Se há uma área em constante crescimento, onde não há crise e a procura por profissionais qualificados só aumenta a cada dia, essa área é a do marketing digital. E no Brasil não é diferente, o Marketing Digital no Brasil registrou crescimento recorde.

Considerada uma das mais promissoras na atualidade, chegou de mansinho ao Brasil, influenciada pela cultura de outros países, mas logo tomou uma proporção gigantesca e passou a ser uma vertente estratégica primordial para qualquer modelo de negócio, marca ou projeto.

Aqui, na Blueberry, tratamos o marketing digital como algo muito sério e importante para a cultura de nosso país, por isso não medimos esforços para apresentar a todos os nossos clientes trabalhos de muita qualidade e, claro, que realmente dão resultado.

Vamos começar a entender tudo sobre marketing digital.

Afinal, o que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de ações promocionais, fundamentada em estratégias que visam promover algo ou alguém através dos canais da internet.

Os objetivos podem ser os mais variados possíveis, desde o planejamento para captar mais leads, aumentar o número de clientes, atrair mais tráfego para seu site, divulgar sua marca e mais uma infinidade de ações.

Em um contexto geral, poderíamos dizer que o marketing digital é uma forma de promover produtos e serviços através da internet em mídias online.

Com um valor de investimento muito mais baixo que as mídias tradicionais, o marketing digital tornou-se acessível para todos os tipos de público, desde as grandes empresas que já investem pesado nessa modalidade, até pequenos comerciantes que com um valor muito baixo, conseguem desenvolver o marketing de seu negócio.

Dados sobre o marketing digital no Brasil

Muito se pode falar sobre o marketing digital no Brasil, mas nada melhor do que mostrar números que provam o seu crescimento, valores de investimento e demais detalhes que irão confirmar as informações passadas aqui.

Em meio a todos os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil, uma pesquisa recente do IAB Brasil, Interactive Advertising Bureau, comprovou que o marketing digital cresceu 14% em 2015, em uma média nacional de todo o território brasileiro.

Se pegarmos o crescimento pontual por estado, veremos que regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre, apresentam números mais expressivos de investimento, afinal são capitais consideradas centros comerciais e já perceberam a importância de participação nesse segmento.

Ao falar em budget, ou seja, valores para investimento, a informação é ainda mais surpreendente. Segundo o comScore, só esse ano, um valor de 9,5 bilhões de reais deve ser investido no mercado digital do Brasil.

Há informações surpreendentes que comprovam como o uso da internet tem mudado o consumo do brasileiro. É por isso, que iremos salientar cada ponto:

  • 71% dos internautas já fizeram compras após abrirem um e-mail marketing;
  • 87% dos brasileiros tem algum tipo de rede social;
  • O faturamento de quem investe em marketing digital cresce 18% anualmente;
  • 15% dos brasileiros usa a rede social para fazer negócios;
  • 49% das empresas na América Latina já utilizam estratégias de marketing digital;
  • 33% das mulheres preferem usar a internet a assistir TV;
  • 70% das pessoas usam a internet para se comunicar com uma marca;
  • O brasileiro, pesquisa cerca 3x antes de comprar;
  • 37% dos e-consumidores estão no Rio de Janeiro e em São Paulo;
  • 94% das pessoas compram ou já compraram na internet;
  • 97% das pessoas acessam a internet todos os dias.

E não para por aí, tem setores que se destacam pelo alto investimento, como é o caso do search, então separamos alguns para que você tenha ideia dos valores.

Veja:

  • 3,9 bilhões foram investidos em Search, ou seja, pesquisas em buscadores como Bing, Yahoo e claro, o Google;
  • 2,8 bilhões foram investidos em campanhas na rede de Display ou em redes sociais;
  • 811 milhões foram investidos em campanhas em Vídeo;
  • 721 milhões foram investidos em campanhas para dispositivos móveis, as conhecidas campanhas mobile.

