Diagramação é o ato de distribuir elementos em um página. Considerada uma das principais práticas do design gráfico, a diagramação visa solucionar problemas de legibilidade, utilizando-se do conhecimento tipográfico.
A diagramação é aplicada nas mais diversas mídias, como por exemplo: livros, revistas, cartazes, websites, jornais, entre outros.
Na maior parte dos casos a diagramação visa seguir as determinações e conceitos estabelecidos no projeto gráfico para que se mantenha uma identidade em toda publicação.
A baixo uma lista com 7 dicas essenciais para uma melhor diagramação.
01 – Fonte adequada
Serifada
- As fontes serifadas são recomendadas para o corpo de texto em textos longos (principalmente impressos), Uma vez que as serifas contribuem criando linhas que facilitam a leitura.
Exemplos: Adobe Caslon, Adobe Garamond, Century Schoolbook, Times New Roman.
Sem Serifas
- As fontes sem serifa são recomendadas para títulos e chamadas, e também contribuem para a visualização de textos que devem ser vistos a longas distâncias. Elas são perfeitas para exibição e textos no monitor pois transmitem sensação de clareza e organização.
Exemplos: Helvética, Futura, Univers, Verdana.
02 – Alinhamento
Justificado
- É amplamente utilizado para jornais e revistas com textos longos, utilizar alinhamento justificado em colunas estreitas pode resultar em vazios que quebram e dificultam o ritmo de leitura.
Centralizado
- É clássico e formal e quando utilizado sem cuidado pode parecer tedioso.
Esquerda
- É utilizado quando se quer eliminar os vazios causados pela justificação em colunas estreitas. esta forma, consegue-se um bom espaçamento entre letras mesmo em colunas mais estreitas.
Direita
- Usado como um desvio padrão, largamente utilizado em legendas, barras e anotações.
03 – Comprimento de Linha
- O comprimento de linha implica na legibilidade de acordo com o alinhamento e a largura de coluna definidos.
Como padrão utilizado temos:
- Comprimento ideal: 66 caracteres.
- Comprimento máximo: 80 caracteres.
- Comprimento mínimo: 20 caracteres.
- Comprimento mínimo para textos justificados: 48 caracteres.
04 – Colunas de Texto
- O número de colunas de textos geralmente interfere na legibilidade para o leitor e na flexibilidade da diagramação pelo designer.
- Quanto maior o número de colunas, mais flexivel a diagramação de textos e imagens.
- Colunas muito compridas tendem a ser cansativas para a leitura, e colunas muito curtas geralmente quebram o ritmo de leitura dificultando o entendimento do texto.
- É importante também reservar um espaço em branco na página para o descanso durante a leitura.
05 – Utilização de Ícones e Imagens
- A utilização de ícones e imagens de forma correta nos textos fazem com que a compreensão do mesmo seja melhor, ela tambem ajuda a quebrar a monotonia em diagramações com excesso de texto.
- A boa escolha de imagens tende a ser um fator importante para atrair o público para a leitura.
06 – Ritmo
- Estabelecer um ritmo de leitura sem obstáculos que dificultem a mesma resulta em um melhor entendimento do conteúdo. O sentido de leitura também é importante, tome cuidado com o posicionamento dos textos e imagens para que não haja duvida na hora da leitura.
07 – Bom Senso
De nada adianta aplicar todas as regras se não houver BOM SENSO.
Faça parte da Lista VIP da Blueberry e receba as melhores dicas sobre links patrocinados totalmente de graça!