Uma das profissões que mais tem crescido no mercado é a de gestor de mídias sociais. Com a popularização das plataformas e o público, cada vez mais, ligado nessas novas formas de divulgação, os gestores passaram a ser peça chave em estratégias.
Profissionais de outras áreas do marketing tradicional têm demostrando bastante interesse em se tornar um gestor de mídias sociais, afinal, o mercado está aberto para tal profissão.
O que muitos ainda não sabem, é que se tornar um deles demanda estudo, conhecimento e principalmente experiência. Pois eles serão os grandes responsáveis pelo crescimento da sua marca na internet.
Nós, aqui na Blueberry, temos profissionais especializados nesse assunto. Encaramos a profissão de gestor de mídias sociais uma das mais importantes para fazer com que uma marca cresça e se comunique, assertivamente, nas novas mídias.
Se você está pensando em investir nessas plataformas, saiba que o gestor de mídias sociais pode e vai te ajudar muito.
Mas, afinal, o que ele precisa ter para fazer seu negócio crescer?
A gente te mostra!
Venha!
É preciso ter experiência multiplataforma para ser gestor de mídias sociais…
Há pouco tempo, era muito importante ser especialista em uma ou duas plataformas, atualmente, você precisará ir mais além para obter algum resultado.
Para trabalhar em grandes empresas ou, mesmo, para atuar como freelancer, é importante que você tenha ciência de que o profissional precisa ter familiaridade com diferentes canais de comunicação.
Desde os mais tradicionais, como Facebook, Instagram e Twitter, até plataformas como Tumblr, Pinterest e outras que estão ganhando espaço. Isso porque, não se sabe o local certo em que o público alvo de uma marca estará em maior quantidade.
Depois de um estudo de mercado e de persona é que é identificado e, com isso, inicia-se o trabalho.
Dominar a arte da escrita…
Esse requisito pode ou não ser um fator determinante para a contratação de um gestor de mídias sociais. Atualmente, o acúmulo de funções pode não ser algo positivo para o seu negócio.
Então, realmente, um gestor de mídias sociais precisa ter uma noção de conteúdo e até mesmo de design. No entanto, você pode optar por profissionais especializados em cada área para a realização dessas diferentes tarefas.
Claro que ele precisa entender do assunto, até para gerenciar as atividades. Logo, ele precisa conhecer um pouco sobre copy, sobre tendências de design e, até mesmo, ir um pouco além de suas habilidades em prol de um bom trabalho.
Saber analisar bem cada situação…
Tanto na avaliação de métricas, quanto na lida com seu público alvo, o seu gestor de mídias sociais precisa saber analisar todos os fatos.
Você tem uma ideia do motivo?
Vamos supor que ocorra algum problema em relação à sua marca. Consumidores começam a fazer reclamações abertas, ele precisa ter um plano de ação para aplicar de imediato. Senão, o problema pode se tornar maior ainda.
Por outro lado, ele também precisará saber analisar bem cada uma das métricas das ferramentas. Isso o ajudará a entender se o alcance está bacana, se a campanha converte.
Ter uma visão diferenciada do segmento…
Marcas que chamam a atenção nas mídias sociais fazem um trabalho de branding bem diferente do que suas concorrentes fazem. Isso porque, eles não querem entregar mais do mesmo conteúdo.
Elas pensam em se diferenciar, ir além para ganhar autoridade em cada publicação. Sendo assim, precisam sempre entregar inovação.
Um bom gestor de mídias sociais precisa conhecer bem o segmento de atuação, entender bem o público alvo do qual está falando e compreender a forma de comunicação que irá funcionar melhor.
Sem isso, ele acaba não conseguindo ter um bom alcance.
Há empresas que preferem contratar gestor de mídias sociais que tenha experiência no segmento. Nós acreditamos que se o profissional conseguir pensar fora da caixa, já é um excelente começo!
Agora, se você não quer ou não sabe como contratar um gestor de mídias sociais, podemos te ajudar!
Como dissemos no início desse conteúdo, temos uma equipe profissional de primeira linha que pode te ajudar em tudo o que precisa com relação ao marketing digital.
Desde criação de sites, campanhas, conteúdos e, até mesmo, gestão de mídias sociais!
Quer conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho?
Entre em contato!