As redes sociais são, sem qualquer sombra de dúvida, uma das ferramentas primordiais em uma estratégia de marketing digital.
Todos os dias o volume de acesso é cada vez mais alto, o que torna o gerenciamento completo e com a necessidade de uma dedicação de tempo bastante alta.
Quem é social media sabe a quantidade de comentários, inbox, curtidas e compartilhamentos que uma página no Facebook tem diariamente, não é mesmo?
Segundo dados da própria empresa são, mais ou menos, 5 milhões de comentários, curtidas e compartilhamentos no Facebook todos meses. Isso sem contar em situações onde a necessidade de comunicação aumenta e o fluxo cresce ainda mais.
Então, estamos falando de 5 milhões de interações mensais apenas no Facebook. Se colocarmos junto o Instagram e o Messenger, os números mais do que quadruplicam.
Profissionais responsáveis pelo gerenciamento dessas redes sociais passam o dia todo dando atenção a cada fã e cada interação que ocorre, porém tinham que acessar cada conta separadamente para conseguir realizar essa tarefa.
Finalmente a situação mudou, e o Facebook lançou uma nova ferramenta de gerenciamento de interações que veio para facilitar a vida de quem trabalha com isso todos os dias!
A Blueberry ficou sabendo dessa novidade e decidiu contar em primeira mão para os seus leitores para ajudar a otimizar o tempo empregado nessa atividade.
Quer descobrir como vai funcionar? Então, vem com a gente!
Qual a novidade?
A partir de agora esqueça tudo o que você conhece de gerenciamento de redes sociais, ou pelo menos, esqueça o trabalho que dá entrar separadamente no Instagram, no Facebook e no Messenger para atender as solicitações enviadas todos os dias.
Isso vai mudar, na verdade, isso já mudou e o Facebook acaba de anunciar que será possível fazer todo o gerenciamento em uma só plataforma, basta fazer a integração e pronto!
Nunca foi tão fácil se comunicar! Em uma única caixa de entrada, será possível ver tudo o que está acontecendo em suas contas ou nas contas das marcas que você agencia.
Será muito mais simples atender as solicitações de clientes ou de fãs de qualquer lugar que você esteja.
Muitas empresas que utilizam essas redes como forma de SAC 2.0, criando um canal de comunicação extremamente eficiente com seu cliente. E pode apostar que essa facilidade que irá ocorrer a partir de agora, dará mais tempo para o gerenciamento de outras atividades, tão importantes quanto o retorno.
3 canais, apenas uma caixa de entrada
Profissionais que são contratados para atender esse tipo de demanda, sempre pontuaram a necessidade de integração dessas ferramentas, pois em 3 plataformas diferentes, muitas ações acabavam se perdendo, em meio a quantidade de fluxo. Agora, isso não será mais um problema!
Desde quando foi anunciada a mudança, só vimos comentários positivos em relação a sua utilização e acreditamos que daqui para frente, a melhoria irá ocorrer.
Vivemos procurando alguma ferramenta de automação que permita a integração de funções, afinal a quantidade de atividades que precisamos desenvolver todos os dias é muito maior do que o tempo que parece que temos, não é mesmo?
Quem já iniciou a utilização garante que as funções e ações são extremamente facilitadas. Isso porque, foi criada com a missão de dar menos trabalho possível ao gerenciados.
Através de um único aplicativo, você tem a opção de cadastrar as contas do Facebook, Instagram e Messenger tendo em uma única página todas as notificações, mensagens e interação.
Basta selecionar qual delas você quer responder e pronto, um ato simples e rápido.
O melhor é que cada vez que o perfil recebe uma interação, uma nova notificação é informado ao utilizador. Então, aquela atitude de perder as atividades pela quantidade de demandas não irá ocorrer mais.
Esse aplicativo, apesar de incrível e muito valioso para a produtividade, não tira a possibilidade de retorno através dos meios usuários. Se você quiser, basta acessar a conta de origem e executar as atividades da mesma forma com que você sempre fez.
Vale pontuar que não são apenas as mensagens que poderão ser respondidas através do aplicativo, tudo, absolutamente tudo pode ser feito, então não há mais desculpas para não responder as interações de seus fãs, não acha?
O que a Blueberry acredita é que essa ferramenta veio no momento certo, pois vai dar a possibilidade de tornar o trabalho do Social Midia muito mais flexível e de qualidade. Acessar uma a uma das plataformas dava muito trabalho e acabava demandando um tempo desnecessário de utilização. Sem contar que, por vezes, uma das mídias acabava ganhando mais prioridade que a outra, já que não era possível a simultaneidade de ações.
Tem mais novidade vindo aí…
Achou que a ferramenta ia parara por aí?
Não mesmo! Até porque o Facebook visa uma melhor experiência do usuário de todas as formas possíveis, sendo assim, busca desenvolver meios para que a experiência do usuário sempre seja a melhor possível.
Então, além da facilidade de gerenciamento, agora também é possível conhecer melhor o perfil de seu usuário, sabendo quais são suas características e visualizando quantas vezes ele já entrou em contato com você.
Ao receber uma notificação de um usuário, basta clicar no nome da pessoa que uma página com informações básicas irá surgir em sua frente, isso permite que você relembre outras atividades que já teve com ele, caso haja.
Pode parecer uma bobagem, principalmente para grandes marcas que tem uma quantidade de interação diária enorme, porém se você olhar pelo lado de que terá um relatório completo em suas mãos de toda a trajetória que seu cliente já teve com relação a sua marca, conseguirá fornecer um atendimento muito mais focado e personalizado.
Vamos supor que já é a terceira ou quarta vez que seu cliente entre em contato com você com a mesma reclamação, concorda que o humor dele não estará dos melhores? Se você conseguir captar isso e levar seu atendimento para um lado de que visualiza questões anteriores e fará o melhor para que não se repita, tudo ficará muito mais simples.
Quem já usou essa nova funcionalidade garante que funciona muito bem e que todos os recursos facilitam a vida de seus utilizadores.
Agora você já deve estar se perguntando quando essas funções estarão liberadas para a sua conta, não é mesmo?
O Facebook garante que a maioria das contas já estão com a função disponível para atualização, porém as que ainda não contam com o recurso, não devem esperar por muito mais tempo, todos estão trabalhando muito rápido para que o recurso seja liberado para todos os interessados.
E você, o que achou da nova forma de gerenciamento? Acha que irá ajudar em seu dia a dia?
A Blueberry quer ouvir você,deixe sua opinião!
Até breve!