Quando se fala de anúncios ou campanhas de links patrocinados estamos falando em uma estratégia para alcançar resultados rápidos e consequentemente de um negócio com maiores chances de se elevar de modo mais veloz.

Existem muitas formas de trabalhar com links patrocinados, afinal cada modelo de negócio tem uma estratégia específica, no entanto, nós podemos lhe garantir que as campanhas de Google Shopping são as melhores para quando você quer vender.

Nós, da Blueberry, queremos conversar mais com você sobre esse assunto, então criamos esse conteúdo totalmente focado nas campanhas Google Shopping.

Venha conosco até o fim desse material para ter todas as informações e começar, hoje mesmo, a aplicar esse tipo de campanha em seu negócio.

Prontos?

O que é o Google Shopping?

Você já deve ter usado esse recurso sem perceber que era ele, você sabia?

anúncios de google shopping

 

Sabe quando você tem interesse em comprar algum produto, vai fazer a busca no Google e no próprio resultado das buscas é possível encontrar o preço de vários itens com um comparativo das lojas? Pois bem, esse é um recurso de campanha Google Shopping.

Falando de forma mais literal, o Google Shopping é uma ferramenta de comparação de preço do Google que permite que os usuários tenham acesso às informações que procuram sem deixar a página de busca.

Sempre visando a boa experiência do usuário, esse é um dos recursos mais valorizados pelo Google, por isso sempre está sofrendo aprimoramento para melhorar a performance.

As empresas que já fazem o uso desse tipo de anúncio garantem que os resultados são excelentes e que vale muito a pena criar uma estratégia assertiva para a sua utilização.

A administração da campanha inicia através do Google Merchant Center e é bem simples a sua utilização, pois basta ter um preço competitivo para estar entre os primeiros resultados da busca.

É também possível utilizá-lo usando diretamente o recurso Google Shopping que aparece na barra de pesquisa do Google, mas a vantagens de aparecer entre os resultados é que torna essa funcionalidade simplesmente incrível.

Vantagens da utilização do Google Shopping

Escolher as principais vantagens que o Google Shopping oferece chega a ser difícil, afinal quando algo é bom, nós sempre gostamos de exaltar suas qualidades.

Depois de uma duríssima seleção, escolhemos as principais vantagens de utilizar o recurso:

  1. Maior exposição: Uma empresa que anuncia no Google Shopping tem maiores possibilidades de imprimir sua marca, afinal estará no meio das grandes marcas do mercado e poderá provar que pode oferecer o mesmo produto por um preço acessível e com maior qualidade;

 

  1. Maior alcance do público: Como você já viu no item acima, existe uma maior exposição das marcas quando as campanhas do Google Shopping são utilizadas, então com toda a certeza, podemos garantir que seu uso faz com que um maior alcance de público ocorra. Até porque, quando o acesso é feito diretamente ao recurso, as possibilidades de compra são maiores, pois o usuário já entra na intenção de praticar a ação;

 

  1. Resultados rápidos: A precisão e a rapidez de resultados dados pelo Google Shopping aos potenciais clientes são de impressionar. Com isso, os seus relatórios de métricas também têm uma precisão incrível. Como o Google solicita que os anunciantes coloquem o preço real do produto, só clica em seu anúncio as pessoas que realmente desejam comprar ou que querem obter mais especificações do que foi anunciado, de prazo de entrega e formas de pagamento. Isso faz com que você aproxime o usuário da ação de compra;

 

  1. Possibilidade de surpreender: Com a utilização do Google Shopping, você ainda consegue surpreender o usuário. Por exemplo, consiga um preço mais acessível do produto, com isso, pesquise quem são seus principais concorrentes e os preços que estão praticando. Com esses dados em mãos, trabalhe o seu valor de anúncio abaixo de seus concorrentes e já tenha a certeza de que irá parecer nos primeiros resultados na busca, isso fará com que o usuário vá até a sua loja. Com esse caminho já traçado, aposte em um novo desconto interno e prepare-se para ver as vendas aumentando;

 

  1. Controle de orçamento: Assim como qualquer ferramenta de links patrocinados, o valor cobrado para a utilização da ferramenta é trabalhado nos mesmos padrões do Google Adwords. Quem estabelece o valor de investimento é o anunciante, dentro de suas possibilidades e, com isso, tem um controle preciso de suas contas. Só será debitado um valor de seu orçamento quando o usuário clicar em seu anúncio;

 

  1. Utilização do filtro de pesquisas: Você pode até achar que não tem a menor chance de aparecer nos resultados, afinal tem muitas lojas, não é mesmo? Mas o Google pensou nisso e, assim, criou o filtro de pesquisa que ajuda o usuário a encontrar exatamente o que procura, dentro da faixa de preço que ele pode pagar, escolher de qual vendedor ele quer comprar e qual o tipo de produto (se é novo ou usado). Isso dá possibilidades a qualquer loja de vender.

