Existem diversos casos de sucesso de empresas em que parte do plano estava a criação de um site profissional, não é verdade? Hoje em dia, as pessoas estão conectadas praticamente o tempo inteiro, e o número de internautas só tende a subir, no Brasil e mundo inteiro essa tendência é observada. Por isso, o mundo virtual está cada vez mais forte e presente, e é um local onde as oportunidades comerciais surgem a toda hora
Muitas empresas que ainda não têm sites estão com a intenção de criar, e as que possuem um que não seja muito produtivo, de reformulá-lo, para que dessa forma ele traga mais resultados. A Internet tem muitos potenciais, e você pode não os estar explorando adequadamente.
Será que seu site é, realmente, profissional?
Nós, aqui da Blueberry, separamos os erros mais comuns!
Erros que você pode estar cometendo em um site profissional
Dessa forma, falaremos sobre alguns erros que você pode estar cometendo e fazendo com que o seu site gere menos resultados, e consequentemente, que você acabe perdendo dinheiro:
#1 – Não possui formulários de contato nas áreas de serviços ou produtos
Esse é um erro fatal. O cliente quer entrar em contato com a sua empresa e não consegue, pois muitas vezes não tem tempo de usar o telefone, sendo que o mais prático é enviar um e-mail ou mensagem.
É importante atender (e bem!) o seu cliente o quanto antes, já que o concorrente está ali, ao lado, na próxima aba das páginas da internet. Seja leve e faça esse formulário com poucos campos, e há casos em que os pedidos de orçamento mais do que dobram com a adoção dessas simples sugestões;
#2 – Não há CTAs suficientes
CTA significa “call to action”, do inglês. São chamadas de ação, que normalmente são usadas em banners ou em áreas especiais do seu site, solicitando para que o cliente faça alguma ação. Há como pedir que ele entra em contato usando algumas palavras que estimulem a ação, como por exemplo: “peça o seu orçamento agora!”.
Os cta’s podem ser usados em todos os botões e locais que podem aumentar o número de cliques, e vão bem em textos, títulos de artigos, etc. Algumas palavras que geralmente dão bons resultados para chamar a atenção do usuário: desconto, última chance, a verdade sobre, conselho para, desafio, oferta, desejado, rápido, mágica, milagre, revolucionário, inesquecível, incrível, sensacional, progresso, importante, recém chegado, chegou, lançado, anuncia, apresenta, como, agora, garantido, aprovado, resultados, saúde, amor, descoberta, economizar, fácil, dinheiro, você, novo, novidade, gratuito, etc. ;
#3 – O site não se adapta a diferentes resoluções
Um site considerado responsivo é aquele que consegue se adaptar a diferentes resoluções, e o seu site perde muito quando não se encontra essa situação. Isso quer dizer, na prática, que quem acessar o seu site de um celular ou tablet, por exemplo, deverá acessá-lo normalmente, sem interferências, se ele for responsivo, claro.
Atualmente, usar a internet pelo celular é uma das principais maneiras de acesso, e por isso é importante essa questão;
#4 – O site é direcionado para você, e não para o seu cliente
Acredite, esse erro é bem comum, especialmente nos casos em que o site será criado pela primeira vez. Não pense nos seus gostos pessoais, esse é o momento de estudar seu público alvo e perceber o que ele espera de você. Tente deixar o site o mais claro e de fácil navegação possível, com interface amigável.
As pessoas têm pouco tempo hoje em dia, e procuram resolver tudo rapidamente e de forma objetiva. Tenha em mente que um site profissional é algo formal, e é completamente diferente de um banner ou um panfleto, com a finalidade de chamar a atenção, e sim uma forma organizada de expandir os seus negócios;
#5 – Não tem estilo de site profissional
Outra situação que prejudica o seu site encontramos aqui. O principal é que a usabilidade seja boa, a estética fica em segundo plano, mas também não deve ser esquecida.
É importante que cause uma boa impressão! O design faz a diferença, pois e o seu site não for atraente e apresentável, você perderá clientes. Por exemplo, ao chegar em uma loja física, se ela estiver suja e desarrumada, a impressão será ruim, certo?
#6 – Não foi otimizado para SEO e apresenta lentidão
O termo SEO significa Search Engine Optimization, do inglês, e a tradução é otimização para mecanismos de buscas. Caso o seu site não seja otimizado, ele não será indexado pelo Google e não parecerá nos resultados de buscas feitas pelos usuários, podendo gerar um enorme prejuízo.
Há quem não dê grande atenção ao trabalho de otimização, já que ele pode levar aproximadamente uns seis meses para dar resultados, mas mesmo que seja em longo prazo, eles compensam. Outro fator que é importante citarmos é a velocidade do seu site, que deve estar adequada. Para que a velocidade seja melhorada, é necessário ter um código bem estruturado, um ótimo servidor de hospedagem e imagens otimizadas;
#7 – Os testes no site nunca foram realizados
Outro erro muito grave, nem que seja feito por curiosidade, deve ser feito, obviamente. Além disso, não falamos apenas de testes que fazem com que o site funcione, e sim os testes A/B que melhoram a conversão das páginas.
Se você pretende fazer com que o seu site seja melhorado, será imprescindível você medir e testar várias opções diferentes, para que a melhor seja adotada. Um público alvo é diferente do outro, e você só conseguirá descobrir diferenças e particularidades fazendo testes;
#8 – Não há conteúdo produzido
Geralmente, as pessoas gostam muito de novos conteúdos e soluções de problemas e dicas para o dia a dia, esse tipo de conteúdo geralmente é muito acessado na Internet. Sem conteúdo produzido, dificilmente o seu site irá conseguir estar entre os mais bem posicionados.
Nas buscas feitas pelo Google, nas primeiras posições aparecem posts de blogs, e isso ocorre porque ele entendeu que essa é uma necessidade dos usuários em suas buscas, e por isso, os colocou entre os primeiros resultados;
#9 – O site é em flash
Se o seu site é em flash, a única solução é fazer um novo. Além de ser ultrapassada, a tecnologia em flash é muito mal indexada pelo Google, além de não ser possível de ser acessada por celulares e tablets. As dicas anteriores não são aplicáveis para os sites em flash;
#10 – Não há tráfego
Esse é o maior problema dos sites que geram poucos resultados. Tudo pode ser lindo e tecnicamente perfeito, mas se não há acessos, ele não dará os resultados aguardados. Para que a situação se reverta e melhore, existem algumas dicas que podem ser usadas, como as a seguir:
- Blog;
- Youtube;
- SlideShare;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Facebook Ads;
- Google Adwords;
- SEO (ganho de posção orgânica no Google).
#11 – Pense na arquitetura da informação
A arquitetura da informação consiste em pensar na usabilidade de um site, pensando na facilidade do usuário de encontrar as informações, organização e usabilidade do site, além de uma interface amigável de navegação.
O que pode ser feito para que o seu site profissional funcione?
Para gerar de maneira rápida a melhoria do tráfego do seu site, há duas formas: com tempo e com dinheiro. Entre as dicas que demos, algumas são gratuitas, e outras, como o Google Adwords e o Facebook Ads são pagas, mas há um motivo para isso: geram ótimos resultados rapidamente, fazendo com que acesso do seu site melhore quase que do dia para a noite.
É recomendável que sejam usadas mais de uma dessas dicas, em conjunto, para que os resultados sejam mais expressivos e aumentem em um período mais curto de tempo. Há casos em que foi observada uma melhoria de 4000% nos pedidos de orçamento de uma empresa, após o site trabalhar com o SEO e o Google Adwards juntos, simultaneamente.
Assim sendo, elencamos os principais motivos que fazem um site não dar certo e ter poucos acessos. Pense onde você pode estar errando, aplique os passos aqui explicados e você verá que os resultados irão melhorar. Tenha em mente que hoje em dia, em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, é essencial para o sucesso dos seus negócios ter um site bom e atuante.
Caso você não queria trabalhar diretamente com isso, ou não tem tempo, sugerimos a contratação de uma empresa especialista no assunto, que verá todos os detalhes do seu site e também as formas para que ele tenha um bom número de acessos, gerando melhoria nos resultados. Esse investimento não deve ser encarado como um gasto, pois na verdade ele não é, é um investimento que terá excelentes resultados futuramente, diretamente vistos no faturamento da empresa.
Procure uma empresa de confiança, com profissionais acessíveis e qualificados, e explique o que você espera desse serviço. Dessa forma, eles poderão traçar um plano que atenda perfeitamente o que você deseja. É interessante também buscar por indicações, locais que trabalharam no site de outras empresas e conseguiram fazer com que os objetivos fossem alcançados.
Precisa de um site profissional? Nós ajudamos você!
Conte sua ideia para a Blueberry que nós realizamos!