Como todos já devem ter percebido, o Facebook reduziu o alcance orgânico nas postagens da linha do tempo gradativamente. No início, o alcance espontâneo de um post chegava a 12% – esse número caiu para 6% e hoje não chega a 2% no Brasil.
A primeira reação do anunciante é de indignação, pois o sentimento de estar sento ‘’forçado’’ a pagar por algo que em sua cabeça deveria ser gratuito, (já que o slogan do Facebook é justamente este), é o que predomina.
Mas vamos analisar os fatos: o Facebook é uma empresa que nos oferece sua plataforma social gratuitamente, e não, isso nunca irá mudar. Mas, a partir do momento que queremos anunciar os nossos produtos e serviços nessa plataforma, não estamos somente socializando e sim ‘’vendendo o nosso peixe’’, certo? E é ai que entra a ação do Facebook.
A princípio, o motivo do corte no alcance, seria para diminuir ”spams’’ e conteúdos irrelevantes e não poluindo assim a timeline dos usuários além de manter a plataforma mais séria e ‘’clean’’ possível. Claro que com isso eles lucrariam (e muito), mas sejamos sinceros, eles estão mais do que certos.
A rede vem atualizando com frequência os seus algoritmos com o objetivo de filtrar e destacar os conteúdos mais relevantes para cada usuário individualmente, ou seja, os posts e histórias patrocinadas que aparecem no seu feed (incluindo postagens de amigos) não serão mostradas na mesma ordem no feed de um outro amigo seu na rede social, por exemplo. Isso porque esses algoritmos, essa ‘’fórmula’’, calcula a partir de suas preferências, curtidas, comentários e relevância nos posts. Resumidamente ela se baseia em seu engajamento dentro da rede. Ainda assim, ela não é infalível. Você ainda vê posts desinteressantes, mas em uma proporção muito reduzida.
A dúvida agora é a seguinte: investir em campanhas de likes ou engajamento? A resposta é única: nas duas! De nada adianta uma página com mais de 15 mil curtidas, fazer uma postagem onde apenas 300 fãs irão visualizar. O segredo é nunca deixar de investir em novos fãs, pois o seu concorrente não irá estagnar em nenhum momento, mas tão importante quanto conquistar os novos é manter os atuais conectados.Afinal, o que realmente traz conversão é de fato o engajamento.
Uma dica é dividir a verba total investida nas suas campanhas do Facebook Ads, destinando uma parte para engajar seus posts. Vale ressaltar que as campanhas de engajamento sempre acabam trazendo novos fãs para página, mesmo que em proporção menor.
Quanto mais qualidade seus posts tiverem, mais esse tipo de campanha irá refletir no número total de fãs da sua página, e você tem ainda a possibilidade de promover esses posts para novos fãs, o que só potencializa o branding da sua marca. Afinal todos sabemos que Fãs + Engajamento = Sucesso!
Escrito por: Cíntia Barbosa.