Se você já anuncia no Google Ads há algum tempo e já teve alguns anúncios reprovados, sabe a frustração que é ser impedido de anunciar seu produto ou serviço.
É… aqui na Blueberry, gerenciamos anúncios há mais de 11 anos e já vimos todos os tipos de reprovações possíveis.
Por isso decidimos fazer esse post para te ajudar a evitar esses bloqueios irritantes e reprovações inusitadas.
Imagina ter suas vendas impedidas por conta de anúncios reprovados? Um pesadelo, né? Entretanto, para evitar ou até remediar essas situações de reprovação, você deve conhecer os principais motivos que bloqueiam os anúncios e suspendem as contas.
Principais motivos de anúncios reprovados no Google Ads
1 – Uso de termos de marcas registradas
Diversas marcas que são protegidas por copyright e, por isso, se torna impossível utilizar os nome delas em anúncios. Mesmo que você seja afiliado ou franqueado, não poderá utilizar os termos de marcas registradas a menos que tenha um autorização da empresa.
2 – Conteúdo sexualmente explícito
Não é novidade que as plataformas de tráfego são muito rígidas com políticas de nudez ou conteúdo sexual, portanto, tome cuidado com imagens e certos tipos de texto que você utiliza em seus anúncios.
3 – Anúncios com indutor de cliques
Anúncios que usam táticas de indução de cliques ou imagens/textos sensacionalistas para gerar tráfego. Anúncios que alegam revelar segredos, escândalos ou outras informações sensacionalistas sobre o produto, ou serviço divulgado.
O uso de indutores de cliques como “Clique aqui para descobrir”, “Você não acreditará no que aconteceu” ou frases semelhantes com o intuito de incentivar o usuário a clicar no anúncio para entender o contexto completo
4 – Problemas com página de destino
Essa categoria é um pouco mais difícil de resolver, pois, geralmente são problemas com o código do site, ou seja, precisa-se de conhecimento em programação para resolver.
O mais comum com os sites, é o erro de “Robots.txt”. Esse é um arquivo que se configurado da maneira correta, permite que os robôs do Google façam varreduras no site.
Mas é muito comum que esteja configurado de maneira errada, nesses casos o ideal é conversar com o suporte do Google para ter um auxílio mais de perto
Bem, agora que você já conhece as principais causas de reprovação, vou te mostrar…
Como reverter anúncios reprovados ou campanhas
1 – Identifique o motivo da reprovação
Você pode conferir o motivo da reprovação através da coluna “status” no Google Ads, geralmente ela vai apresentar que o anúncio está reprovado e logo abaixo mostra o motivo da reprovação, como no exemplo abaixo:
2 – Faça as alterações necessárias
Após identificar qual o problema que causa as suas reprovações, faça as alterações necessárias para que seu anúncio volte a rodar. Feitas as alterações, o anúncio passa por uma nova revisão, para que depois seja aprovado.
3 – Conteste a reprovação, se possível
Caso você discorde da sua reprovação ou pensa que o motivo foi indevido, dentro da ferramenta do Google existe a opção de “contestar a reprovação”, solicitando uma nova análise. Para contestar, basta passar o mouse em cima da barra “status” e clicar em “contestação”.
- Utilize o chat do suporte
O Google Ads possui um chat de suporte onde você pode conversar com um especialista, ele analisa a conta por dentro, te ajuda a identificar e resolver problemas de reprovação. Caso suas tentativas não funcionem, o suporte pode ser útil.
Se você tem muitas reprovações ou bloqueios com frequência, pode estar fazendo algo errado! Queremos te oferecer uma consultoria grátis para te ajudar a identificar os problemas até melhorar seus resultados no Google Ads, basta acesse este link.