Que tal fazer uma foto, editar com filtros descolados e postar num álbum virtual? Esta era a principal proposta do Instagram quando ainda era apenas um aplicativo em construção, criado pelo brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom. Na época, não se pensava ainda no potencial de Marketing Digital para a ferramenta e, muito menos, nos melhores horários para postar.
Mas, depois de ser comprado pelo Facebook, em abril de 2012, o boom de crescimento no número de usuário tornou a rede social numa das mais queridinhas ao redor do mundo, em especial com a quantidade de celebridades que passaram a postar suas rotinas em fotos, tornando os bastidores de suas vidas acessíveis aos fãs.
Desde então, o aplicativo só faz crescer e já conta com cerca de 800 milhões de instagramers ativos ao redor do mundo. E os números não param de aumentar, especialmente com a chegada da função stories, que conquistou e reduziu consideravelmente o número de usuários do rival, Snapchat.
Com tanto potencial, envolvido, é extremamente importante conhecer e compreender o aplicativo. Portanto, se você possui um negócio e deseja utilizar o álbum virtual para fazer seu marketing, umas das principais estratégias é saber o horário correto para postar no Instagram.
Melhores horários para postar no feed
Primeiramente é importante ressaltar que as estatísticas são completamente variáveis, ou seja, os melhores horários para postar no seu feed pode mudar conforme o perfil do seu público.
Considerando esse aspecto é realmente importante que você conheça seus fãs e seguidores. Existem várias formas e ferramentas que te disponibilizam essas informações. Mas, tendo um perfil comercial, dentro do próprio insta já é possível observar as estatísticas.
Além disso, aqui estão algumas regras mais gerais e abrangentes sobre os melhores horários para postar no Instagram.
- Faça o post baseado nos horários de pico, conforme a localização do seu melhor público. Por exemplo: se seus fãs são maioria em São Paulo, mesmo que você more em Santa Catarina, utilize como base o horário de pico no engajamento, paulista;
- Faça postagens nos intervalos de horários de expediente. Horários de almoço e pós trabalho tem bons índices de engajamento;
- Salve suas postagens mais importantes para os dias letivos, que são os de maior atividade nas redes. Usualmente, quartas e quintas são os dias com melhor engajamento nas redes.
Melhor horário para postar stories
Diferente do feed, as postagens na função stories ficam disponíveis para visualização por apenas 24h. Ou seja, você precisa trabalhar um conteúdo bastante interessante para prender seu público.
Hoje o Instagram Stories já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos. E promete crescer ainda mais, com base nas projeções dos anos anteriores à 2018. Portanto, utilizar a função do aplicativo, também é indispensável!
Sobre os melhores horários para postar no stories, é ainda mais difícil definir, mas, basicamente segue-se as métricas do próprio Instagram, porém com muito mais fatores variáveis. Os números do seu stories são ainda mais particulares, portanto você realmente precisa experimentar, analisar e bolar estratégias.
Em resumo, se você precisa fazer marketing em redes sociais, precisa saber também que o que de fato vai determinar os melhores horários para postar nas redes sociais é o comportamento dos seus fãs e a qualidade do seu conteúdo. Então capriche!
Se você quiser saber mais sobre essa e outras mídias, entre em contato com a gente!