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Já era hora do Instagram lançar a sua ferramenta de controle de métricas, você não acha?

Quem já havia adotado o Instagram em sua estratégia de marketing digital sabia que, diferente do Facebook e do Google Adwords, a plataforma ainda não tinha um sistema de gerenciamento de métricas que fornecia às empresas dados precisos sobre como estavam se comportando suas publicações.

Há algum tempo, a empresa que foi comprada pelo Facebook, já havia anunciado que estava trabalhando nessa ferramenta de monitoramento para empresas, porém ainda não tinha data certa para ser lançada.

Enquanto isso não ocorria, tínhamos que usar outras ferramentas que forneciam os dados aproximados, porém é sempre melhor e mais seguro algo que venha de dentro da plataforma.

Então hoje, nós da Blueberry, temos o prazer de contar a todos os nossos leitores que essa ferramenta chegou ao mercado e, finalmente, foi lançada.

Através desse conteúdo iremos te passar todos os detalhes sobre ela, seu funcionamento e quais são os dados que você deve observar.

Vem com a gente!

O que é esse novo recurso?

Pelo que a empresa divulgou é uma espécie de Instagram Analytics, um recurso que ainda está sendo liberado aos poucos. Seu lançamento aconteceu na Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos e recentemente chegou no Brasil.

A informação que foi passada é que qualquer pessoa poderá ter um perfil de negócios para controlar as métricas de seus posts patrocinados, seguidores, visualizações e muito mais. Basta ter um blog, loja virtual, site ou aplicativo e ter o interesse de ter o perfil business.

Para quem tiver esse perfil de negócio, será possível informar os seus seguidores sobre o endereço da empresa, contatos comerciais, além de informações relevantes que despertem o interesse dos seguidores.

Já do lado das empresas, em seu painel de controle, elas podem encontrar informações sobre o melhor dia e horário para postagens, qual é a localidade de seus seguidores, o desempenho de tudo o que for postado (seja foto ou vídeo) e ainda métricas de quantas novas pessoas curtiram a sua página e etc.

As vantagens de sua utilização

Se você voltar um pouco no passado, vai se recordar que antes, o Instagram era uma rede social apenas para fotos e que era bastante usado de forma pessoal. No entanto, em 2013 esse formato começou a mudar, pois foi o ano em que a empresa liberou a utilização de propagandas dentro da plataforma.

Aqui no Brasil, esse novo recurso só chegou em 2015, primeiro para grandes marcas que tinham um valor alto de investimento e, assim, pouco a pouco foi sendo liberado para todos os usuários.

Atualmente, qualquer pessoa pode pagar para anunciar no Instagram, basta seguir as regras de tamanho de imagem ou vídeo, e pagar os valores exigidos pela plataforma.

Instagram AnalyticsO que você deve estar querendo saber é a real vantagem desse novo recurso, não é mesmo?

Bom, aqui na Blueberry, toda a estratégia é baseada em métrica, sendo assim, gostamos de analisar tudo nos mínimos detalhes, desde o comportamento do público perante às publicações, o alcance, o tipo de conteúdo que mais gera interação e por aí vai…

Aplicamos isso em nossos projetos internos e em projetos de nossos clientes, sempre visando a alta performance de resultados, porém ainda não tínhamos esse respaldo do Instagram, afinal não existia uma ferramenta oficial para isso.

Com isso, a chegada do Instagram Analytics vai possibilitar que:

  • Seja possível ter dados mais assertivos para melhorar a estratégia de utilização da plataforma, pois antes tínhamos que trabalhar com uma espécie de “tentativa e erro”;
  • Possibilitará ao anunciante verificar se a estratégia que está utilizando, realmente, está se comportando da forma que espera, ou se precisa ser alterada;
  • Se o número de seguidores está aumentando ou diminuindo semanalmente e de qual grupo de pessoas estão vindo.

Pode parecer poucas vantagens, mas para quem até ontem, não tinha certeza desses dados, é algo simplesmente sensacional.

Se você, assim como a gente tem curiosidade de saber, exatamente, quais são os dados que o Instagram Analytics vai mostrar, vamos contar para você.

Descobrimos essa informação e queremos dividir…

O que o Instagram Business Tools vai informar?

Como o recurso deve chegar ao Brasil até o fim do ano, o que temos são dados do próprio Instagram que diz que as informações disponíveis no painel do anunciante será baseada em 4 pilares, sendo eles:

  1. Comportamento do seguidor: Nesse ponto, o painel deve mostrar como a maioria dos seguidores de uma conta se comportam. Então, você verá a média de vezes que eles interagem, utilizam a plataforma no dia e alguns dados mais específicos que não foram informados.
  2. Alcance de cada publicação: Acreditamos que esse seja um dos recursos mais esperados pelos utilizadores do Instagram que é a possibilidade de ver o real alcance de suas publicações, ou seja, quantas contas foram impactadas por sua publicação, quantas contas viram o que foi publicado;
  3. Clique no site: É mais um dado que pode interessar bastante ao anunciante, pois irá mostrar qual foi o número de pessoas que clicou no link do seu site. Isso significa que a publicação gerou algum impacto que o fez ter interesse de conhecer mais, concorda?
  4. Impressões: E por última, essas métricas que já conhecemos tão bem, que é aquela que indica quantas pessoas de forma geral, tiveram contato com nossa publicação, seja através da nossa página ou por repost.

Acreditamos que o painel irá vir com mais recursos, pois por ser um produto do Facebook, deve acompanhar o mesmo painel de métrica que a rede social já usa, no entanto essas foram as informações divulgadas.

 

Porém, como gostamos muito de preparar você, já queremos adiantar algumas pontos que você deve ficar de olho quando se fala em métricas do Instagram.

Preste atenção para você conseguir tirar o máximo proveito.

O que devo olhar quando trabalho com Instagram?

Por ser uma plataforma relativamente nova, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre quais métricas devem ser analisadas em seu uso, não é mesmo?

Separamos algumas que são de suma importância:

  1. Taxa de crescimento dos seguidores: É preciso ficar atento se a taxa de seguidores está crescendo ou se está diminuindo;
  2. Engajamento das publicações: O engajamento de seus seguidores em proporcionalidade com o número de pessoas que curtem a sua página está boa? Afinal, não adianta ter 1 milhão seguidores e 5 curtidas, não acha?
  3. Clique na URL: Veja se os seus seguidores tem tido interesse em acessar seu site;
  4. Hashtags: Verifique se as hashtags que você está usando estão conquistando a interação que você tanto procura;
  5. A melhor hora de postar: Postar de mais irá afastar seus seguidores e de menos, irá fazer com que eles se esqueçam de você. Analise o melhor dia e hora para postar;

Prontinho, agora você está pronto para usar o novo recurso…

Se precisar de ajuda, pode contar com a gente!

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