Hoje em dia o acesso à Internet está cada vez maior pelas pessoas, e com isso, se popularizando a cada ano que passa. Isso faz com que muitas empresas fiquem atentas a esse canal, pois os resultados podem ser muito bons, quando bem utilizados. Atualmente muito se fala em mídias sociais, mas ainda muitos não sabem exatamente do que se trata.
Afinal, o que são mídias sociais?
As mídias sociais são canais em que os seus usuários conversam e trocam sugestões, que ultimamente estão sendo descobertos pelas empresas e sendo muito utilizados. Todos os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas. Assim sendo, quem está ligado no mundo digital já está tirando proveito, incluindo e seu plano de marketing digital.
O conteúdo de uma mídia social é impossível de se prever, mas é uma excelente oportunidade para disseminar uma marca, opiniões e até de uma causa. Podemos citar como exemplos de mídias sociais: fóruns de debates; instant messengers; wikis; e-groups; blogs; microblogs (como o Twitter); redes sociais (como o Facebook) e sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).
Para evitar que as pessoas se confundam, é importante deixar bem claro que as redes sociais são uma espécie de categoria das mídias sociais, e com o objetivo de estabelecer relacionamentos com bases em comum, como o Facebook e o Orkut, por exemplo. Já as mídias sociais são as que têm como principal atividade o compartilhamento de conteúdos de qualidade. Por exemplo, podemos mencionar o Digg, Delicious, Youtube, SlideShare, Twitter, etc. Podemos dizer que a mídia social abrange a rede social, para ficar de mais fácil entendimento.
O Twitter é uma ferramenta que costuma gerar muitas dúvidas se é rede social ou uma mídia social. Ele pode ser usado como mídia social se a intenção for de só compartilhar conteúdo, mas ele pode ser simultaneamente pensado como rede social, já que possibilita que pessoas possam conversar e se relacionar entre elas.
Por que seu negócio deve estar presente nas mídias sociais?
Conforme uma pesquisa que foi feita no ano de 2017 pelo Relatório Social Media Marketing para a Indústria, aproximadamente 92% dos empresários declararam que as mídias sociais têm grande importância em seus investimentos. Assim sendo, podemos dizer que nos dias de hoje, com o avanço da internet, as informações se propagam muito rapidamente, “quase como a velocidade da luz”, e por esses motivos, é necessário que a comunicação seja feita de forma objetiva e clara.
Mas é preciso saber o que se está fazendo, para que o esforço não seja em vão. É interessante que exista um plano e todo um cronograma, e empresas de consultoria na área podem auxiliar (e muito!) quem está com dificuldades ou nem sabe por onde começar. Esse tipo de direcionamento pode ser um bom investimento, e perto do lucro que pode gerar, ainda sair barato. O marketing das mídias sociais é muito mais profundo do que do que fazer posts ou colocar vídeos em redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o Twitter. É preciso saber como e porque usá-las.
Primeiramente, pense em quais plataformas você irá investir, pois não precisa usar todas, e nem ao mesmo tempo. É preciso ter a consciência do que se está usando e quais os motivos. Se isso não estiver bem claro, o seu esforço pode simplesmente não ter êxito, e há algumas dicas para ter uma possibilidade mais alta de sucesso. Não use muitas postagens promocionais, isso afasta os consumidores.
O ideal é que a maioria do conteúdo postado seja de itens informativos e inspiradores e a minoria promocional. Há algumas empresas que não interagem e nem respondem aos seus clientes, passando uma má impressão. Normalmente eles só esperarão em média quatro horas por uma resposta. A grande maioria das pessoas procura sempre ter relacionamento com uma marca que seja amigável e atenciosa, e dessa forma, por meio das mídias digitais, é possível ter um resultado excelente ou desastroso.
O tempo inteiro é preciso estar atento e procurando sempre se superar, pois é preciso estar sempre próximo do seu público, e de maneira inovadora. De toda a população brasileira, cerca de 59% já estão conectados na internet, e pesquisas mostram que muitas dessas pessoas preferem se relacionar através de mídias sociais do que presencialmente. Então, essa é uma excelente razão para que a sua empresa invista cada vez mais nessa área. Essa preferência dos consumidores se dá pela facilidade em resolver as coisas e obter informações online e também pelo tempo escasso que normalmente temos hoje em dia.
Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?