Viu como utilizar campanhas de Google Shopping em sua estratégia de vendas é muito importante? Tem certeza que irá ficar fora dessa?

É preciso utilizar imagens?

Essa é uma das dúvidas das quais os anunciantes mais tem perguntas, afinal é obrigatório o uso de imagens?

Em nossa visão, a utilização da ilustração do produto é de extrema importância para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele compre da sua loja e não da do seu concorrente.

Por mais que a gente tente trabalhar de outra forma, o visual conta muitos pontos e por isso, sempre que vamos criar uma anúncio para trabalhar no Google Shopping devemos selecionar as melhores imagens.

Muitos utilizam imagens fornecidas pelos próprios fabricantes e isso já é muito bacana, porém se você tiver a oportunidade de melhorar essa imagem, tirando uma foto real do produto que você tem em estoque, seu destaque será ainda maior.

Agora, não colocar nenhuma imagem é sinônimo de baixas vendas, pois já foi provado através de inúmeras pesquisas que os usuários não confiam em anúncios que não tem imagem.

Entendido?

Como criar um anúncio Google Shopping?

Se você já está certo de que anunciar no Google Shopping só lhe trará benefícios, nós queremos te ajudar mais ainda, lhe ensinando a como cadastrar um produto na plataforma para poder trabalhar campanhas de vendas.

A parte mais difícil do Google Shopping é o arquivo XML dos produtos que será necessário para a criação da campanha. Esse arquivo, que também é chamado de Feed de Produtos, deve ser solicitado para o programador do seu site e o mesmo deve ser completo para que não reprove. Fique bem atento a isso, pois é normal que gere alguns problemas e tenha que ser adicionado mais informações.  Segue abaixo os itens necessários:

  • código [id]: um identificador do item
  • ‘título’ [title]: título do item
  • ‘descrição’ [description]: descrição do item
  • “categoria google do produto” [google_product_category] – categoria do Google para o item
  • tipo de produto [product_type]: a categoria de seu item
  • ‘link’ [link]: URL que vincula diretamente à página do item em seu website
  • link móvel [mobile_link]: URLs de páginas de destino móveis
  • link da imagem [image_link]: URL de uma imagem do item
  • link imagem adicional [additional_image_link]: URLs adicionais de imagens do item
  • ‘estado’ [condition]: condição ou estado do item

Após a aprovação do Feed de Produtos, é hora de vincular seu Google Merchant a conta de Google AdWords para que a campanha de Google Shopping seja criada:

  1. Entre no Google Merchant e vá em configurações > google adwords;
  2. Clique em Vincular Conta e adicione o ID da conta do Google AdWords;
  3. Entre na sua Conta do Google AdWords;
  4. Clique na engrenagem no canto superior direito;
  5. Clique em Contas Vinculadas;
  6. No canto esquerdo, aparecerá um menu, vá em Centro de Comerciantes e aceite o convite;

Pronto, sua conta está vinculada. Agora você poderá criar sua campanha de Google Shopping com o passo a passo a seguir:

  1. Na conta do Google AdWords, clique em + campanhas e selecione Google Shopping;
  2. No item Identificador do comerciante, selecione o seu feed de produtos;
  3. Preencha toda a segmentação que é perguntado em qualquer criação de campanha;
  4. Após todas as segmentações preenchidas, crie os anúncios. Você criará um anúncio padrão, pois os produtos que aparecerão neles, serão os que o cliente visitou, então o sistema do Google que irá definir quais produtos aparecerão;

Sua campanha de Google Shopping está pronta. Acompanhe seus produtos e ver quais deles estão tendo mais procuras e vendas.

Se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para montar sua campanha de Google Shopping, entre em contato com a gente, aqui da Blueberry! Nós teremos o maior prazer em ajudar você a ter resultados incríveis.

Qualquer dúvida, estaremos à disposição!

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