Google Trends – Dicas para tirar melhor proveito da ferramenta

Google Trends

Para você que ainda não conhece, o Google Trends é uma das melhores ferramentas do marketing digital.

Ela é muito assertiva para você que deseja:

  • Definir qual será o seu público alvo;
  • Saber quais os termos mais buscados;
  • Verificar qual é o volume de busca;
  • Compreender o comportamento do seu público em tempo real.

Mesmo que você nunca tenha usado o Google Trends, com toda a certeza, você já ouviu falar dele.

Caso você nunca tenha ouvido, esse é o lugar certo para que você aprenda. Agora, se você até já ouviu, mas não sabe como usá-lo a favor de sua estratégia, nós vamos te ajudar.

O Google Trends é uma das melhores ferramentas que existe para quem deseja captar tráfego orgânico, pois ela te dá, em tempo real, o que os usuários estão procurando na rede. Logo, se você está criando conteúdo com esse objetivo, acaba de encontrar uma fonte excelente.

Nos, aqui da Blueberry, resolvemos criar um conteúdo completíssimo que irá te ajudar a explorar melhor a ferramenta. Compreendendo, como fazer uso a favor de sua estratégia.

Preparamos dicas que vão te ajudar nessa jornada.

Vamos lá?

Entendendo como o Google Trends funciona!

Antes de passar as melhores dicas para você, queremos que entenda um pouco sobre como funciona o Google Trends.

Todos nós estamos muito acostumados com ferramentas que entregam o volume de um termo. No entanto, o Trends é um pouco diferente.

Ele não irá exibir o volume de busca, o que ele fará é te mostrar o nível de interesse do usuário com relação à um assunto, entende? Então, ele será muito útil para que você descubra tendências, novidades e tudo o que vem por aí.

Ao pesquisar, você verá que ele te mostrará esse resultado em escala: de 0 a 100.

Pronto, agora que você já sabe como funciona, está preparado para as dicas!

# Dica 1 – Descobrindo o que está em alta

Assim que acessar a primeira página do Google Trends, você verá, de imediato, quais são os assuntos que estão em alta naquele exato momento.

Se você escolher um determinado assunto, um gráfico se abrirá para você mostrando métricas relacionadas ao interesse do público nos últimos 3 dias sobre o tema. Isso lhe dará uma possibilidade de comparação bastante alta.

Ainda na página inicial, você poderá escolher a categoria de interesse que deseja ver e, a partir dela entender que pontos relacionados se encontram em alta. De esportes aos negócios, tem tudo ali.

# Dica 2 – Comparação de assuntos

Quem uso o Trends sabe que um dos recursos de maior interesse da plataforma é a comparação de termos. Ele permite que você faça a comparação de até 5 termos ao mesmo tempo, basta separar por vírgula.

Nesse ponto, você só precisa tomar cuidado em definiar o local de busca aucasinosonline.com, pois você verá que existem opções para todos os países do mundo.

Se você está fazendo uma estratégia que será veiculada/aplicada nacionalmente, o ideal é sempre filtrar para o Brasil. A não ser que você queira direcionar conteúdo de interesse a outro local.

Leia também: Como escolher palavra chave no Google Adwords?

# Dica 3 – Verificando o interesse

Esse é um ponto bastante importante e que pode ser muito decisivo no momento final da escolha da abordagem de um conteúdo. Por exemplo, se o segmento em que você trabalha tem várias possibilidades, é muito bacana direcionar melhor o material.

Vamos supor que você venda celulares, o Google Trends poderia te ajudar a compreender quais marcas e modelos atraem mais o usuário. Fazendo com que eles se tornem objeto de interesse.

Fica aqui a nossa dica, se você pretende trabalhar SEO, essa informação pode te ajudar a posicionar melhor nos buscadores.

# Dica 4 – Aproveitando a sazonalidade

Por fim, podemos dizer que o Google Trends é uma excelente ferramenta, se você quer aproveitar a sazonalidade de um assunto.

Se você se dedicar em buscar informações em tempo real, pode se tornar um dos primeiros sites a lançar um assunto, pense quantos acessos você não teria?

Podemos dizer que o Google Trends é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital. Apesar de não apresentar o volume de busca, a sua função de descobrir tendências, acaba por proporcionar grandes oportunidades à muitos negócios.

Nós esperamos que essa informação faça a diferença na hora da criação da sua estratégia.

Até breve!

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