Muitas pessoas confundem mídias sociais e redes sociais, e é preciso ter em mente as suas diferenças. Mídias sociais, que em seu início foi denominada como “new media” (ou novas mídias), é a ferramenta online utilizada para divulgar um conteúdo relevante e interessante e ao mesmo tempo abrir um relacionamento proveitoso com as pessoas. A ideia principal é o compartilhamento de bons conteúdos e estreitar a relação com os clientes em um segundo patamar.
Já as redes sociais são o agrupamento de pessoas que tem interesses semelhantes. Antigamente foram chamadas de “relationship site” (ou sites de relacionamento), mas agora rede social foi o nome que se consolidou. Como exemplos de redes sociais online, podemos mencionar o Facebook e o Orkut, onde as pessoas mantêm relações com quem tem alguma ligação em comum.
Tipos de mídias sociais
Como já comentamos, as mídias sociais estão ligadas a relacionamentos online e são uma grande tendência para o futuro. Por esse motivo, são bastante diferentes de outros meios considerados tradicionais, como rádio, televisão, livros, jornais e revistas, por exemplo. Elas se baseiam especialmente no relacionamento construído entre as pessoas, e uma característica é que elas nunca terminam, ou seja, não existe um número pré-estabelecido de horas ou de páginas.
Para não ficar para trás, as mídias sociais estão sempre buscando inovações, e veremos alguns exemplos a seguir:
- Microblogs: esse tipo de mídia social tem como objetivo compartilhar conteúdos, de maneira eficaz e rápida. Sendo bem usada, pode trazer resultados excelentes, já que hoje em dia a agilidade faz toda a diferença. Como exemplos, podemos citar: Tumblr, Pownce, Twitter,etc;
- Redes sociais de conteúdo: esse tipo de mídia social é bem parecida com outras redes sociais já conhecidas, como o Facebook, mas elas possuem o seu objetivo a criação e conseqüente compartilhamento de informações. Como exemplos, temos: Flickr, SlideShare, Youtube, etc.;
- Redes sociais: esse tipo de mídia social tem como principal característica ter ferramentas de rápida divulgação, e os resultados são ainda mais favoráveis quando utilizados juntamente à um blog. Como exemplos, mencionaremos: Google+, Facebook, Orkut, etc.;
- Blogs: esse tipo de mídia social é formada por pensamentos e idéias que são expostos em uma página na internet. É interessante que as empresas utilizem essa ferramenta para ficar mais próximo do seu público-alvo, principalmente com a utilização da técnica do SEO (que são maneiras de otimizar o blog para que ele possua mais acesso e melhore a disseminação).
Dicas rápidas de mídias sociais
Infelizmente, muitas empresas ainda não sabem qual o caminho para atingir em cheio o seu público. É importante que a empresa não esteja apenas presente em uma mídia social (já que só isso não é suficiente), é necessário um trabalho mais profundo. Não adianta que as pessoas estejam apenas presentes, e sim precisam interagir e ter confiança na marca. Dessa forma, daremos algumas dicas de como ter sucesso nas mídias sociais:
- Seja engajado: normalmente os seguidores virão naturalmente, por afinidade. Mas é importante que eles sejam sempre apresentados à novidades. Promova testes, opiniões, enquetes, posts interativos e bem humorados, sempre visando manter a proximidade com a marca. Sempre seja um dos primeiros a divulgar as novidades;
- Trabalhe sempre com conteúdo humano: procure sempre falar com os seus clientes de maneira natural e atenciosa, nada de mensagens automáticas e robotizadas. Isso faz com que as relações se estreitem e que os clientes se sintam mais à vontade;
- Relacione-se com as pessoas certas: o importante é que o conteúdo que você divulga chegue nas pessoas que interessam. Por que o que adianta ter publicações interessantes se o seu o público-alvo não as lê? Se você não sabe quem precisa atingir, é preciso fazer perguntas e ir estreitando:
- Onde compram os produtos? (lojas físicas, virtuais, televendas, etc.);
- Onde moram?
- Faixa etária?
- Homem ou mulheres?
- Por que utilizam os seus produtos?
- Sempre seja útil: tente estar sempre próximo do seu cliente, pois dessa forma saberá o que vai ser mais atraente. Se você não postar algo interessante, dificilmente ele lerá todo o conteúdo. Por isso, seja atenciosos e bem engajado;
- Seja sempre criativo: procure sempre vincular conteúdos novos e interessantes, pois o interesse em coisas repetidas e já comentadas será sempre menor. Pense em coisas atrativas, pesquise e seja inovador! As mídias sociais mudam em segundos!
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