Buscando excelentes imagens para anúncios do Instagram, mas não sabe onde encontrar?

A Blueberry resolve seu problema!

As redes sociais se tornaram um campo muito promissor para anúncios, principalmente porque conseguem atingir um público segmentado e em grande escola. Uma das possibilidades é anunciar utilizando o Instagram, que é uma ferramenta para veiculação de imagens.

Embora já exista a bastante tempo e esteja presente no cotidiano dos internautas, o Instagram não é tão utilizado para propaganda, mas vem ganhando força nos últimos anos.

Desde 2013 há muitas pesquisas voltadas a esse campo, mas aplicadas em países como Estados Unidos e Reino Unido. A ideia, no entanto, é clara e visa aprimorar a experiência das empresas em relação aos anúncios na plataforma, que acaba atingindo diretamente a experiência dos usuários.

Não faz muito tempo que a publicidade foi aplicada como função da rede social, tanto que alguns usuários acabaram preocupados com essa nova opção. Para muitos, a presença de anúncios poderia atrapalhar a experiência no Instagram, mas ela tem sido bem aceita apesar da reluta.

O início de tudo

imagens para anúncios

Quando os anúncios começaram a fazer parte da rede, apenas algumas agências foram privilegiadas. Isso porque o próprio Instagram escolheu as marcas com maior relevância no mercado para ter anúncios publicados na plataforma, como uma forma de testar a nova função.

Isso foi feito tanto para o mercado brasileiro como em outros países. Assim, foram escolhidos para apresentar a nova função ao público marcas como a Coca-Cola, Avon, Vivo, Mondelez, Volkswagen e CloseUp, além de algumas outras, que eram as marcas liberadas no Brasil.

Hoje a plataforma está bem mais aberta, já que os anúncios funcionaram e não empobreceram a experiência do usuário.

Desde 2015 as empresas brasileiras conseguem publicar fotos e vídeos patrocinados na rede social, como forma de divulgar seu material e campanhas publicitárias. As empresas precisavam usar imagens para os anúncios ou vídeos, ambos permitidos pela plataforma. A questão do texto é opcional.

O que são os anúncios no Instagram

Na plataforma, os anúncios têm o formato típico do que é publicado nela. Sendo assim, é a partir de fotos ou vídeos que são criadas as propagandas, onde as empresas podem investir pesado para ter um contato direto com clientes e fazer a prospecção de novos.

As imagens para anúncios podem tanto ser feitas pelos usuários, no caso as empresas, como encontradas em sites próprios para essa finalidade.

Mesmo tendo o formato comum do Instagram, o conteúdo se difere um pouco do que não é postado com a intenção de anunciar algo. Isso porque ele recebe uma tag chamada de “sponsored” ou patrocinado para a tradução ao português. Essa descrição entra logo à cima da imagem, como forma de distingui-la das demais.

Quem pode anunciar na rede social?

Como dito, incialmente o Instagram liberou os anúncios apenas a grandes marcas, que foram selecionados como uma forma de curadoria a essa nova funcionalidade da rede. Eles poderiam criar anúncios de todos os tipos para o teste e ver como o público reagia.

Essa exclusividade acabou em setembro de 2015, quando a plataforma abriu a função para qualquer tipo de anunciante, não apenas a grandes e conhecidas marcas do público.

Isso desde que a empresa paga uma taxa para os anúncios, por isso é tão importante trabalhar bem o tipo de campanha que é veiculado ali. As marcas acabam investindo em imagens para anúncios, como forma de terem um retorno positivo.

Preparação das marcas

imagens para anúncios

Há alguns fatores primordiais para que o anúncio tenha sucesso e vai um pouco além do uso das imagens ou vídeos. Como a opção é recente, as marcas ainda estão aprendendo a como atrair mais clientes utilizando a rede social, mas é possível conseguir isso usando alguns truques básicos.

O essencial, lógico, são as imagens para anúncio, mas não qualquer imagem. O conteúdo fica mais interessante quando são usados produtos que aquela marca trabalha, por exemplo.

Isso acaba chamando atenção e induzindo o desejo de compra do usuário. Sendo assim, as fotos acabam sendo a regra número um para quem deseja bombar um anúncio no Insta.

A empresa pode usar tanto as imagens de seus produtos como de serviços, tendo como características cores fortes, pouco texto dentro das imagens e uma boa resolução, que fazem uma grande diferença ao anúncio.

Conta uma história sem utilizar palavras também é encarado como um recurso interessante. Hoje a plataforma permite a publicação de até dez fotos em um único post, isso pode criar uma história desde que a empresa consiga trabalhar bem o conteúdo e que ele tenha uma ligação.

