aplicação que irão facilitar muito sua vida em relação ao gerenciamento de sorteio no Facebook.

Preparado para começar?

 

O que devo saber sobre sorteio no Facebook?

Primeiramente, para que você execute um sorteio, você não pode fazer da maneira que achar melhor, isso porque o Facebook exige que você escolha uma ferramenta de gerenciamento de sorteio autorizada e cadastrada por eles.

Atualmente, existem 2 que são mais conhecidas e utilizadas que são a “Sorteieme” e o “YesGanhei!”, mas claro fica a sua escolha, desde que cumpra com todos os requisitos.

Outro ponto importante é que você entenda que todo e qualquer sorteio, promoção ou doação de itens no Facebook precisa estar devidamente de acordo com as regras da Caixa que coordena esse tipo de ação aqui no Brasil. Logo, se você pretende sortear algo utilizando o Facebook, terá que informar e se enquadrar nos parâmetros devidos.

Você deve estar pensando que tal ação não é seguida por muitas marcas, não é mesmo? E tem razão, porém o descumprimento das regras pode trazer prejuízos altos ao seu negócio, como por exemplo, uma ação coletiva de todos os participantes, reivindicando o prêmio, o que certamente será uma causa ganha por eles, já que seu sorteio está em descumprimento das leis.

Para saber maiores informações sobre as exigências da caixa para realização de sorteio no Facebook, acesse: http://www.caixa.gov.br/empresa/promocoes-sorteios/Paginas/default.aspx.

As exigências são muitas, mas nós vamos lhe informar claramente o que NÃO é permitido em um sorteio do Facebook.

Preste muita atenção!

 

O que não é permitido em um sorteio no Facebook?

Sabemos que encontrar essas informações é uma tarefa quase que impossível, pois a própria rede social não deixa claro o que não é permito. Sendo assim, depois de alguns testes e muitos estudos, conseguimos reunir uma lista do que não é permitido.

Então, em um sorteio no Facebook fica restrito:

  1. Obrigar o participante a ter um determinado número de curtidas ou compartilhamentos em sua publicação ou página;
  1. Dar a informação que a melhor frase, a melhor foto, a melhor resposta ou qualquer ação do tipo é o que apontará o vencedor, já que pode haver arbitrariedade na escolha;
  1. Realizar ou divulgar o resultado do sorteio através de mensagem privada ao ganhador. É necessário que esse resultado seja divulgado diretamente na linha do tempo com o nome e a marcação do ganhador;
  1. Exigir que os participantes façam check-in no local, sendo uma loja, restaurante ou qualquer estabelecimento físico, pois isso aumenta o engajamento da página de forma não natural;
  1. Exigir como fator de participação em uma promoção que o usuário compartilhe um vídeo ou uma fotografia;
  1. Solicitar que ele marque amigos na publicação da promoção para que assim, possa ser validada a sua participação;
  1. Usar como critério de participação a exigência de que o usuário comente no post da publicação;
  1. Exigir que ele curta ou siga outros perfis além do que está veiculando a promoção como critério de participação;
  1. Tornar obrigatório a curtida ou o compartilhamento da imagem do sorteio ou promoção;
  1. Fazer com que ele compartilhe o post ou imagem da promoção de forma pública para ser inserido no sorteio.

 

Viu como existem muitas ações que não são permitidas, mas são muito praticadas?

Com toda a certeza, você já deve ter se deparado com alguma das situações acima e até mesmo já ter feito alguma delas, querendo participar, não é mesmo?

Tudo isso são práticas ilegais, reprovadas pelo Facebook, por isso não as aplique no perfil de sua empresa.

Visando proteger qualquer responsabilidade que a rede social possa vir a ter com relação a esses sorteios, em sua última atualização de regras, o Facebook foi bem claro no que diz respeito a esse item.

Solicitou que para todo e qualquer sorteio, é preciso deixar bem claro que não a qualquer apoio, administração ou patrocínio referente à marca Facebook.

Outro ponto, que é importante ressaltar é que as informações transmitidas estão sendo dadas em um canal de comunicação entre a marca e o participante, não para a rede social.

Essas são informações que precisam estar muito bem explicadas, senão é possível que sua promoção seja caracterizada como fraude, ok?

O próprio Facebook tem um passo a passo muito dinâmico de como realizar sorteios usando o Sorteie.me, achamos que seria legal te passar essas informação.

Vamos lá?

 

Passo a passo para realizar sorteio no Facebook

 

Lembre-se que estamos utilizando o Sorteie.me, uma das ferramentas mais utilizadas para esse tipo de ação, mas cabe a você escolher.

  • Será necessário aceitar todas as condições de uso. Recomendamos que você as leia;
  • Nesse momento, o aplicativo irá listar todas as fanpages que você administra, escolha a que você deseja trabalhar e clique em “Adicionar na aba promoções”;
  • Depois, será necessário clicar em “Gerenciar Promoções”;
  • Clique em “Nova Promoção”;
  • Nesse passo será o momento de criar sua promoção, sendo assim será necessário incluir um título, uma imagem, toda a explicação e claro, o regulamento vigente;
  • A imagem precisará ser maior que 200×200
  • Será necessário salvar essas informações para que uma URL seja gerada. Com esse endereço, você poderá fazer a divulgação;
  • Você terá a opção de liberar o sorteio apenas para a sua fanpage ou também dentro da plataforma da ferramenta. O ponto positivo disso é que seu sorteio ganha maior visibilidade;
  • Você terá a opção de “Promover” seu sorteio, ou seja, patrocinar para dar um maior alcance em sua publicação;
  • No momento da divulgação em sua página, oriente os participantes a clicarem no link e depois ler todo o regulamento criado por você ;
  • Será solicitado que você informe quantos ganhadores a promoção terá;
  • De forma aleatória, a ferramenta selecionará a quantidade de ganhadores por você solicitada e divulgará publicamente seus nomes e marcações na página da promoção;
  • O organizador terá acesso ao e-mail dos ganhadores, para ficar muito mais fácil a comunicação.

 

Pronto, viu como não é tão complicado assim realizar um sorteio no Facebook?

Como qualquer outro local, existem regras que precisam ser seguidas para o bom funcionamento, no entanto, quando as conhecemos tudo fica mais fácil de ser realizado.

Aconselhamos que se você tem alguma dúvida na hora da criação de seu sorteio, é melhor ir buscar informações ao dar um passo em falso. O atendimento da Caixa é rápido e o contato pode ser feito através das redes sociais.

O Facebook também tem representantes no Brasil que podem lhe ajudar a esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Se mesmo assim, você não conseguir encontrar a resposta de seus questionamentos, entre em contato conosco, que podemos te ajudar nessa tarefa. Já realizamos muitos sorteios para nossos clientes e será um prazer poder colaborar para o sucesso e a realização de sua estratégia.

Podemos te ajudar mais em algo? Fale com a gente!

Até breve!

 

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço