Querendo anunciar no Facebook Ads e não sabe por onde começar?
Criado em 2004, o Facebook é hoje a maior rede social do mundo, agregando mais de um bilhão e meio de usuários e com boa visibilidade no mercado. Por si só, ele se torna uma ferramenta essencial para a propaganda, já que há um bom público em potencial e amplamente conectado à rede.
Assim, a plataforma de Mark Zuckenberg não serve apenas para comunicação, mas também a publicidade através de uma ferramenta conhecida como Facebook Ads. É esse o mecanismo responsável por colocar anúncios em sua navegação, trabalhando de acordo com suas preferências, para se ter uma noção mais básica de todo o mecanismo.
O Facebook e seu potencial
Daquele montante de 1,5 bilhão de usuários, mais de 90 milhões são brasileiros o que representa quase da metade da população de nosso país inserida na rede, já que temos uma média de 200 milhões de habitantes.
Esse não é o único dado interessante, visto que desse pessoal uma média de 50 milhões acessam a plataforma diariamente ou por seus desktops ou através de dispositivos moveis, que é algo mais frequente.
Com esses números é simples ilustrar o potencial das propagandas veiculadas pelo Facebook, uma vez que a chance de visibilidade é muito alta. Quem anuncia na plataforma tem um número muito maior de possibilidades para impulsionar o negócio, usando somente o Facebook para divulgação.
A rede não para, com cada vez mais usuários utilizando seus serviços e compartilhando conteúdos, de forma diária. Mas isso também pode se tornar um empecilho para as empresas, já que fica mais difícil fazer esse conteúdo de sua empresa ser visualizado pelo público alvo.
O número de empresas que estão adotando o Facebook Ads para divulgação também alto, então você precisará disputar a atenção dos usuários de alguma forma. Isso não significa que não vale a pena investir na plataforma.
O que é o Facebook Ads
Trata-se de uma ferramenta do próprio Facebook para a veiculação de anúncios publicitários, que são inseridos na própria plataforma. Essa não é a única plataforma para a criação de campanhas trabalhadas pela rede social, mas é a que representa um melhor resultado.
Através do Facebook Ads o anunciante consegue controlar a construção dos elementos que compõem aquele anúncio, isso incluir imagens, local de exibição e textos (também o título).
Há três formas de veiculação para os anúncios, localizados de forma diferente dentro da rede social.
As opções são constituídas do feed de notícias móveis (celulares e tablets) e do desktop (computadores) ou na coluna direita do desktop.
Outra forma é o anuncio aparecer no Instagram, usando o Facebook Ads. Como a rede social é vinculada ao Facebook, visto que ele detém as ações, é possível anunciar dentro do Instagram através de sua ferramenta de propaganda.
Venha conhecer as vantagens de anunciar no Facebook Ads!
Vantagens de anunciar no Facebook Ads
Optar por anunciar no Facebook pode ser bastante benéfico para empresa, já que a ferramenta possibilita uma segmentação geográfica especifica o que facilita para enquadrar o público alvo.
Além disso, o investimento por lead é relativamente baixo para o poder que a plataforma apresenta.
A rede social possui um alto poder de segmentação para as campanhas, onde é possível dividir em diversas categorias o público a ser atingido – isso engloba gêneros, idade, localização e interesse dos usuários, além de outros pontos que podem ser explorados.
Os anúncios são direcionados de acordo com essa segmentação, para facilitar a visualização por parte dos usuários e potenciais clientes do anunciante.
Além disso, o Facebook é uma mídia relativamente barata, visto que o custo por clique é acessível e se mostra bastante eficiente.
Iniciando os anúncios
Para anunciar no Facebook é necessário que o usuário mantenha uma página na rede social, assim será possível veicular campanhas. Tendo a página, o primeiro passo é clicar no botão “Promover”, que fica ao lado direito da tela.
Em seguida, o usuário deve selecionar a opção “gerenciador de anúncios”, onde será redirecionado a uma página. É nela que você encontrará o botão de “criar campanha”, que deve clicar para iniciar o processo.
O Facebook apresenta algumas opções ao usuário nesta etapa, que servirá para indicar o que ele realmente quer fazer. Entre elas estão itens como impulsionar as publicações; promover a página; aumentar conversão em seu site e muitas outras opções.
Há um total de 11 objetivos que indicarão o tipo de campanha que será criada.
Basicamente, a campanha já está criada aí, onde escolhendo esse objetivo você só vai inserir as informações que deseja.
Quais opções utilizar na campanha?
