Quer ajuda para fazer uma boa gestão de mídias sociais? A Blueberry pode te ajudar!

Atualmente, a maioria das empresas possui presença na internet. Principalmente, em mídias sociais.

Segundo um levantamento especializado, feito recentemente, 97,3% das empresas atuais estão nas redes sociais. E a sua, também precisa fazer parte disso, caso queira ter resultados melhores e um futuro mais promissor!

Se a sua grande barreira para não estar presente nas mídias é a falta de conhecimento em gestão desse setor, então fique com a gente.

Nós iremos lhe entregar informações e dicas valiosas sobre como fazer uma boa gestão de mídias sociais. Tornando possível o seu ingresso nesse universo tão positivo aos negócios no mundo atual.

O que é gestão de mídias sociais?

Gestão de mídias sociais

Você não pode tratar a página da sua empresa da mesma maneira que trata o seu perfil pessoal. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas cometem esses erros sem notar.

A gestão de mídias sociais nada mais é o que o próprio nome sugere. Um conjunto de ações estratégicas para gerenciar seus perfis de modo mais profissional nesses canais.

Com a ajuda das principais plataformas, como a do Facebook, você pode ajustar horários, canais de divulgação e modelos de postagem. Esses são elementos essenciais se você quer alcançar e se conectar com seu público alvo.

Com a gestão, você ainda pode expandir sua marca. É só pensar que grande parte dos consumidores atuais buscam por serviços no Google, no Facebook e nas demais redes.

Fazer sucesso nesses diferentes ambientes não é fácil. Primeiramente, há o fato de que elas diferem entre si. Isso significa que postar no Facebook não é o mesmo do que postar no Twitter.

São públicos diferentes com ideias díspares em mente. Então como fazer o gerenciamento correto? Como garantir que seus conteúdos sejam acessados?

Aqui, nós vamos tirar todas as suas dúvidas. Entenda melhor sobre as redes sociais e acompanhe nossas dicas a seguir.

Planeje o conteúdo

Muitas pessoas acham que divulgar nas redes sociais é colocar qualquer conteúdo em destaque. Entretanto, não é bem assim que a gestão de mídias sociais funciona.

Se você divulgar algo irrelevante, o conteúdo não alcançará o sucesso necessário. Nesse contexto, não importa o quanto suas estratégias são apuradas.

Algumas ideias nesse sentido são de fácil aplicação:

Na maioria das vezes, você não deve usar redes sociais para vendas. O cliente moderno não está ali para interagir com esse tipo de conteúdo.

Em vez disso, tente transmitir informações mais interessantes. Você pode contar um pouco da história da sua empresa ou divulgar conteúdos que agradem o seu segmento de mercado.

Conheça seu público

Nenhuma das estratégias descritas aqui será benéfica, se você não conhecer o seu público. A gestão de mídias sociais requer um estudo dos gostos, modos, valores e predileções do seu mercado.

Para isso, você pode fazer algumas perguntas:

  • Como o seu consumidor interage com o ambiente virtual?
  • Ele usa mais o smartphone ou o computador?
  • Como ele se comporta nas redes sociais?
  • Qual a faixa etária, sexo e localização?

Tudo isso é relevante no momento de planejar o tipo de interação que será realizado. Não se esqueça de traçar um plano de comportamento bem estruturado antes de começar.

Se mantenha próximo

A gestão de mídias sociais deve ser feita com o objetivo de se aproximar do cliente. Nesse sentido, você deve dar uma personalidade à sua página.

Faça com que o seu consumidor interaja com uma pessoa e não com um produto ou marca. Responder perguntas com prontidão, dar atenção aos comentários e interagir de uma forma descontraída são excelentes dicas.

Analise a concorrência

É importante saber como os seus concorrentes se comportam nas redes sociais. É por esse caminho que você pode corrigir erros e planejar da maneira mais eficiente possível as suas ações.

Você só deve ficar atento para não copiar modelos de interação. É comum que empresas tenham atuações muito singulares e você não vai querer parecer uma cópia.

Isso significa, em termos práticos, que você não deve perder a sua personalidade. Tenha em mente seus valores e sua missão ao atingir o cliente.

Muitas vezes, seu concorrente vende produtos similares, mas não tem a mesma postura que a sua empresa. Se você mantiver a singularidade, nada disso será um problema.

Acompanhe o progresso

Agora que você já conhece o seu mercado e já analisou a concorrência, deve se focar no progresso.

Provavelmente, você já bolou estratégias e campanhas para suas redes. Se você já possui resultados, é hora de entender as informações e trabalhar em cima dos números obtidos. Afinal, essa é uma etapa importante da gestão de mídias sociais.

Para isso, você deve ficar de olho nas estatísticas. A boa notícia é, quase todas as redes sociais oferecem ferramentas de medida de interações.

Você pode analisar dados para saber quais conteúdos fizeram maior sucesso. Dessa maneira, você deduzirá o gosto pessoal do seu público, quais os formatos de maior interação e qual a melhor hora para postar.

Saiba lidar com interações negativas

Você vai receber alguma forma de interação negativa em seu perfil. Isso é fato, e é parte da gestão saber lidar com elas.

Comentários ruins devem ser respondidos educadamente. Nunca entre em confronto com interações desagradáveis, pois isso pode acabar com a imagem da sua empresa. A melhor dica é ser receptivo e calmo.

Você pode optar por resolver a questão longe da internet. Peça ao cliente para te contatar de outra forma. Coloque seus dados ou solicite informações, como o número de telefone e e-mail.

Utilize as hashtags

É mais fácil encontrar conteúdos com hashtags, disso não há dúvida. Afinal, elas servem como marcadores, organizando os materiais e os classificando, fazendo com que o usuário lhe encontre de forma mais simples quando fizer a busca por um assunto relacionado.

Sua empresa deve utilizá-las, mas é muito importante tomar cuidado para não aplicar hashtags de maneira exagerada. Isso pode atrapalhar o contato do seu cliente. Até o próprio conteúdo da postagem fica desvalorizado e perde qualidade.

Para não errar, opte por uma frase curta ao final do texto. Se você preferir, pode tentar usar alguns termos relacionados, mas não em grande número.

Saiba usar imagens

Ninguém quer ler uma postagem com muito texto e pouca interação visual. É por isso que você deve utilizar as imagens ao seu favor.

Saiba o momento correto de usar uma imagem para quebrar a monotonia do texto corrido. Você pode usá-las no início de uma postagem ou no meio dela.

Mais uma vez, é importante ter cautela. As imagens devem ser de qualidade, relacionadas com aquilo que você tem a dizer.

Aprendeu tudo? Siga nossa página e fique sempre atualizado!

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