A gente não pode dizer que o marketing offline morreu, mas sim que ele sofreu um grande golpe com a expansão da internet e que, a cada dia perde ainda mais espaço para o Marketing Digital e especialmente, para o Marketing nas mídias sociais.
Estamos numa época de pleno desenvolvimento tecnológico e claro, a internet é uma das mais importantes ferramentas atuais e que vem dando novos contornos e direcionamentos ao Marketing.
Hoje não importa mais se você é diretor de uma grande multinacional, CEO de uma Start-Up de fundo de quintal, ou dono de uma barraca de verduras na feira. Você precisa estar online. E mais que isso, precisa estar nas redes sociais, ao menos nas principais e muito bem posicionado. O que é claro, requer algumas técnicas e um pouco de conhecimento.
Mas, se você não sabe exatamente por onde começar, bem, este artigo vai te dar um apanhado conciso de informações que vão nortear o seu marketing nas Mídias Sociais.
As 5 principais redes para marketing nas mídias sociais
O Facebook lidera o ranking com facilidade, já há alguns anos. Foi o responsável direto pelo “enterro” do já esquecido Orkut e ganhou o coração dos brasileiros. Hoje somos 130 milhões de usuários no Brasil!
O serviço de mensagens, Whatsapp também garantiu seu lugar com facilidade e já soma 120 milhões de brasileiros, utilizando a ferramenta.
Em terceiro lugar temos o YouTube, que não para de crescer e hoje conta com 98 milhões de usuários no país.
Logo em seguida temos o álbum virtual de fotos mais queridinho, o Instagram que possui na conta 57 milhões de instagrammers e que tem a maior taxa de engajamento dentre as redes.
O Twitter, que é uma rede social de microblogs, teve uma queda no volume de adeptos, porém ainda conta com 30 milhões de usuários.
Como saber em que rede social devo estar?
Umas das tarefas mais importantes na hora de fazer Marketing nas Mídias Sociais é avaliar onde seu público está.
Para isso você precisa analisar faixa etária, gênero, interesses e outros fatores que determinam quem serão seus fãs e seguidores.
Claro que não é uma tarefa tão simples, mas sem ela, fica mais difícil trabalhar e obter sucesso.
A dica é: conheça o perfil de cada rede, leia sobre elas e, o óbvio, verifique o que a concorrência está fazendo. Se você não sabe como fazer, guie-se por quem sabe!
Como ganhar clientes através do Marketing nas Mídias Sociais
Investindo em conteúdo. A palavra chave é essa! O Marketing nas Mídias Sociais só vai funcionar se o seu conteúdo for de qualidade e atrativo!
Em qualquer uma das redes, inclusive as não citadas, o conteúdo é a mais importante ferramenta para atrair seguidores e fãs.
Ou seja, a imagem tem que ser bonita, o texto precisa ser de fácil e agradável leitura e claro, precisa ter interação da empresa. Inspire-se nas grandes marcas, veja como eles se relacionam e adapte para o seu negócio.
Um outra estratégia, que é extremamente importante, é investir em links patrocinados. Sem eles fica bastante difícil alavancar páginas pequenas e gerar engajamento. Investir em marketing não deve ser considerado uma opção se você planeja crescer.
Portanto, se você quer que o marketing nas mídias sociais transforme sua empresa num case de sucesso, não hesite em investir tempo, conhecimento e capital.
Caso você precise de ajuda para dar o primeiro passo, entre em contato conosco! Não desperdice o potencial da sua empresa. O Marketing Digital veio, está aí e com toda a certeza, vai ficar.