Uma segmentação assertiva é uma das portas de entrega para uma campanha bem feita. Seja ela no Google Adwords ou em qualquer outra plataforma de anúncios que tem a missão de divulgar uma informação para um determinado público alvo.
Aqui, na Blueberry, temos uma grande preocupação em estudar cuidadosamente a persona de cada projeto em que estamos trabalhando, pois só dessa forma conseguimos concentrar nossos esforços para criar estratégias focadas no público alvo em questão.
Isso acontece sempre, por esse motivo nesse conteúdo iremos tratar de segmentação para campanhas de vídeos, lhe mostrando a importância de usar essa ferramenta em sua estratégia e também, informando quais são as opções de segmentação que costumam funcionar melhor.
Podemos começar?
Por que devo segmentar minha campanha?
Antes de fazer a aplicação de qualquer estratégia, precisamos entender o porquê da ação, senão estaremos apenas copiando…
Entenda que quando se fala de internet, mais especificadamente de vídeos no Youtube, estamos tratando de algo acessível para toda e qualquer pessoa. Veja alguns números:
- O Youtube recebe mais de 1 bilhão de visitas por dia;
- 25% do tráfego do Youtube são provindos do mobile;
- 6 bilhões de horas de conteúdo são assistidas por mês;
- A cada minuto, 100 horas de vídeos são enviados a plataforma;
- É o terceiro site mais acessado do mundo.
Os números impressionam, não é mesmo? Então, imagine divulgar sua empresa ou marca em uma plataforma lotada de acessos?
Seria muito bacana, porém se não for feito da forma correta, acabará fazendo com que você gaste dinheiro e não obtenha resultado… Pense conosco!
Vamos imaginar que você tenha uma empresa de engenharia, de construção e deseja trabalhar vídeos para captar mais clientes… Concorda que se você falar com um público infantil, você não terá o retorno desejado? Afinal, eles não são seu público alvo.
Sua difícil missão é descobrir quem tem interesse em comprar de você, quem são as pessoas que se interessam por seus produtos ou serviços e, assim, anunciar somente para elas.
Claro que estamos explicando de uma forma didática, pois talvez você nunca tenha tido contato com esse assunto. No entanto, nossa intenção é nos aprofundar um pouco mais no assunto e lhe ensinar a como segmentar campanhas de vídeos no Adwords.
Vamos lá?
Segmentando campanhas de Vídeos no Adwords
Para trabalhar de forma mais precisa é muito importante que você conheça todos os tipos de segmentação do Adwords e nós vamos te ajudar com isso.
Segmentação por Palavra Chave
A segmentação por palavra chave irá funcionar da mesma forma que atua na rede de pesquisa ou na rede de display.
É preciso escolher quais são os termos de busca que irão mostrar o seu anúncio, ou seja, quando um usuário procurar por um termo X, seu anúncio será veiculado.
Para que isso aconteça da forma mais precisa possível é bastante importante que você crie um grupo de palavras chaves correlacionada e que também, estabeleça quem serão as palavras chaves negativas.
Se você nunca ouviu falar de palavras chaves negativas, não tem qualquer problema, explicamos rapidamente: Elas são termos que até podem ter uma grafia parecida ou se enquadrar no escopo, porém de uma maneira geral acabam trazendo um grupo de pessoas que não é do nosso interesse.
Por exemplo, se você trabalha com venda online de tênis de marcas importadas, usar palavras chaves como tênis baratos ou tênis nacionais destoam do seu objetivo, concorda? Então, você deve bloquear seu uso em suas campanhas, evitando gastos desnecessários com cliques.
Segmentação por dados demográficos
Cada modelo de negócio tem um público alvo específico, de uma faixa etária, localidade e muitas vezes gênero. É muito importante que esse item seja incorporado em sua campanha para que você não converse com as pessoas erradas e, por isso, não tenha conversão.
