Vender, vender e vender…tem alguém por aí querendo comprar??? Sim, claro que tem! O problema da nossa economia nunca foi a falta de interesse das pessoas em comprar, adquirir algo novo. Na verdade, principalmente o comércio se esbarra na cilada de querer vender de tudo para todos, fazendo então surgir o grande vilão da história, a insatisfação. A oferta de um produto ou serviço precisa estar ligada diretamente a necessidade das pessoas. Passou o tempo em que o mais interessante era tirar o produto da prateleira, afinal, os dias vão passar, o estoque vai aumentar e vou precisar novamente do meu consumidor, do meu cliente.

Na era da Internet e mídia social, é preciso que as empresas se conscientizem da importância do bom atendimento aos clientes. Caso contrário, as más notícias circulam rapidamente… Mas o que aconteceu com a Transalp? Pergunte ao motociclista:

Em algum desses casos podemos citar um vídeo feito por um cliente da Hyundai que fez piada depois de esperar mais de 150 dias pela entrega do carro 0 que comprou e teve grande repercussão.

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Satisfazer um cliente vai muito além do ato específico da venda, ninguém se torna cliente sem voltar para comprar novamente algo que você tenha a oferecer. O caminho de retorno do cliente à sua empresa precisa ser muito mais celebrado do que a primeira venda propriamente dita. Podemos comprar por impulsão, necessidade, urgência, etc. Porém, retornar e comprar novamente, só existe uma explicação, satisfação! Satisfazer um cliente é vender aquilo que ele precisa, na hora em que ele menos procura. Precisamos de soluções para todos os níveis de necessidade, porém hoje, na ânsia da venda, tentamos convencer as pessoas do que elas precisam, “empurrando” produtos, soluções, etc. Quando convencida de uma necessidade “criada” numa situação de venda, o cliente conclui a compra, porém, quando acorda para situação, não encontrando os motivos convincentes, passa a odiar a si mesma pela “burrada” que cometeu. Fala mau do produto, da loja, de quem a indicou e por aí adiante. Um marketing negativo sai mais caro do que qualquer anúncio na TV. Ouça, explique, ofereça, tenha um produto de qualidade, e além de tudo, não esqueça seu cliente após a venda, deste jeito você faz clientes satisfeitos pela vida inteira.

Escrito por Robson Thomas e Daniella Lesy

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