Com o recente pronunciamento de Mark Zuckerberg sobre a nova fase do Facebook, muitas empresas precisarão repensar a qualidade do conteúdo de sua fan page. A nova estratégia da rede social é limitar postagens que não sejam relevantes para o internauta e focar nos relacionamentos. Ou seja, veremos muito mais fotos de gatinhos postadas pelas avós e menos conteúdo comercial.
A mudança é bastante significativa e importante, já que o conceito de “rede social” parece estar se distanciando cada vez mais do público. Ao invés de socializar estamos bombardeando as pessoas com propagandas à moda antiga.
Mas então, como ganhar mais seguidores orgânicos para minha fan page?
1- Lugar de panfleto continua sendo no sinal
Se você quer falar sobre suas promoções ou produtos, faça de uma forma que realmente interesse para quem lê. Se você trabalha com luminárias, por exemplo, seria melhor dar dicas de modelos para cada cômodo da casa, do que anunciar os preços praticados pela empresa. Se a ideia for vender vinhos, sugira harmonizações de pratos, divulgue receitas que combinam com seu produto e dê dicas de como servir. Encontre uma forma de divulgar que seja interessante, que faça o leitor querer clicar no post, em sua fan page e compartilhar ele.
2- Poste imagens de qualidade em sua fan page
Uma imagem fala muito e por isso, invista nelas. tenha fotos de qualidade, que agradem aos olhos, que aproximem as pessoas da sua empresa. Humanize sua página com fotos da equipe, das rotinas, dos clientes… fale sobre os cases de sucesso. Conte histórias. Você pode utilizar gifs animados, baixar aplicativos de edição de imagens, criar frases próprias e buscar interação. Nem sempre é preciso contratar um profissional da área, utilize seu celular para criar momentos e compartilhe eles. Mas sempre, sempre, atente para a qualidade e a relevância da imagem.
3- Fale em linguagem coloquial e em primeira pessoa
Na hora de gerenciar os posts da sua fan page, não perca o seu público final de vista. Se os fãs da sua página são jovens, fale a língua deles. Se tiver de falar com juiz, dona de casa, médico ou advogada, seja parte do mundo deles. As redes sociais permitem que você entre na casa das pessoas, então comporte-se como uma visita. Seja educado e afetivo, sem exageros.
4- Interaja com seu público
Faça posts que incentivem a conversação, utilize-se do humor e das brincadeiras para trazer leveza e diálogo para sua página. Pergunte do que eles gostam, peça que completem a frase, fale do filme novo em cartaz, utilize frases e conteúdo motivacional. O importante é conhecer o perfil do seu público e explorar as oportunidades de conversar com eles. Fuja do óbvio!
5- Utilize vídeos
Vídeos engajam muito, já que eles falam com as pessoas. O vídeos em live, especialmente tem em média até seis vezes mais interações que vídeos on demand, segundo dados do próprio Facebook. Ou seja, a prioridade no feed da fan page sempre vai ser pela conversa. Promova lives, levante questões, esclareça dúvidas, apresente sua empresa, mostre como funciona a linha de produção e outros detalhes. Crie conexões com os usuários da rede, debata com eles e permita que eles expressem opiniões.
Para saber mais sobre a gestão de mídias e Fan Page da sua empresa, entre em contato conosco! 😉