Os números são realmente incríveis, não é mesmo?

Mas talvez, você não tenha iniciado sua estratégia de marketing digital, pois ainda não sabe as vantagens que sua utilização representa, sendo assim, vamos conhecer!

Vantagens da utilização do Marketing Digital

As vantagens da utilização do marketing digital são inúmeras e tendem a se adequar conforme o projeto e as necessidades individuais de cada um, no entanto existem algumas que são unânimes para todos.

Vamos conferir!

Aumento de Abrangência

No marketing tradicional, normalmente a abrangência é menor, visto que as formas de publicidade são físicas e em regiões próximas. Quando falamos de marketing digital, já temos algo maior, visto que a rede pode ser acessada remotamente de qualquer lugar do mundo.

Isso lhe permite ganhar um alcance enorme, muitas vezes difícil de prever.

Estratégias dinâmicas

O marketing tradicional, como o próprio nome já diz é tradicional, ou seja, com padrões engessados de trabalho. Isso não acontece com o marketing digital, pois tem suas aplicações maleáveis que podem ser enquadradas ao gosto do cliente e ao seu público alvo.

Maior fidelização de cliente

Quando você se mostra uma marca presente e atuante na rede, passa a impressão de que está bem próximo de seu público alvo e, assim, consegue se conectar de forma a fidelizar mais assertivamente.

Quando você capta e fideliza um cliente, vai notar que ele irá comprar de você, não apenas uma vez, mais de forma recorrente e, isso, a longo prazo é algo excelente.

Investimento baixo

No marketing digital tudo custa muito mais barato que no marketing tradicional e para o orçamento de seu negócio é excelente.

E não para por aí, por muitas vezes, mesmo com o investimento muito mais baixo do que no marketing tradicional, o lucro e o faturamento são amplamente mais altos, visto que é um mercado que está em expansão.

Interatividade alta

Acreditamos que esse seja um dos pontos mais importantes no marketing digital. Sabemos que o cliente é quem dita o sucesso de nosso negócio, então ouvi-los e saber sua opinião é fundamental.

Através do digital fica muito mais fácil ter esse feedback, até mesmo em tempo real, por meio de chat, rede social ou e-mail. O que facilita muito o entendimento e o nível de aceitação de nossa estratégia por parte do público.

Aumenta sua reputação

Quando se fala em reputação, o marketing digital lhe permite voar muito mais alto.

Algumas pesquisas já mostram que o consumidor busca informações de pessoas que já tiveram contato com uma marca ou empresa antes de, efetivamente, fechar negócio. Sendo assim, se você se faz presente, responde todos os comentários e deixa o campo de comentários em aberto, fica muito mais fácil ganhar reputação perante seus seguidores.

Fornece resultados precisos

Tudo que é feito na rede tem a possibilidade de medição, isso porque já existem ferramentas altamente desenvolvidas para acompanhar o comportamento e os resultados.

Independente da estratégia que resolver aplicar, a mensuração de resultados é completa e lhe permitirá melhorar cada dia mais.

Maior competitividade

E por último, entenda que quando você se coloca na rede, você mostra aos seus concorrentes que está brigando firme e forte com eles, pois também está presente e tem uma reputação online a zelar.

 

Enfim, depois de todas as vantagens e benefícios apresentados, ficou claro que o marketing digital é uma tendência mundial que veio para ficar e que, sobretudo, já tem números bastante expressivos aqui no Brasil, não é mesmo?

Se você quer ter sucesso e aumentar ainda mais os seus resultados, aposte no trabalho com essa modalidade, pois irá lhe gerar números impressionantes.

Está procurando alguém para lhe ajudar a começar? Então, conte conosco, aqui da BlueBerry. Temos uma equipe amplamente qualificada que irá te ajudar em cada passo da montagem da sua estratégia de marketing digital.

Pode contar conosco!

Até a próxima!

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