Você sabe o que são mídias sociais?

Hoje em dia o acesso à Internet está cada vez maior pelas pessoas, e com isso, se popularizando a cada ano que passa. Isso faz com que muitas empresas fiquem atentas a esse canal, pois os resultados podem ser muito bons, quando bem utilizados.  Atualmente muito se fala em mídias sociais, mas ainda muitos não sabem exatamente do que se trata.

Você sabe o que são mídias sociais

Afinal, o que são mídias sociais?

As mídias sociais são canais em que os seus usuários conversam e trocam sugestões, que ultimamente estão sendo descobertos pelas empresas e sendo muito utilizados. Todos os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas. Assim sendo, quem está ligado no mundo digital já está tirando proveito, incluindo e seu plano de marketing digital.

O conteúdo de uma mídia social é impossível de se prever, mas é uma excelente oportunidade para disseminar uma marca, opiniões e até de uma causa. Podemos citar como exemplos de mídias sociais: fóruns de debates; instant messengers; wikis; e-groups; blogs; microblogs (como o Twitter); redes sociais (como o Facebook) e sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).

Para evitar que as pessoas se confundam, é importante deixar bem claro que as redes sociais são uma espécie de categoria das mídias sociais, e com o objetivo de estabelecer relacionamentos com bases em comum, como o Facebook e o Orkut, por exemplo. Já as mídias sociais são as que têm como principal atividade o compartilhamento de conteúdos de qualidade. Por exemplo, podemos mencionar o Digg, Delicious, Youtube, SlideShare, Twitter, etc. Podemos dizer que a mídia social abrange a rede social, para ficar de mais fácil entendimento.

O Twitter é uma ferramenta que costuma gerar muitas dúvidas se é rede social ou uma mídia social. Ele pode ser usado como mídia social se a intenção for de só compartilhar conteúdo, mas ele pode ser simultaneamente pensado como rede social, já que possibilita que pessoas possam conversar e se relacionar entre elas.

Por que seu negócio deve estar presente nas mídias sociais?

Conforme uma pesquisa que foi feita no ano de 2017 pelo Relatório Social Media Marketing para a Indústria, aproximadamente 92% dos empresários declararam que as mídias sociais têm grande importância em seus investimentos. Assim sendo, podemos dizer que nos dias de hoje, com o avanço da internet, as informações se propagam muito rapidamente, “quase como a velocidade da luz”, e por esses motivos, é necessário que a comunicação seja feita de forma objetiva e clara.

Mas é preciso saber o que se está fazendo, para que o esforço não seja em vão. É interessante que exista um plano e todo um cronograma, e empresas de consultoria na área podem auxiliar (e muito!) quem está com dificuldades ou nem sabe por onde começar. Esse tipo de direcionamento pode ser um bom investimento, e perto do lucro que pode gerar, ainda sair barato. O marketing das mídias sociais é muito mais profundo do que do que fazer posts ou colocar vídeos em redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o Twitter. É preciso saber como e porque usá-las.

Primeiramente, pense em quais plataformas você irá investir, pois não precisa usar todas, e nem ao mesmo tempo. É preciso ter a consciência do que se está usando e quais os motivos. Se isso não estiver bem claro, o seu esforço pode simplesmente não ter êxito, e há algumas dicas para ter uma possibilidade mais alta de sucesso. Não use muitas postagens promocionais, isso afasta os consumidores.

O ideal é que a maioria do conteúdo postado seja de itens informativos e inspiradores e a minoria promocional. Há algumas empresas que não interagem e nem respondem aos seus clientes, passando uma má impressão. Normalmente eles só esperarão em média quatro horas por uma resposta. A grande maioria das pessoas procura sempre ter relacionamento com uma marca que seja amigável e atenciosa, e dessa forma, por meio das mídias digitais, é possível ter um resultado excelente ou desastroso.

O tempo inteiro é preciso estar atento e procurando sempre se superar, pois é preciso estar sempre próximo do seu público, e de maneira inovadora. De toda a população brasileira, cerca de 59% já estão conectados na internet, e pesquisas mostram que muitas dessas pessoas preferem se relacionar através de mídias sociais do que presencialmente. Então, essa é uma excelente razão para que a sua empresa invista cada vez mais nessa área. Essa preferência dos consumidores se dá pela facilidade em resolver as coisas e obter informações online e também pelo tempo escasso que normalmente temos hoje em dia.

