Como Aparecer nas Primeiras Posições do Google? Nos últimos anos o número de anunciantes no Google cresce cada vez mais, os empreendedores estão finalmente entendendo a importância dos anúncios no sucesso da empresa.
Esse aumento de anunciantes, aumenta em muito a competição, são muitas empresas brigando pela primeira posição no Google.
Com isso, quem deseja se destacar no Google precisa de muitos diferenciais para ter sucesso, dentre eles um dos importantes é: aparecer nas primeiras posições do Google.
Sabendo dessa necessidade e da dificuldade dessa tarefa, hoje vamos elencar algumas dicas e te ensinar como aparecer nas primeiras posições do Google de uma vez por todas.
Para você entender um pouco melhor, os anúncios de pesquisa do Google funcionam da seguinte maneira:
Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, o anúncio pode ser exibido perto dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.
Na parte superior da página são exibidos 4 anunciantes, porém, depois vem os resultados orgânicos e lá embaixo, na parte inferior, podem ser exibidos até 4 anunciantes também.
A grande dificuldade de alguns anunciantes é ficar entre os 4 anunciantes da parte superior da página e ter um destaque entre os demais.
Como saber em quais posições estou aparecendo?
O Google disponibiliza alguns dados sobre o posicionamento dos seus anúncios, basta acessar o menu “informações do leilão”.
Aqui nesse painel, existem duas métricas que você precisa ficar de olho:
- Taxa da parte superior da página: é a frequência com que seu anúncio (ou o anúncio de outro anunciante, dependendo de qual linha você está visualizando) foi exibido na parte superior da página nos resultados da pesquisa.
- Taxa da 1ª posição na página: A taxa de impressões na primeira posição da rede de pesquisa é a porcentagem de impressões exibidas como o primeiro anúncio acima dos resultados da pesquisa orgânica. Use essa métrica para ver se as alterações no desempenho ocorrem devido a mudanças na localização do seu anúncio
Como aparecer nas primeiras posições do google
O Google decide quais anúncios serão exibidos e como eles serão posicionados por meio do leilão de anúncios.
O Google Ads calcula a classificação de cada anúncio do leilão, que determina a posição dos seus anúncios e define se eles estão qualificados para exibição.
Em termos gerais, o anúncio com a melhor classificação é exibido na primeira posição, aquele com a segunda classificação mais alta aparece na segunda posição e assim por diante, presumindo que eles atinjam o limite mínimo correspondente.
Quer Receber Uma Análise de Site 100% Grátis?
Eu Quero Uma Análise! |
Existem 6 fatores usados para calcular a classificação do seu anúncio:
- Seu lance: quando você define seu lance, você define qual o valor máximo que aceita pagar por um clique em seu anúncio.
- Qualidade dos anúncios e do site: o Google analisa seu anúncio e a relevância dele para o usuário no momento da pesquisa, além disso, também avalia seu site, sua página de destino, se ele tem concordância com os anúncios e se agrega algo ao consumidor, avalia a rapidez do site, facilidade de navegação, entre outros fatores.
- Classificação mínima do anúncio: o Google define os valores mínimos que um anúncio precisa atingir para garantir publicidade de alta qualidade.
- Concorrência do leilão: se dois anúncios concorrendo pela mesma posição tiverem classificações similares, ambos terão oportunidades semelhantes de ganhar essa posição.
À medida que a diferença na classificação entre eles aumentar, o anúncio com melhor classificação terá mais chances de vencer, mas talvez pague um custo por clique maior pela mesma razão.
- Contexto da pesquisa: o contexto é importante no leilão de anúncios. Ao calcular a classificação do anúncio, consideramos vários fatores: os termos de pesquisa que a pessoa inseriu, a localização geográfica dela no momento da pesquisa, o tipo de dispositivo usado, etc.
- Estimativa do impacto das extensões e de outros formatos de anúncio: ao criar um anúncio, você tem a opção de adicionar outras informações a ele, como um número de telefone ou mais links para páginas específicas do seu site.
São as chamadas extensões de anúncio. O Google Ads faz uma estimativa de como as extensões e outros formatos usados afetam o desempenho do anúncio
Exemplo
Veja um exemplo simplificado de como funciona a classificação do anúncio. Ela não considera todos os fatores mencionados acima, mas tem como objetivo fornecer uma visão geral ampla dos algoritmos do Google:
Imagine que cinco anunciantes estejam concorrendo por, no máximo, quatro posições de anúncio acima dos resultados da pesquisa na página do Google. Suponha que a classificação dos anúncios de cada anunciante seja 80, 50, 30, 10 e 5.
Se a classificação mínima necessária para que o anúncio seja exibido acima dos resultados da pesquisa for 40, apenas os dois primeiros anunciantes (com classificações de 80 e 50) poderão exibir anúncios acima dos resultados.
Se a classificação mínima para que o anúncio seja exibido abaixo dos resultados da pesquisa for 8, dois dos três anunciantes restantes (aqueles com classificações de 30 e 10) terão os anúncios exibidos abaixo dos resultados. O anunciante com classificação 5 não atingiu o valor mínimo e, assim, o anúncio não será exibido.
Com base nas métricas da parte superior e da primeira posição, o anunciante com classificação 80 (primeira posição acima dos resultados) terá 1 impressão contabilizada para a parte superior e a primeira posição, o anunciante com classificação 50 (segunda posição acima dos resultados de pesquisa) terá 1 impressão para a primeira posição, e o anunciante com classificação 30 (primeira posição abaixo dos resultados) não terá impressões para a parte superior e primeira posição, assim como o anunciante com classificação 10 (segunda posição abaixo dos resultados de pesquisa).
Tabela
Classificação do Anúncio | Impr. Primeira Posição | Impr. na Parte Superior | % de impr. (1ª Posição) | % de impr. (Parte sup.) | |
Anunciante A | 80 | 1 | 1 | 100% | 100% |
Anunciante B | 50 | 0 | 1 | 0% | 100% |
Anunciante C | 30 | 0 | 0 | 0% | 0% |
Anunciante D | 10 | 0 | 0 | 0% | 0% |
Para melhorar sua parcela de impressões na parte superior e na primeira posição da página de resultados de pesquisa, você pode:
- melhorar a qualidade dos anúncios e a experiência na página de destino;
- aumentar seu lance.
Sempre que alguém faz uma pesquisa e aciona um anúncio que concorre em um leilão, nós calculamos a classificação desse anúncio.
Esse cálculo considera seu lance, a relevância do anúncio, a experiência na página de destino e a CTR esperada no momento do leilão, além de outros fatores. Para determinar os componentes de qualidade do momento do leilão, analisamos vários fatores diferentes.
Ao aprimorar os fatores a seguir, você ajuda a melhorar os componentes de qualidade da classificação do anúncio:
Mais qualidade gera melhor classificação do anúncio
- Taxa de cliques esperada do anúncio: é composta, em parte, pelo histórico de cliques e impressões do anúncio (de acordo com fatores como a posição, extensões e outros formatos que possam ter afetado a visibilidade de um anúncio em que alguém clicou anteriormente).
- Relevância do anúncio para a pesquisa: o nível de relevância do texto do anúncio para a pesquisa de um usuário.
- Qualidade da sua página de destino: qual é o grau de relevância, transparência e facilidade de navegação da sua página.
Caso queira ler mais sobre esse assunto, acesse o suporte do Google e leia o artigo completo.