Se a crise econômica andou afetando bastante a economia do país e o poder de compra do brasileiro caiu muito nos últimos meses, a missão de quem trabalha com vendas é atrair a atenção do público para que as compras possam acontecer. A economia ainda não anda das melhores, porém quem trabalha com o comércio eletrônico tem motivos para esperar épocas como a Black Friday e o Natal ansiosos, afinal é um dos períodos do ano onde os consumidores estão mais propensos a gastar.

  • Quem é que não quer dar uma lembrancinha para os filhos ou então, agradar os parentes?

A mudança vem ocorrendo na forma de consumo, pois as pessoas aprenderam a não gastar mais por impulso e aplicar seu dinheiro em coisas que valham realmente a pena.

Exatamente por isso, elas pesquisam, vão atrás das melhores ofertas e, até mesmo garimpam descontos, tudo com a intenção de fazer o seu dinheiro render mais.

Com isso, a Blueberry entende a importância e a real necessidade de fazer uma publicidade assertiva nesse período para conseguir fechar o ano com chave de ouro. Preparamos então, esse conteúdo que irá te ajudar, te passando algumas dicas e dados sobre o período.

Aproveite cada detalhe!

 

Época natalina das vendas

O aquecimento para o melhor período de vendas do ano já inicia-se na Black Friday, que ocorre normalmente, na penúltima semana de novembro. Quando essa data passa, inicia-se o período de preparação para as vendas de fim de ano e é exatamente com isso que você precisa ficar esperto…

Assim como você, diversas outras marcas e empresas vão se fazer presente, logo a disputa por um espaço na publicidade será grande. Prepare-se para investir pesado, pois os frutos serão bastante positivos.

Enquanto, o comércio físico vem apresentando uma queda em vendas, as lojas online faturaram 26% a mais que o mesmo período do ano passado, isso indicou 7,4 bilhões de reais circulando para a compra de presentes natalinos.

O E-bit apontou que o Black Friday do ano passado foi um dos maiores de todos os tempos, seguido das vendas de Natal online. Os shoppings, no entanto, já apresentaram uma retração de 1% em comparação ao ano anterior, o que prova que o comércio eletrônico é uma tendência e certamente, crescerá ainda mais esse ano.

A mesma pesquisa também aponta que a preferência disparada é na linha de tecnologia, principalmente de aparelhos celulares, seguida por eletrodomésticos, moda e acessórios e, por fim, itens de beleza.

A taxa de novos clientes que aderiram às compras online também surpreendeu a todos, foram em torno de 9,3 milhões de pessoas que compraram pela primeira vez.

Os dados impressionam e deixam claro a certeza de que precisamos montar uma estratégia focada para o período. Principalmente, se o seu negócio não foi tão bem durante o ano.

Ainda dá tempo de recuperar e fechar o ano com números positivos.

Separamos alguns dicas que podem te ajudar a melhorar, ainda mais, os resultados.

Confira!

 

Dicas para aumentar suas vendas no Natal

Todas as datas comemorativas são uma excelente oportunidade de melhorar seus resultados, pois os consumidores estão mais abertos e já planejados para comprar. O que você precisa é se fazer presente no lugar certo e na hora certa.

As dicas abaixo poderão te ajudar a aumentar suas vendas no Natal.

 

Dica 1 – Prepare seu site para as vendas de Natal

Nesse período o consumidor está pronto para gastar, seja para um presente para ele ou então, para um parente próximo que ele quer agradar. Com isso, ele já sabe que vai comprar algo, talvez ainda não saiba, exatamente, o que…

Sua missão é o ajudar nessa escolha!

Prepare o ambiente do seu site para que a navegação seja fácil e que itens natalinos saltem aos olhos. Isso irá fazer com que ele fique atento ao principal motivo de estar ali.

É uma ação muito simples, mas como mexe com o emocional, acaba dando resultados bastante surpreendentes.

 

Dica 2 –  Invista em Anúncios

Por mais que você tenha preços incríveis e produtos exclusivos, se você não tiver quem compre, não terá sucesso, concorda? Pois bem, para que isso ocorra é necessário uma divulgação forte, atingindo em cheio o interesse de seu público alvo.

Dificilmente, um usuário vai direto em uma loja virtual e efetua uma compra de primeira. Antes, ele pesquisa, compara os preços, os descontos, formas de pagamento e até mesmo o prazo de entrega. Tudo contará pontos para sua decisão de compra.

Google Adwords e Facebook Ads são as plataformas que mais se destacam nesse período, pois a busca do Google já é uma das principais ferramentas de pesquisa e a rede social, a mais utilizada no planeta. Com toda a certeza, boa parte de seu público estará por lá.

Aqui vale uma atenção especial: Os anúncios em ambas as plataformas levam um tempo para entrarem no ar, pois precisam ser aprovados. Muitos deles precisam ser revisados para só depois serem exibidos, por isso não deixe para criar seus anúncios em cima da hora.

Primeiro, porque o normal é que o consumidor se antecipe à essas compras, pois ele sabe que quanto mais próximo dos dias 24 e 25, mais caro ficará o produto. E outra, nesses dias ele já precisa estar com o objeto em mãos para presentear.

Na primeira ou no máximo, na segunda semana de dezembro, esses anúncios já precisam ir para o ar e começar a serem veiculados.

 

Dica 3 – Promoções e Descontos

Todo nós adoramos promoções e descontos, mas nessa época do ano isso pode se tornar um fator decisivo, já que temos uma quantidade considerável de presentes para comprar.

Sabendo disso, planeje algo que dê descontos para a compra de mais de um item, crie promoções acumulativas ou qualquer uma que desperte a atenção.

Outro tipo de promoção que você pode trabalhar é com relação à atração do consumidor para a loja, como por exemplo, sorteando uma viagem ou um item de desejo faz com que as pessoas sintam-se mais motivadas para efetuar a compra.

Se você oferecer ainda algum brinde ou vantagens, verá as suas vendas dando um salto bastante expressivo. Então, antecipe-se e procure criar atrativos que fiquem dentro do perfil de seu público alvo, isso aumenta as possibilidades de conversão.

 

Dica 4 – Use o e-mail marketing

Por mais que muitos insistam que o e-mail marketing já caiu em desuso, as pessoas ainda convertem muito vindo deles, então você pode fazer uso como uma arma de sucesso em suas estratégias.

Você pode criar diferentes estratégias de e-mail marketing, só tome cuidado com o fluxo de envios para não acabar cansando o seu público.

 

Corre que ainda dá tempo de criar uma estratégia de qualidade! Se precisar de ajuda, conte com a gente, temos uma equipe pronta para te atender.

Até a próxima!

 

 

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