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

Muitas pessoas confundem mídias sociais e redes sociais, e é preciso ter em mente as suas diferenças. Mídias sociais, que em seu início foi denominada como “new media” (ou novas mídias), é a ferramenta online utilizada para divulgar um conteúdo relevante e interessante e ao mesmo tempo abrir um relacionamento proveitoso com as pessoas. A ideia principal é o compartilhamento de bons conteúdos e estreitar a relação com os clientes em um segundo patamar.

Já as redes sociais são o agrupamento de pessoas que tem interesses semelhantes. Antigamente foram chamadas de “relationship site” (ou sites de relacionamento), mas agora rede social foi o nome que se consolidou. Como exemplos de redes sociais online, podemos mencionar o Facebook e o Orkut, onde as pessoas mantêm relações com quem tem alguma ligação em comum.

Tipos de mídias sociais

Como já comentamos, as mídias sociais estão ligadas a relacionamentos online e são uma grande tendência para o futuro. Por esse motivo, são bastante diferentes de outros meios considerados tradicionais, como rádio, televisão, livros, jornais e revistas, por exemplo. Elas se baseiam especialmente no relacionamento construído entre as pessoas, e uma característica é que elas nunca terminam, ou seja, não existe um número pré-estabelecido de horas ou de páginas.

Para não ficar para trás, as mídias sociais estão sempre buscando inovações, e veremos alguns exemplos a seguir:

  • Microblogs: esse tipo de mídia social tem como objetivo compartilhar conteúdos, de maneira eficaz e rápida. Sendo bem usada, pode trazer resultados excelentes, já que hoje em dia a agilidade faz toda a diferença. Como exemplos, podemos citar: Tumblr, Pownce, Twitter,etc;
  • Redes sociais de conteúdo: esse tipo de mídia social é bem parecida com outras redes sociais já conhecidas, como o Facebook, mas elas possuem o seu objetivo a criação e conseqüente compartilhamento de informações. Como exemplos, temos: Flickr, SlideShare, Youtube, etc.;
  • Redes sociais: esse tipo de mídia social tem como principal característica ter ferramentas de rápida divulgação, e os resultados são ainda mais favoráveis quando utilizados juntamente à um blog. Como exemplos, mencionaremos: Google+, Facebook, Orkut, etc.;
  • Blogs: esse tipo de mídia social é formada por pensamentos e idéias que são expostos em uma página na internet. É interessante que as empresas utilizem essa ferramenta para ficar mais próximo do seu público-alvo, principalmente com a utilização da técnica do SEO (que são maneiras de otimizar o blog para que ele possua mais acesso e melhore a disseminação).

Dicas rápidas de mídias sociais

Infelizmente, muitas empresas ainda não sabem qual o caminho para atingir em cheio o seu público. É importante que a empresa não esteja apenas presente em uma mídia social (já que só isso não é suficiente), é necessário um trabalho mais profundo. Não adianta que as pessoas estejam apenas presentes, e sim precisam interagir e ter confiança na marca. Dessa forma, daremos algumas dicas de como ter sucesso nas mídias sociais:

  • Seja engajado: normalmente os seguidores virão naturalmente, por afinidade. Mas é importante que eles sejam sempre apresentados à novidades. Promova testes, opiniões, enquetes, posts interativos e bem humorados, sempre visando manter a proximidade com a marca. Sempre seja um dos primeiros a divulgar as novidades;
  • Trabalhe sempre com conteúdo humano: procure sempre falar com os seus clientes de maneira natural e atenciosa, nada de mensagens automáticas e robotizadas. Isso faz com que as relações se estreitem e que os clientes se sintam mais à vontade;
  • Relacione-se com as pessoas certas: o importante é que o conteúdo que você divulga chegue nas pessoas que interessam. Por que o que adianta ter publicações interessantes se o seu o público-alvo não as lê? Se você não sabe quem precisa atingir, é preciso fazer perguntas e ir estreitando:
    • Onde compram os produtos? (lojas físicas, virtuais, televendas, etc.);
    • Onde moram?
    • Faixa etária?
    • Homem ou mulheres?
    • Por que utilizam os seus produtos?
  • Sempre seja útil: tente estar sempre próximo do seu cliente, pois dessa forma saberá o que vai ser mais atraente. Se você não postar algo interessante, dificilmente ele lerá todo o conteúdo. Por isso, seja atenciosos e bem engajado;
  • Seja sempre criativo: procure sempre vincular conteúdos novos e interessantes, pois o interesse em coisas repetidas e já comentadas será sempre menor. Pense em coisas atrativas, pesquise e seja inovador! As mídias sociais mudam em segundos!

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