Porque configurar código de conversão do Adwords?

Toda vez que criamos uma estratégia de marketing digital, o que esperamos é que essa estratégia nos traga resultados para que, assim, possamos cumprir a missão do qual estamos destinados.

E só existe um jeito de conseguirmos encontrar esses resultados com mais assertividade, que é observando os relatórios do comportamento de nossa estratégia, correto?

Quando optamos pela utilização do Google Adwords isso não é diferente, precisamos rastrear como estão ocorrendo às conversões de nossos anúncios para saber se podemos deixar rolar como está ou se é possível melhorar o desempenho com alguns ajustes, mas tudo isso só poderá acontecer se o código de conversão do Adwords estiver instalado.

  • Nunca tinha ouvido falar desse recurso?
  • Nunca havia usado em seus anúncios do Google Adwords?

Olha, nós, da Blueberry, temos uma preocupação muito grande em lhe entregar informações que sejam realmente úteis, então preparamos esse material com o objetivo de fazer você ter melhores resultados em suas campanhas.

Vamos começar?

Você sabe o que é conversão?

Pode ser que você esteja começando e ainda não saiba o que é conversão. Não há qualquer problema, afinal estamos aqui para isso, para clarear suas ideias com relação ao universo do marketing digital.

A conversão será toda a ação pré-definida por você, para o usuário praticar em suas páginas, por exemplo, se você tem uma loja de suplementos e está anunciando na internet, certamente o seu objetivo é vender seus produtos.

Se você trabalha com serviços, o que você quer é vender a prestação de serviço, no entanto, podem existir situações que a ação de conversão seja baixar um material para que o e-mail seja capturado, entende?

Qual será o objetivo de sua conversão, não importa, o que realmente importa é que os usuários a pratiquem o que você determinar e que você consiga mensurar isso.

Por que devo usar o código de conversão?

Para entender a importância da utilização do código de conversão, criamos uma analogia que deixará tudo muito claro.

Imagine que você tenha que ir a um local, mas você nunca foi lá antes, não conhece o caminho e muito menos a região. Então, provavelmente, se você não tiver um mapa que lhe mostre um rumo, não conseguirá chegar e vai se perder, não é mesmo?

Não fazer a utilização do código de conversão do Adwords é praticamente a mesma coisa, pois você não saberá de onde as suas conversões estão vindo, quais os meios que estão impactando melhor os seus usuários, qual o tipo de anúncio que está chamando mais a atenção, e até mesmo, qual é o tipo de público que representa a persona de seu negócio.

É fato, você ficará com informações limitadas e isso irá colaborar para que você não melhore as suas campanhas, entende?

Então, é possível acompanhar todas as informações sobre as conversões?

O Google Adwords disponibiliza aos seus usuários uma ferramenta mais que fantástica para que eles possam acompanhar informações sobre suas conversões. Entre essas informações, podemos citar:

  • Qual anúncio está convertendo melhor;
  • Qual a palavra-chave está atraindo mais cliques;
  • Qual o tipo de campanha que melhor converte;
  • E até mesmo, para uma loja virtual com uma quantidade de produtos significativos à venda, dá a possibilidade de entender qual é o ganhador em volume de vendas.

Acreditamos que você já deve estar achando essa ferramenta incrível, não é mesmo? E muito ansioso para saber como fazer a sua utilização em seus anúncios.

Podemos dizer que seu uso é relativamente simples, basta que você tenha um código para que o usuário visualize depois de realizar a conversão. Normalmente, esse código é colocado em páginas de finalização da ação com frases como:

  • Obrigado por comprar conosco;
  • Obrigado por Baixar;
  • Obrigado pela inscrição em nossa lista de e-mail;

Ou qualquer outro tipo de dizer que seja mostrado, APENAS, depois da ação já praticada.

Estamos batendo muito nessa tecla, pois se o código de conversão do Adwords for colocado em uma página diferente dessa, certamente, a mensuração de resultados será feita errada e você não conseguirá ter certeza dos números, ok?

Ah, um detalhe importante que deve ser salientado, o código só consegue rastrear conversões que são provenientes do próprio Google, sendo assim, se seus usuários estiverem vindos de outras fontes, como o Facebook, por exemplo, a conversão não será computada.

O código, nada mais é do que uma programação em JavaScript e HTML e deve ser inserido antes do final da tag </body> de sua página.

Talvez, se você não entende nada de programação, vai achar muito difícil, mas acredite! Tudo o que você precisa é copiar e colar o código que o Adwords irá fornecer e pronto.

 

Como obter o código de conversão do Adwords?

Fizemos um passo a passo bem simples para que você consiga seguir e obter o seu código:

1º Passo – Entre no seu painel do Adwords e vá a Ferramentas> Conversão;

2º Passo – Clique na opção “+ Conversão”;

3º Passo – Agora, será necessário inserir algumas informações sobre o que está criando, então coloque:

  • O nome da conversão. Pode ser qualquer um;
  • A fonte, que é o local de onde os seus usuários estão vindo;

Ai coloque salvar e continuar editando;

4º Passo – Nessa etapa, você precisará fornecer mais algumas informações obrigatórias, então coloque:

  • Será pedido que você coloque o valor da conversão, que seria o seu ROI, porém você também pode escolher em não atribuir nenhum;
  • Depois, você precisará escolher se quer contar todas as suas conversões ou apenas as únicas. Normalmente, é utilizada a conversão única para contar leads e todas as conversões para contar o número de compras;
  • Na seguinte, será necessário que você atribua uma janela de conversão para ser computado, ou seja, por quanto tempo valerá o código. Por exemplo, devem ser computadas todas as conversões de 30 dias depois do clique;
  • Agora, você precisa atribuir a categoria da conversão, que pode ser pela compra, pelo lead ou por seleção. Na realidade, essa opção é apenas para organização;
  • Será o momento de optar pela linguagem de seu código de conversão. Acreditamos que o melhor é pedir para que seja em HTML, mas ai vai de sua escolha;
  • Por último, existe uma opção de colocar uma espécie de contador em sua página, que irá informar ao usuário que existe um monitoramento ali. A utilização pode deixar o usuário com medo de clicar em algo em sua página, mas vai de opinião a sua utilização. Normalmente, optamos por não mostrar essa mensagem.

5º Passo – Confirmar as informações e pegar o código.

Agora, basta que você coloque o código informado na página que deseja e pronto, começará a ocorrer o monitoramento dentro do seu painel.

Verifique se o código foi colocado no lugar certo para que não ocorra nenhum erro no momento da utilização, tudo bem?

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto ou algo que não tenha ficado tão claro?

Pergunte-nos!

E claro, se precisar de ajuda em suas campanhas ou na inserção de seu código fonte, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe ajudar a maximizar seus resultados.

Até mais!

Preencha os dados abaixo para
fala com um consultor