Normalmente, os usuários costumam utilizar as opções de “enviar pessoas para seu site” ou “amentar conversões no site”, já que ambas ajudam a conseguir novos leads para o web site e isso pode resultar em uma aumento de suas vendas.
No entanto, cada opção traz um objetivo diferente e é necessário avaliar o que sua empresa precisa naquele momento. Uma das opções menos indicadas, dependendo da situação, é a de “promover sua página”, já que dificilmente o usuário conseguirá contato com aquele prospect, mesmo que ele tenha curtido a página.
Se não houver um site, isso é mais indicado, pois torna a página mais visível, mas quem possui, deve recorrer a outras opções.
Isso ocorre porque a rede não disponibiliza nenhuma forma de contato do usuário, como e-mail ou telefone, por exemplo. Para ser mais exato, o contato acaba sendo do Facebook e não da empresa.
A ideia dos anúncios é de levar aquele potencial cliente a uma rede em que você tenha maior controle, podendo fazer a prospecção e recebendo dados dos visitantes, para haver uma conversão as vendas.
Público para anunciar no Facebook Ads
A campanha não acaba na escolha de um ou mais objetivos, mas estará praticamente criada nessa etapa. Antes de finalizá-la, é necessário indicar um público alvo para ela, o que fará com que o anúncio seja segmentado e atinja os usuários que se encaixam em determinado perfil.
Nesse âmbito, você precisará pensar um pouco. É que será necessário pensar o que mais vale a pena para aquela campanha, dividido entre públicos restritos ou específicos, massivos ou amplos.
Cada um tem sua própria característica e resultados distintos. Um público especifico é capaz de atender até mil pessoas, onde tem um desempenho muito mais eficiente do que uma campanha destinada a um público amplo (engloba mais de um milhão de usuários).
Você precisa saber quem são as suas personas para campanha e, caso não saiba, o Facebook ainda te auxilia. A ferramenta Facebook Audience Insights é usada exatamente para essa finalidade.
Ela ajuda nessa tarefa porque é possível visualizar os interesses de um determinado público, como as páginas que eles curtem, por exemplo. O Audience Insights possibilita gerar dados como a idade, gênero, formação, status de relacionamento e diversos outros pontos para alcançar seu público ideal.
Orçamento para anunciar no Facebook Ads
Finalizada a campanha, o Facebook te apresentará valores, afinal nada é de graça. Vale lembrar que os anúncios são relativamente acessíveis, se comparados a outras formas de mídia, e tem um bom alcance, o que acaba dando um retorno rápido na maioria dos casos.
Anúncios do Facebook Ads tem um orçamento mínimo, visto que a rede social cobra um dólar por dia – o preço pode variar diariamente na conversão para o real.
Se você não tem ideia de quanto utilizar, faça um teste e coloque um orçamento de R$ 20,00 por dia de início. O valor ajuda a ter um alcance mínimo mais expressivo, além de facilitar a mensuração de resultados.
Mesmo que a empresa disponha de verbas maiores para investir, é importante e até interessante fazer testes primeiro, para ver as variações de anúncio e quais apresentam um melhor resultado para você.
Com o tempo, poderá ir aumentando esse investimento, isso conforme consegue bater seus objetivos em relação ao anúncio.
Uma ideia interessante é ir testando dois anúncios por vez, assim poderá visualizar o que dá mais resultados para sua empresa, isso possibilita um comparativo.
O anúncio um pode gerar mais cliques que a outra forma de anuncio, então mantenha esse que se deu melhor com o seu objetivo e passe a testar um terceiro.
Para entender melhor o seu desempenho, organize planilhas para entender a taxa de desempenho por cliques, assim é possível visualizar os resultados objetivos em uma semana, por exemplo.
Através dessa ferramenta, você poderá trabalhar com metas de performance, com índices mínimos, médios e máximos se possível. Desta forma, é possível melhorar os anúncios, além de manter seu negócio focado em resultados reais.
Conteúdo do anúncio
Esse é o último passo para anunciar no Facebook Ads!
Você pode incluir um visual pronto, o que facilita todo o trabalho. Mas ainda é possível criar textos, títulos ou incluir imagens para criar a campanha. De modo geral, mesmo havendo uma imagem pronta, você ainda pode acrescentar informações para aquele anúncio, como algo complementar.
O Facebook ainda tem os chamados CTAS, que são os botões de interação. Nesse caso, entram os compartilhamentos, curtidas e as reações, que é uma opção recente a plataforma.
Gostou das dicas para anunciar no Facebook Ads? Já está pronto para iniciar seus anúncios?
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