Você ainda tem dúvidas sobre como funciona o Facebook Ads? Elas irão acabar ao final desse conteúdo.
Quando falamos em rede social, qual a primeira que lhe vem à cabeça? Acreditamos que a maioria das pessoas irão falar que é o Facebook.
E não é para menos, são mais de 1,3 bilhões de usuários no mundo. Além de tantos outros que se cadastram todos os dias.
Para grandes marcas ou negócios, um ambiente com uma presença digital tão forte é um local ideal para fazer publicidade, impactando o seu público alvo.
Para publicar anúncios no Facebook, você precisará entender como funciona o Facebook Ads em riqueza de detalhes. No entanto, antes disso, vamos conhecer mais sobre a ferramenta.
Afinal, o que é Facebook Ads?
Facebook Ads é a ferramenta de publicidade oficial do Facebook. Será através dela que você conseguirá anunciar em diferentes formatos.
Ela é paga, porém lhe oferece recursos de segmentação, opções de tipos e funcionalidades incríveis. Logo, se utilizada de forma correta irá agregar muito em suas conversões.
Diversas pesquisas apontam para um fato: O Facebook Ads é uma das mídias pagas mais utilizadas no marketing digital. Acompanhada, é claro, do Google Adwords, que também oferece uma plataforma de links patrocinados incrível.
O que chama a atenção no Facebook Ads é a sua versatilidade, disponibilizando formatos ilimitados de anúncios. Sejam eles de vídeo, de texto ou de imagem. Dessa forma, fica fácil impactar o seu público.
Agora que você já sabe bem o que é. Vamos começar a entender como funciona o Facebook Ads.
Separamos todo o processo por etapas para que ele fique mais claro.
Vamos lá?
Como funciona o Facebook Ads? – Etapas importantes
Ao iniciar a criação de sua campanha, você precisa dar atenção a todas as etapas. Sabemos que compreender como funciona o Facebook Ads logo de primeira, não é uma tarefa simples.
Exatamente por isso, nós, aqui da Blueberry, dividimos cada etapa da criação para facilitar sua vida.
Podemos começar?
Etapa 1 – Criando a estrutura
O primeiro passo para entender como funciona o Facebook Ads, é compreender que cada campanha seguirá as seguintes funções: Campanha, conjunto de anúncio e posteriormente, anúncio.
Quando falamos de campanha, é quando iremos determinar o objetivo que precisa ser alcançado. Como por exemplo, aumentar as curtidas da sua página.
Ao iniciar essa definição, você poderá escolher entre:
- Promover sua Fanpage;
- Aumentar conversões;
- Visualização em vídeo;
- Divulgar uma oferta;
- Divulgar seu evento;
- Alcançar mais pessoas próxima de você;
- Divulgar seu aplicativo;
- Instalação de aplicativo.
Fazendo essa definição, chegará o momento de definir o conjunto de anúncios. Ainda na 1º etapa, esse é o momento que você irá fazer toda a definição de público-alvo, localização, idade, gênero e outras informações relacionadas à segmentação de exibição.
Ainda na fase de conjunto, você deverá estipular o orçamento e onde os seus anúncios serão exibidos. Você terá as seguintes opções:
- Feed do mobile;
- Feed do desktop;
- Instagram;
- Coluna da direita;
Para finalizar essa etapa, você chegará no momento de criar seus anúncios. Esse é o local onde você deverá escolher uma imagem e atribuir um conteúdo relacionado ao seu anúncio.
Etapa 2 – Monitorando Resultados
Depois de seu anúncio criado, você não deve deixar com que ele rode por dias sem acompanhamento. Isso porque, você pode estar gastando o seu orçamento sem obter os resultados planejados.
Você só irá aprender como funciona o Facebook Ads, se você colocar a mão na massa. Por mais que expliquemos, dando o passo-à-passo exato, os pormenores só são possíveis aprender na prática.
O importante é que você tenha ciência de que o monitoramento é muito importante. Até mesmo, para que você possa corrigir alguma falha durante a campanha.
O Facebook Ads tem sua central de gerenciamento. Ela te dará todas as informações de desempenho que você precisa. Sempre relacionado ao objetivo pré-estabelecido no início da criação.
A qualquer momento, você pode alterar ou pausar seu anúncio. Logo, é muito importante que sempre esteja de olho nos números.
Etapa 3 – Avaliando os objetivos alcançados
Ao final da veiculação de sua campanha, o Facebook lhe dará o resultado completo sobre seu desempenho. Com esses dados em mãos, poderá olhar para os números e entender se eles são, realmente, o que você esperava ou se algo deu errado.
Se é a primeira vez que você anuncia, não se preocupe com desempenhos baixos. É normal, aos poucos, você vai aprendendo as melhores práticas e o comportamento de seu público.
Caso queira ajuda para entender como funciona o Facebook Ads ou, então, para criar estratégias assertivas para suas campanhas, conte com a gente!