Programar posts no Facebook é mais simples do que parece. Se você é social media ou cuida da parte das redes sociais da sua empresa, você pode utilizar esse recurso para ganhar tempo.

O recurso faz parte da gestão das estratégias na rede social, como uma forma de ter controle sob o que é publicado, ganhando dinamismo e tempo. No entanto, há ainda muitas dúvidas de como utilizá-la. Logo, a Blueberry preparou um conteúdo sobre isso.

Compilamos as melhores informações para que seja possível entender de forma mais simples e plena o agendamento de posts na rede social, sua importância, como ela é feita e muito mais.

Vamos ao que interessa!

Por que agendar as postagens?

programar posts no Facebook

Um dos motivos principais para agendar postagens é a otimização de tempo.

Imagine que seja necessário utilizar duas postagens por dia, uma pela manhã e outra à tarde, mas você acaba não conseguindo por conta da realização de outras tarefas. Perder esse ritmo é colocar em risco seu planejamento estratégico.

Programar posts no Facebook é feito justamente por essa finalidade. A programação exclui a necessidade de publicar o conteúdo manualmente na fanpage. O que torna possível agendar vários posts ao mesmo tempo, configurando datas e horários específicos para cada um deles.

Deste modo, o tempo que se economiza mantendo as publicações programadas, pode ser significativo para criar uma nova postagem atrativa, checagem de métricas e relacionados.

Em resumo, o recurso lhe entrega tempo, praticidade, evita falhas de consistência e frequência. Além de a possibilidade de oferecer conteúdos mais bem trabalhados, alinhados à uma estratégia feita com calma e antecedência.

Como programar posts no Facebook?

Programar posts no Facebook não é uma tarefa complexa. Geralmente, ela pode ser feita em três passos simples e rápidos. Inicialmente, você deverá logar no Facebook e acessar a página que deseja agendar a publicação, em seguida:

  • Passo 1: como a publicação é feita em uma fanpage, basta clicar na barra de status, onde é usado para compartilhar algo na página. Ali, você deverá incluir seu conteúdo e imagem, por exemplo.
  • Passo 2: assim que incluir o material na barra de status, surgira um relógio no canto inferior esquerdo, você terá que clicar nele. É esse botão utilizado para o agendamento, sendo necessário indicar o ano, mês, dias e hora em que o post será publicado.
  • Passo 3: depois de escolher a data para a publicação, deverá finalizar clicando em “agendar”. Com isso aparecerá uma mensagem de notificação, mostrando que a publicação foi agendada.

Depois de programar a postagem ainda é possível alterar ou até mesmo apagar algum dado na publicação. Assim como cancelá-la, isso nós iremos lhe mostrar na sequência.

Para quem deseja fazer o mesmo em perfis pessoais, o passo à passo é igual. Vale lembrar que o conteúdo fica invisível ao público até a data e hora da postagem.

Para melhores resultados, sempre priorize o agendamento para dias e horários em que a sua página está com o público mais ativo. Desse modo, será possível conquistar mais alcance.

Cancelando uma publicação agendada

Assim como é possível programar posts no Facebook, também é permitido cancelar esse conteúdo pré-agendado. Algo bem simples também.

Para cancelar o agendamento, siga os passos abaixo:

  1. Vá até a página onde o conteúdo foi programado, buscando pelo menu “editar página”, que fica na área de “painel administrativo” junto à algumas outras opções.
  2. Ao encontrá-lo, escolha a opção “usar registro de atividades”, onde você terá acesso ao conteúdo que tem programado para a página.
  3. Em seguida, aparecerá uma área com todas as publicações agendadas, então é só localizar o item que deseja cancelar ou editar. Procure por um ícone de “seta” ao lado da publicação para fazer as alterações.

Se a ideia é cancelá-la, basta escolher a opção. Há ainda as alternativas de alterar data e hora ou publicar naquele momento.

Quando devo postar?

A maioria dos profissionais que trabalham conteúdos no Facebook sempre tem dúvidas quanto ao momento necessário de recorrer ao recurso de programação de postagens.

Outra questão bastante levantada tem relação com o horário e data ideal para disparar esses materiais.

A verdade é que o recurso pode ser utilizado por todos os profissionais que desejam otimizar o tempo de execução de suas tarefas diárias. Programar postagens no Facebook é uma vantagem e você deve aproveitá-la.

Obviamente, embora seja um recurso universal e muito simples de utilizar, a forma como você irá empregá-lo dependerá muito do seu tipo de estratégia.

Por exemplo, para atrair mais resultados, é necessário que você identifique, antes de fazer a programação, qual é o momento, considerando dia e horário, em que seu público alvo está mais ativo e presente em maior volume na sua fanpage.

Existem algumas ferramentas que auxiliam na determinação de quando é o melhor momento para publicar, mesmo usando a opção de programar posts no Facebook. Um deles é o insights.

Ferramenta Insights

O Insights é uma ferramenta do Facebook. É possível acessá-la através de sua própria página, na aba “informações”.

O insights é um recurso que ajuda a visualizar métricas de acesso na fanpage, assim é possível programar posts no Facebook de acordo com os horários e dias da semana em que os usuários estão mais ativos, consumindo e visualizando os seus conteúdos.

A ferramenta consegue mostrar quando o público-alvo da página fica online, dentro de um período específico. Que pode ser de uma semana, mês, semestre e outros. Indicando em gráficos quando o acesso é maior, por exemplo. Ele também consegue indicar dias, dentro de um mês, em que o tráfego se mantém elevado e a hora que isso ocorre.

Sabendo disso, o agendamento pode ser feito com base nesses dados. Visto que é uma forma de estudar o próprio público e quando ele está mais presente na rede. As chances de a publicação ter visibilidade são maiores utilizando a ferramenta.

Vale ressaltar que ela não é a única forma de análise. Mas é uma das mais básicas e utilizadas pelas empresas ativas no Facebook.

Viu como é fácil?

Esperamos ter ajudado.

Comentários

comentários

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas novidades em seu E-mail.

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço