Marketing digital para negócios locais é um dos temas que mais cresce no mercado atual, vamos falar um pouco sobre isso no artigo de hoje.
Se você tem ou gerencia um negócio local, sabe bem a dificuldade que existe para conseguir novos clientes e lucrar mais.
Decidimos te ajudar e hoje vamos revelar 4 estratégias de marketing digital para negócios locais que nós mesmos usamos com nossos clientes e que vão te ajudar a conseguir novos clientes, dominar o cenário digital na sua cidade e lucrar mais.
Primeiramente, preciso te explicar o conceito de “marketing local”.
O negócio local é basicamente uma empresa que está limitada geograficamente, ou seja, os esforços do marketing local são totalmente voltados para atrair pessoas que moram, trabalham ou estão na mesma região que sua empresa.
Tenho que ressaltar que, a ferramenta de atração do marketing local não pode se limitar apenas à vantagem de distância em km ou facilidade de locomoção.
É verdade que as pessoas buscam estabelecimentos mais perto de suas casas, mas além da distância, tem vários outros elementos que podemos explorar no âmbito local.
Geralmente, pessoas de uma mesma localidade compartilham da mesma cultura, frequentam os mesmos lugares, estudam no mesmo local, tem hábitos parecidos, etc.
Você pode explorar isso na sua estratégia, utilize elementos comuns para as pessoas da sua cidade. Algo que as conecte entre si e depois com a sua empresa.
Vamos aos dados
Sabia que mais de 80% das pessoas pesquisam no Google quando querem encontrar um negócio perto de onde estão?
Isso quem diz não sou eu, é o próprio Google, lá no Think with Google, e falando nele, o Google é a maior ferramenta de vendas para qualquer tipo de negócio, seja local, físico, online, nacional ou internacional, e é por isso que começaremos a falar das estratégias iniciando por ele.
4 estratégias de marketing para negócios locais
Trabalhe a demanda real
Como disse antes, o Google é maior ferramenta de vendas do mundo, e fica bem mais fácil de entender isso quando olhamos para os números.
Segundo o site Internet Live Stats, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias no buscador.
Sempre que as pessoas necessitam de algo, buscam no Google. Mas deixa eu te perguntar, se eu estivesse na sua cidade e pesquisasse agora pelo produto ou serviço que você oferece, você iria aparecer? E se aparecesse, estaria na primeira página?
Preciso te explicar que, se uma pessoa pesquisa e não te acha ou você não aparece, é como se sua empresa não existisse.
O Google te oferece duas maneiras de estar sempre presente quando seu público-alvo pesquisar por você, o tráfego pago e o orgânico.
O tráfego orgânico é um pouco mais complexo que o pago. No tráfego orgânico você precisa utilizar técnicas de SEO para otimizar seu site e ele aparecer entre os primeiros resultados no Google.
Além das técnicas de SEO, você pode recorrer à principal ferramenta que o Google disponibiliza para negócios locais no orgânico, o Google meu negócio.
O Google meu negócio é uma plataforma do Google que te permite a criação de uma ficha com os principais dados da sua empresa e do seu produto ou serviço.
Quando alguém pesquisa por um produto ou serviço no Google, ele exibe fichas de vários negócios localizados perto da pessoa.
Caso queira saber e entender mais sobre o Meu Negócio, temos outro texto falando um pouco mais, acesse aqui.
Já tráfego pago é quando você paga ao Google para exibir seu site entre os primeiros resultados, isso acontece através do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.
Através do Google Ads você pode criar um anúncio que irá aparecer quando uma pessoa pesquisar por uma palavra-chave que você esteja utilizando.
Vou te dar um exemplo, vamos supor que você tenha criado um anúncio e definido como palavra-chave o termo “oficina mecânica em são paulo”, quando uma pessoa procurar por essa palavra-chave, seu anúncio irá aparecer.
Esse exemplo que dei, é de uma campanha de pesquisa, a principal campanha que o Google oferece.
Temos um vídeo no canal ensinando do absoluto zero o passo a passo para criar sua primeira campanha de pesquisa, acesse aqui.
Caso você ainda não tenha conta no Google Ads, também temos um vídeo ensinando a fazer isso, acesse aqui.
Conteúdo nas redes sociais
Sempre deixe suas redes sociais muito bem alimentadas, seu site e suas redes sociais são uma representação digital do seu estabelecimento físico.
Partindo desse princípio, podemos pensar que, você não gostaria de receber um cliente na sua empresa toda desorganizada, suja e cheirando mal, né?
Por isso você deve manter suas redes sociais sempre atualizadas, lá é o espaço que você tem para se comunicar com seu público.
Não faça apenas posts comerciais exibindo seu preço, faça posts e stories criativos, utilize tendências do momento e co-relacione com aspectos da sua cidade, para gerar conexão com seu público.
Aqui vão algumas dicas para negócios locais nas redes sociais:
- Inclua sua localização, seja na bio ou em alguma outra seção.
- Inclua seu serviço e sua localização no nome do seu perfil, exemplo: “Autoturbo – Oficina Mecânica em SP”
- Use e abuse dos vídeos, grave seu estabelecimento por dentro, por fora, faça reels, stories e tudo que puder.
Branding local
Você já viu aqueles anúncios do Ifood no YouTube? Ou talvez o patrocínio do PicPay no BBB?
Responda com sinceridade, você acha que um usuário vê o anúncio e imediatamente faz um pedido no Ifood ou abre uma conta no PicPay? A resposta é, não.
Na verdade, o objetivo desses anúncios não é que a pessoa imediatamente faça um pedido ou abra uma conta, o objetivo desse tipo de anúncio é impactar e influenciar o consumidor em sua próxima compra.
Futuramente, quando essa pessoa precisar pedir um delivery ou precisar abrir uma conta em um banco digital, ela vai automaticamente lembrar o Ifood e do PicPay, e dar prioridade para essas empresas.
Por isso o branding tem que focar em exibir as vantagens e passar segurança ao seu público alvo.
Você pode fazer seu branding de muitas formas, mas as 2 principais formas que indico são as campanhas de YouTube Bumper e anúncios de alcance nas redes sociais.
Os anúncios Bumper são os anúncios de 5 segundos sem a opção de pular o anúncio, como são curtos, geralmente passam uma mensagem rápida que fica na cabeça do usuário.
Tem 3 pontos que você tem que se preocupar ao realizar uma campanha YouTube Bumper, música, oferta e impacto.
A música desempenha um papel importantíssimo, pensa comigo, quantas empresas você conhece apenas pela música ou pelo jingle? Ifood, McDonald’s, Marisa, etc.
A oferta é o ponto principal, você não pode aparecer para o usuário de mãos vazias, apresente uma oferta ou vantagem no seu produto ou serviço.
O impacto é a peça que falta, será responsável pelo quão marcante seu anúncio será para o usuário, quanto mais marcante, mais você será lembrado futuramente.
Já nas campanhas de alcance nas redes sociais, você vai trabalhar criativos com os mesmos princípios das campanhas Bumper.
Anúncios curtos, impactantes e com uma boa oferta. As redes sociais vão te oferecer possibilidades de segmentação fundamentais para complementar os anúncios no Google e te ajudar a incrementar sua estratégia de marketing digital para negócios locais.
Campanhas de chamada
No Google Ads você tem um tipo de campanha chamada Campanha de Chamada, a campanha de chamada é ideal para empresas de serviços que atuam a nível local.
Nesse estilo de campanha, seu anúncio aparecerá com seu número de telefone fixado no topo das copys, com o maior destaque possível.
Quando o usuário clica no anúncio, ele é direcionado para o teclado do celular com seu telefone já digitado, precisa apenas que ele dê um clique para completar a chamada.
As campanhas de chamada tendem a gerar um grande número de chamadas, então escolha com muito cuidado o número de telefone que você deseja receber essas chamadas.
Defina muito bem o horário que você poderá atender a essas chamadas, e configure isso nos anúncios, para que ninguém ligue e fique sem resposta.
Temos um vídeo no canal que vai te ensinar do zero o passo a passo para criar uma campanha de chamada no Google Ads, acesse aqui.
Tenho certeza que se aplicadas corretamente, essas dicas vão te ajudar a lucrar mais com seu negócio local, sucesso com as campanhas.
Em nosso canal possuímos muito conteúdo que pode te ajudar nessa caminhada no digital, acesse aqui e confira.
Temos um vídeo em especial com o mesmo tema desse artigo, marketing digital para negócios locais, acesse aqui.