E não se esqueça também de usar hashtags no anúncio, que são a cara da plataforma. Se possível, crie algumas para a sua empresa, que serão de fácil reconhecimento ao público.

Como escolher as imagens para anúncios

Utilizar fotos é um recurso essencial no Instagram, mas não vale qualquer tipo de imagem. Quando o assunto são imagens para anúncios é ideal trabalhar com aquelas que expressem a sua marca e chamem atenção.

Como dica, prefira utilizar fotos com cores e pontos focais que atraiam os olhos dos leitores, também capazes de favorecer o que você está vendendo. Imagens como cores vibrantes e bem trabalhadas acabam chamando a atenção do usuário instantaneamente.

Bancos de imagem são uma opção excelente para encontrar fotos de forma gratuita, visto que muitas vezes as empresas não têm recursos para fotos profissionais, por exemplo.

O tamanho depende da rede social, mas para o Instagram são trabalhados uma média de 510 por 510 para as imagens publicadas.

Onde encontrar

Se você está buscando por imagens para anúncios no Instagram, alguns bancos de imagem podem te ajudar. A grande maioria disponibiliza o conteúdo gratuitamente, onde o usuário só precisa ficar atento aos direitos autorais daquela imagem, que pode ser um empecilho a seu uso.

No geral, o recurso é interessante e quebra um bom galho para quem não dispõe de um bom portfólio de imagens para seus produtos ou serviços, ou não tem recursos no momento para investir em um trabalho fotográfico.

Separamos alguns sites que podem te ajudar nos anúncios:

Pixabay

É um banco de imagens que possui um vasto conteúdo, abrindo espaço também para alguns vídeos. Todos os arquivos presentes no site são livre de direitos autorais, ficando sob responsabilidade do Creative Commons CC0.

Sendo assim, o site possibilita que o usuário baixe e modifique-a como bem entender, assim como a distribuição. Neste caso, você pode utilizar as imagens para anúncios na plataforma sem medo.

Há uma infinidade de categorias trabalhadas pelo site, algumas delas podem casar com a proposta dos seus produtos, vale a pena dar uma olhada.

Free Digital Photos

É um site americano que permite o download gratuito de imagens, dividas em categorias.

O uso, assim como no Pixabay, é voltado para propaganda e outras finalidades, mas o site não deixa claro sobre a reserva de direitos, o que pode ser encarado como um problema pelos usuários.

No entanto, é um banco de imagens completo onde pode ser encontrado um vasto conteúdo para seus anúncios.

Pinterest

O Pinterest é um banco de imagens, mas serve também como uma espécie de rede social voltado ao compartilhamento de fotos. Embora a proposta seja similar à do Instagram, as duas redes não têm muita proximidade.

O conteúdo da plataforma é muito vasto, onde os usuários podem encontram de um tudo em relação a imagens, desde vestuário, alimentação, música ou qualquer segmento que você queira investir.

A maioria das imagens possui direitos autorais, o que pode ser uma desvantagem caso queria as imagens para anúncios. Mesmo assim a plataforma pode servir como inspiração para as suas propagandas.

Big photo

Esse site é outro que libera as imagens para download gratuito e o próprio site se descreve como uma “agência livre de royalites”, ou seja, não há tributos pelo uso das imagens.

Se a sua ideia é usar essas imagens para anúncios, o Big Photo pode ser o local ideal.

Há um bom conteúdo de fotos, dividido por categorias de cada continente, o que é algo interessante. Se você trabalha com algo cultural ou turístico, tem uma boa opção para os seus anúncios.

O site é inglês, mas não é empecilho para a busca pelas fotos.

IM Creator

É outro site em inglês, mas que possibilita o download gratuito de imagens, templates, layouts, ícones e muitas outras opções. O conteúdo é livre de direito, o que se torna uma vantagem.

As fotos são divididas por diversas categorias como tecnologia e negócios, por exemplo. Todas possuem uma boa resolução e são bem trabalhadas, trazendo um olhar bastante profissional ao conteúdo.

Alguns itens são pagos, vale lembrar, mas há uma sessão apenas com conteúdo gratuito que traz uma boa seleção de imagens a serem exploradas.

Para utilizar o site é necessário ter um cadastro, que também é gratuito. Isso dá livre acesso ao conteúdo e também para baixar as imagens disponíveis. Como há um conteúdo pago, é interessante buscar sempre na sessão de gratuitos, para não acabar se decepcionando por não conseguir aquela imagem que é cobrada e casa bem com a sua ideia para o anuncio.

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas novidades em seu E-mail.

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço