Como qualquer outra rede social, o Facebook, está sempre trabalhando para melhorar a experiência do usuário em sua plataforma e é, justamente, por esse motivo que desde sua criação até os dias atuais, muitas funções já foram reestruturadas, cortadas e até mesmo lançadas.

Os dados de utilização da plataforma são incríveis:

  • Um usuário comum passa cerca de 2h ao dia no Facebook;
  • 45% da população do Brasil Acessa o Facebook;
  • 68 Bilhões de usuários acessam o Facebook através do celular;
  • 66% dos usuários utilizam a plataforma todos os dias;
  • 54% do público do Facebook é Masculino;
  • 46% do público do Facebook é Feminino;
  • No Brasil, é a rede social mais usada;
  • Pesquisas mostram que 8 em cada 10 internautas têm Facebook.

Quem é que não se lembra da polêmica do “não curtir”? Por semanas ela foi debatida na rede e dividia opiniões, porém acabou não sendo implementada. O que os usuários mais sabiam eram o que estava por vir, já que o botão de dislike, realmente não foi criado, mas sim diversas reações. Atualmente, você consegue interagir melhor com as publicações, não apenas com um curtir.

 

Novas Mudanças no Facebook Ads

 

Outra grande mudança que veio para bater de frente com o Youtube é a questão de transmissão ao vivo de vídeos. Por um bom tempo, funcionou como uma transmissão online, onde qualquer pessoa acionava a câmera e poderia compartilhar sua imagem ao vivo. Nos últimos dias, um novo botão foi inserido para alguns utilizadores dando acesso a uma aba completa de conteúdo em vídeo.

Essa atualização logo sumiu, porém acreditamos que sejam testes que a rede social esteja fazendo para verificar qual é a aceitação dos usuários. Com isso, precisamos nos preparar para uma nova mudança com relação à publicidade em vídeos.

 

 

Facebook Ads

 

Na realidade, se colocarmos na ponta do lápis, o Facebook, desde a sua fundação mudou demais e continua nessa busca incansável. Na versão desktop, essas modificações acabam ocorrendo de forma sutil e só são notadas pelos usuários mais atentos. No entanto, como app, as atualizações ocorrem quase que semanalmente para dispositivos Android e com uma frequência alta para IOS, porém ambos sempre com modificações aparentes.

Não são apenas essas mudanças que estão sendo executadas. Isso porque, uma novidade bastante impactante também já foi anunciada para o Facebook Ads. Algumas políticas de uso serão alteradas e nós, como anunciantes precisamos ficar por dentro de tudo.

 

Vamos entender então quais são as novas políticas de uso do Facebook Ads?

 

O que mudou no Facebook Ads?

Já foi anunciada uma mudança na política de marketing dos anúncios do Facebook. Podemos verificar que essa alteração irá beneficiar muito mais o usuário do que nós que somos anunciantes, sendo assim, é de suma importância que conheçamos exatamente cada alteração para que juntos possamos encontrar soluções.

Segundo informações passadas pela própria empresa, as Histórias Patrocinadas não irão mais aparecer no feed de noticias. Já era possível notar uma diminuição de alcance significativo e tivemos informações que só estamos conseguindo ver publicações de 10% de nossos amigos e tudo isso baseado por nosso interesse.

Os roots do Facebook têm trabalhado para gerar um feed de notícias, cada vez mais, personalizado, logo acreditamos que é por isso que houve a decisão de tirar qualquer tipo de publicidade de nosso campo de visão.

Essa mudança será uma perda e tanto para quem trabalha com esse tipo de anúncio. Sabemos que a ideia é deixar a página mais clean, porém esse tipo de anúncio era o que possuia a porcentagem de conversão mais significativa, já que acabava passando despercebido aos olhos do usuário.

Deixando de lado um pouco o fim das histórias patrocinadas no feed de noticias, vamos falar agora de outra mudança também anunciada que será a segmentação demográfica avançada.

Acredita-se que essa chegará muito mais rápida, pois será algo muito importante para o usuário. O que essa mudança propõe é que todo o material exibido seja com base nas informações fornecidas, como por exemplo, o cargo da empresa que ocupa, a instituição de ensino ou o status do relacionamento. A intenção é que toda a publicidade faça relação com as características pessoais de cada individuo, pois dessa forma, as chances de sucesso com a publicidade são muito maiores.

E você acha que as mudanças acabaram por ai?

Não mesmo!

A última mudança que queremos apresentar para você foi entregue como uma funcionalidade de comportamento, segundo a rede social, esse recurso será usado para monitorar cada usuário em particular, como uma espécie de comportamento de compra, pois dessa maneira seria possível segmentar de forma mais assertiva cada usuário.

 

As mudanças são diversas e estão apenas no começo, pois o Facebook não para e está sempre trazendo novidades. No entanto, o que realmente assusta são as consequências dessas mudanças, já que precisaremos reinventar as formas de trabalhar publicidade na plataforma.

Nós também iremos te ajudar com isso. Analisamos as consequências dessas mudanças e queremos dividir com você!

 

Novas Mudanças no Facebook Ads – O que esperar

 

Quais serão as consequências das novas mudanças?

Como dito logo acima, a perda de alcance com relação ao feed de notícias é o que mais será afetado. Acreditamos que esses anúncios irão aparecer na barra lateral, onde já é possível ver publicidade, mas nada foi confirmado.

Sabemos que o Facebook Ads indicava esse tipo de anúncio como uma espécie de prova social, o que acabava passando como um “link natural” aos olhos dos utilizadores, além disso, era uma ótima estratégia para quem tinha como objetivo aumentar o engajamento e o número de curtidas, já que todas essas ações ficavam muito fáceis de ser executadas.

Como a maioria das pessoas concentram a atenção nessa área, era muito simples trabalhar nesse formato, porém com os dias contados, precisaremos encontrar outra forma de converter usando o Facebook Ads.

Já com relação à segmentação demográfica avançada e a função de comportamento, vemos até uma atitude positiva, pois iremos conseguir anunciar para um público mais específico e relevante ao nosso negócio, o que gera maiores chances de conversão.

Temos que lembrar que os números são importantes quando nos levam em algum lugar, porém não adianta ter uma quantidade exorbitante, se nas métricas de resultados eles pouco aparecem.

 

As mudanças ainda não tem data certa para chegar ao Brasil, mas já foram confirmadas. Os testes começaram a serem feitos com usuários americanos e muito em breve já poderão ser vistos pelos usuários brasileiros.

Acreditamos que ainda não haja motivo para preocupação, pois sem uma data pré-estabelecida, continuamos a trabalhar da mesma forma que fazemos hoje, o que precisamos é ficarmos ligados nas alternativas de uso.

Já trabalhamos há alguns anos com Facebook Ads e podemos garantir que toda a mudança é benéfica, basta que seja considerada os prós e contras de cada situação.

E também, não se engane achando que tais mudanças citadas nesse conteúdo ficarão inabaláveis, dependendo da aceitação dos anunciantes, o Facebook tende a manter ou não essas mudanças e, mais, muitas outras ainda estão por vir com relação às politicas de uso e privacidade.

Mas vocês podem ficar tranquilos, pois nós iremos ficar de olho e sempre passar informações em primeira mão para vocês que nos acompanham. Nosso maior objetivo é dividir conhecimento para que juntos possamos crescer mais!

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto?

Ou está precisando de ajuda com suas campanhas do Facebook Ads?

Então, entre em contato conosco, pois temos uma equipe de primeira linha para te ajudar a ter sucesso com seus anúncios!

Esperamos você!

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