A segmentação por idade irá te ajudar a mostrar seu anúncio em vídeo apenas para pessoas do grupo de interesse que tenham um perfil compatível com o anúncio.
A segmentação por sexo também é muito útil para negócios que tenham um perfil focado nesse tipo de público. Por exemplo, uma loja de maquiagem tem, em uma grande maioria, um público alvo feminino. Enquanto uma loja de ternos costuma trabalhar, normalmente, com o público masculino.
Já quando falamos de localidade, a segmentação passa a ser primordial, principalmente se o seu negócio tiver apenas um atendimento local.
Muitas lojas virtuais e e-commerces acreditam que se não segmentarem terão um alcance de público muito maior. Na teoria, elas até estão certas, no entanto do que adianta ter milhares de pessoas visualizando sua campanha em vídeo, se não há uma taxa de conversão significativa?
Você estará gastando dinheiro para não ter retorno!
A melhor forma de acertar na segmentação é marcar que seu anúncio seja mostrado apenas para o público que tenha o seu perfil em sua área de atendimento, Por exemplo, você tem um restaurante que serve comida e oferece o serviço de delivery, por qual motivo você precisa colocar a sua campanha para ser veiculada no Brasil todo, se você só faz entrega na região? O mesmo acontece com lojas que só trabalham com frete para uma determinada localidade.
Anuncie apenas na região que você trabalha, isso lhe fará conseguir uma taxa de conversão mais alta e eficiente.
Segmentação por Interesse
Outro tipo de segmentação que funciona muito bem é a segmentação por interesse.
Quando você criar o seu anúncio, irá perceber que é possível atribuir categorias para a impressão. Essas categorias são as mais diversas possíveis, desde artes, finanças, comidas, hobbys até mesmo automóveis.
Pode parecer uma besteira, mas segmentar dessa forma aumenta suas chances de atingir seu público alvo, isso porque um usuário que naquele momento está procurando por comida, certamente, não está buscando peças de carros, logo suas chances de ser visto aumentam e muito.
Tal segmentação evita que o seu anúncio fique perdido em meio a temas que não têm relação com o assunto abordado, pois quando isso ocorre passa uma impressão de falta de profissionalismo, já que tem algo errado ocorrendo.
Segmentação por controle de impressão
Esse é um tipo de segmentação quase esquecida por anunciantes que começam a trabalhar campanhas no Adwords de uma forma geral.
Quando você optar por anunciar usando a plataforma, você tem a opção de escolher quais são os blogs e sites que podem rodar a sua campanha, além de quais, você deseja que isso não ocorra. Normalmente, essa segmentação simples é feita pela própria plataforma, mas você pode atribuir conceitos próprios.
Por exemplo, o Adwords pode ter liberado um site para veiculação, porém o mesmo lhe gera uma quantidade de cliques inválidos enormes, então com essa opção, você conseguirá bloquear a exibição para esse local.
Isso pode ocorrer com diversos sites, até mesmo aqueles que você julgue pouco profissional ou que por opinião não deseje veicular sua marcar a ela. Basta bloquear e pronto!
Segmentação por Remarketing
Por último, vem à segmentação por remarketing que tem como objetivo impactar novamente um usuário que já tenha tido contato com seu anúncio, porém não converteu.
As campanhas de remarketing é uma espécie de “seguidora” do usuário, pois ela é exibida em todos os sites possíveis, no intuito de lembrar e persuadir o potencial cliente a voltar e finalmente realizar a conversão. Esse tipo de campanha lhe entrega ótimos resultados.
Essas são as formas mais eficientes de fazer segmentação de vídeos no Google Adwords. Pode até parecer complexo de primeiro momento, no entanto, com o passar da utilização, você verá que é um passo a passo simples de estabelecer, desde que você tenha um estudo de público alvo de qualidade pronto.
Caso você precise de auxílio, entre em contato conosco, teremos o maior prazer de lhe ajudar a ter melhores resultados em suas campanhas de vídeo.
Boa sorte e até mais!