Planejamento de mídias sociais, você sabe como funciona?
Nós te ensinamos tudo!
Não dá para negar que hoje as redes sociais são parte importante do dia a dia do consumidor, fazendo as empresas se desdobrarem para criar estratégias voltadas a esse tipo de mídia.
Quando falamos em planejamento, a ideia é posicionar as marcas dentro dessas novas mídias, que muitas vezes são bem mais acessadas que o site da empresa, por exemplo. Sendo assim, é desenvolvido um trabalho específico para manter um grau de relação entre a empresa e seu público, com conteúdo especializado a ser publicado na rede, seguindo características dela.
Nenhuma mídia social é igual, cada plataforma apresenta suas próprias características. Por exemplo, uma pode trabalhar mais com imagens, enquanto outras com texto. A linguagem utilizada em cada uma também difere. O Twitter, por exemplo, é uma rede social que trabalha o texto, mas de forma curta já que são disponibilizados apenas 140 caracteres para as publicações. Isso faz com que as empresas que entram nessa plataforma sigam uma linguagem mais rápida do que poderiam abordar no Facebook.
O planejamento de mídias sociais é voltado para que a marca consiga se enquadrar a cada plataforma, de modo a ficar bem posicionada naquele meio e ter certo destaque, levando a mais pessoas a comprarem aquela ideia.
Todo o conteúdo é produzido pensando em atender as demandas daquele público, que se encontra presente naquela mídia. No final, o relacionamento se constrói baseado em ações promocionais que são abertas naquela rede, o que acaba por aumentar a fatia de mercado, melhora a imagem e traz novos clientes, além de fidelizar os antigos. Tudo isso remete há uma melhora nas vendas.
Para planejar ações de marketing digital, as empresas precisam seguir alguns passos, que serão abordados a seguir nesse artigo:
Pesquisa para planejamento de mídias sociais
Toda a ação de marketing precisa ser bem pensada e estruturada, o que pode ser feito por meio de uma pesquisa. Para o planejamento de mídias sociais é feita uma pesquisa bem próxima do que é empregado no marketing tradicional em outros nichos, visto que nada mais é do que um projeto para o marketing daquela marca.
Sendo assim, tudo se inicia pela definição de um objetivo e uma análise estratégica, onde a empresa deve levar em consideração alguns pontos como:
– Objetivo: aqui são definidas as metas que esse planejamento irá buscar. A empresa precisa definir objetivos específicos e realistas, mensuráveis, ambiciosos e em quanto tempo isso deve ser alcançado.
– Cenário: qualquer que seja a finalidade desse planejamento, você precisa saber como estão os seus concorrentes e a forma que eles estão se comunicando no ambiente online.
Também é colocado em pauta como o produto ou serviço da sua marca está inserido nas mídias digitais. Neste caso, cabe analisar as forças e fraquezas da concorrência, tal como as suas. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é a análise de SWOT, que visa justamente as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de determinada empresa.
– Público alvo: as empresas devem ter em mente se realmente conhecem o seu público. Neste caso, deve estudar seu comportamento, preferências e o que ele faz na web, que tipo de mídia social utiliza. São apenas alguns pontos para começar a desenvolver uma linguagem adequada para conversar com aquele público.
Aqui é importante desenvolver algumas personas, que é um personagem fictício usado para sintetizar todas as características do público, facilitando a trabalho para o desenvolvimento de ações.
Plano de ação
Nesta etapa é que o planejamento de mídias sociais realmente acontece. Inicialmente a sua marca ainda estudará alguns pontos que serão colocados em prática em sequência.
As possibilidades de trabalho para as redes sociais são muito vastas, então essa etapa é onde se defino que realmente será feito para atrair seu público e dar destaque a sua marca.
Comece estudando o canal que irá trabalhar, para escolher em quais redes esse planejamento será eficiente. A campanha pode abordar as redes sociais, como Facebook, YouTube, Instagram ou plataformas como blogs e e-mails, com a disparada dos chamados e-mail marketing, por exemplo.
É possível escolher vários entre essas opções ou focar em um ou dois, mas tudo depende de onde estará o seu consumidor e qual destes meios tem uma taxa de conversão melhor, por isso o estudo de mídia é necessário.
A partir daqui você deve seguir um passo a passo.
– Conteúdo: esse é o ponto mais importante para um planejamento de mídias sociais, já que através do conteúdo que o seu público será atraído.
Por meio do que é publicado na rede, o público conseguirá encontrar soluções, criara empatia pela marca e ainda recebe informações que podem ser relevantes para transformá-lo em clientes fidelizado.
Em cada canal é trabalhado um tipo de linguagem, seguindo as características daquela plataforma. Se, por exemplo, a sua marca vai investir no Instagram, além do uso das imagens, que são o carro chefe dessa rede, os usuários também podem ser atraídos pelas hashtags (#) usadas na publicação, um ponto importante para quem quer ser destaque na rede.
O ideal é que a propaganda, seja ela em texto ou imagem, siga exatamente a linguagem que é usada naquela plataforma.
– Cronograma: é provável que a sua marca crie planos de ações simultâneos a serem implantados, de modo a aumentar o potencial da campanha na mídia online. Para que tudo saia como esperado, é importante ter um cronograma para organizar tudo.
Esse recurso deve trabalhar de modo a apresentar uma frequência, distribuição do material e sua sinergia, para ser aplicado no plano de ação.
– Monitoramento: aqui você deverá avaliar as métricas que cada canal está apresentando, como forma de medir o desempenho daquela ação.
Execução do planejamento de mídias sociais
Como o próprio nome enfatiza, esse passo é quando tudo que você planejou é colocado em prática. No caso, seu planejamento de mídias sociais começa a ser executado, colocando o conteúdo no ar e aguardando pelos resultados.
Aqui você já terá todo um material de trabalho definido por meio das pesquisas e traços que fazem parte dessa ação. Como também há um cronograma, é só seguir à risca o que ele está determinando e depois ir acompanhando como está se saindo esse planejamento de mídias sociais.
Vale lembrar que nem sempre ele alcança o objetivo imediatamente, sendo necessário fazer algumas alterações ao longo do processo. Sendo assim, se houver a necessidade, reveja e atualize esse projeto, para se enquadrar no seu objetivo e conseguir alcança-lo no final.
Além disso, é importante que ao definir seus objetivos em relação a esse trabalho, também tenha metas de curto a longo prazo para trabalhar, o que fará com que busque pelos resultados com maior motivação.
Benefícios trazidos pelo planejamento de mídias sociais
Sabendo como estruturar esse projeto, é importante também conhecer os benefícios que ele pode trazer a sua empresa. Não se trata apenas de impactar o seu nome na mídia, que inclusive é uma das vantagens conquistadas, mas há outros pontos que são bastante favoráveis para a corporação.
Através de um bom planejamento, sua empresa conseguirá ter um relacionamento mais estreito com seu público, além de trazer uma identificação deles para com a marca. Isso ainda contribui com a experiência e a interatividade entre o consumidor e a sua marca, seja ela um produto ou serviço.
O projeto pode ajudar a ter uma melhoria na reputação de sua empresa, visto que a marca passará a ser mais consumida e, por consequência, conhecida pelo público, mesmo aqueles que não se enquadram no alvo da corporação.
É notável que o planejamento consegue reduzir riscos para a difusão de conteúdos negativos para a sua marca, aumentando tanto a fatia de mercado como também a taxa de conversão, que remete a mais vendas.
Quando implantar
A sua empresa deve implantar um projeto desse tipo quando sentir necessidade de ter um melhor relacionamento com o cliente, ou seja, é o que quase toda corporação deseja.
O serviço de marketing para mídias sociais é recomendado para empresas que tenham em mente alcançar os benefícios trazidos por uma boa comunicação e o próprio marketing dentro das mídias sociais.
Vale lembrar que esse processo não inclui apenas as redes sociais, mas muitos outros canais que estão na mídia. Por isso é interessante trabalhar além das redes, explorando outras plataformas online. O ideal é estar em comunicação com o seu público e alcança-lo onde ele se encontrada.
As mídias conseguem potencializar os meios de interação com o consumidor, visto que nesse ambiente é comum que ele seja caracterizado como um formador de opinião.
Estar em contato com ele, é uma forma de fazê-lo comprar a sua ideia, assim como repassá-la a outras pessoas. Ele terá uma opinião formada sobre o que você vende e ajuda a trazer seu conteúdo para um círculo mais próximo ou algo mais distante. Pense que dentro das mídias, o público é o seu maior aliado e divulgador.
A melhor forma de conseguir isso é utilizando um planejamento voltado especificamente para as mídias sociais.
Gostou de saber mais sobre planejamento de mídias sociais? Fique ligado em nosso blog para mais dicas como essa!