Se você pretende iniciar uma estratégia de links patrocinados, é necessário saber como escolher palavra chave. Isso porque, serão elas que definirão o potencial de resultados.
A escolha pela ferramenta do Google Adwords já é um ponto bastante positivo, uma vez que, ela é considerada uma das melhores do mercado para anúncios. No entanto, apesar de ser uma excelente escolha, sem a utilização das palavras-chave corretas, os resultados não serão como você deseja.
É justamente nesse ponto que nós, aqui da Blueberry, queremos te ajudar. Antes de te dar algumas dicas sobre como escolher palavra chave, nós queremos que entenda a importância dessa escolha.
Vamos lá?
Funcionamento do Google Adwords
Você já deve saber que o Google Adwords é uma das plataformas mais utilizadas de links patrocinadas do mundo. Isso porque, ela é um produto oficial do Google.
Seu funcionamento, de forma bem resumida, acontece da seguinte forma: através da escolha de palavras-chave, seus anúncios serão exibidos para o público de interesse. Seja através da rede de pesquisa, rede de display, mobile ou anúncios no Youtube.
E como esses anúncios são entregues?
Novamente, as palavras-chave são fundamentais para que a exibição ocorra de forma correta. Sempre que um usuário faz uma busca, ocorre um leilão de termos, exibindo os anúncios de maior relevância para aquele usuário.
Não ache que basta apenas escolher o termo correto e investir uma boa verba para que ele seja exibido. O Adwords leva em conta fatores como:
- Qualidade do conteúdo do anúncio;
- Qualidade da página de destino;
- Valor do lance;
- Interesse do usuário;
- Escolha de palavra-chave.
E mais uma porção de fatores que juntos irão influenciar diretamente a entrega de resultado. O que podemos lhe garantir é que a escolha do termo certo, te coloca mais perto dessa exibição.
Agora sim, estamos chegando próximos do que queríamos. Você precisa saber como escolher palavras-chave boas, que sejam úteis aos seus anúncios.
Confira as dicas que preparamos para você!
3 dicas de como escolher palavra chave para anúncios
Obviamente, cada profissional tem uma forma e uma metodologia para escolher as melhores palavras-chave. Porém, se você está dando os primeiros passos na utilização da ferramenta, precisa saber o básico.
Para te nortear nesse início, preste atenção nas 3 dicas iniciais.
# Dica 1 – Procure ser bem específico
Para quem está iniciando e não tem muita verba de investimento, a melhor ação é optar por termos que sejam bem específicos de seu mercado. Por mais que a concorrência seja mais alta, você estará no páreo das buscas.
Dessa forma, quando você for capitalizando melhor e conseguindo aumentar sua verba de investimento, poderá optar por maiores quantidades de palavras-chave relacionadas.
Vamos supor que você tenha uma empresa de roupas esportivas. Seria muito bacana começar a anunciar com termos como: roupas femininas para malhar e outros relacionados.
Isso fará com que quando um usuário digite algo parecido, ele caia diretamente em seu anúncio. Aumentando as suas chances de clique.
Com isso, você já estará evitando que uma pessoa que esteja procurando roupas de festa ou masculinas, caiam em seu anúncio.
Só que existe um ponto nisso. O termo que citamos acima é bem abrangente, logo você pode não obter o resultado esperado de imediato. Se isso ocorrer, terá que fazer um estudo, buscando um termo mais restrito que converta mais.
#Dica 2 – Optando por palavra-chave de maior conversão
Como escolher palavra chave de maior conversão? Certamente, essa é a pergunta que você está fazendo agora.
Bom, se você já conhece o mercado do qual você ajuda, ficará fácil fazer essa identificação. Porém, se você ainda é novo no nicho, precisará de um pouco mais de estudo.
Os termos que geram mais conversão, normalmente, são aqueles que são agregados com produtos de alta relevância ou de marcas famosas.
Seguindo na mesma linha do exemplo acima: bermuda de ciclista Nike é uma delas.
Quando você faz isso, as chances de conversão são bem maiores.
# Dica 3 – Escolha de acordo com seu orçamento
Continuando, a ação de como escolher palavra-chave está diretamente ligada ao orçamento que você tem disponível para investir.
Como pontuamos no inicio do artigo, o Google Adwords exibe os anúncios através de um leilão de palavra-chave. Com isso, o valor pré-estabelecido para o lance tem relevância perante à concorrência.
Atenção! Não quer dizer que quanto maior o valor do seu lance, mais vezes você será exibido. Porém, é um fator de relevância sim no índice de qualidade.
Justamente por isso, que lhe indicamos olhar para a sua concorrência e identificar como eles estão trabalhando isso. Assim, você obtém maiores chances de resultados positivos.
# Dica 4 – Cuidado com os termos genéricos
Para finalizar, fica o nosso alerta para que você tome muito cuidado ao trabalhar palavras chave muito genéricas em seus anúncios. Isso porquê, tal ação pode fazer com que você atraia tráfego desqualificado.
Quando isso acontece, seus anúncios recebem uma avalanche de cliques, porém as conversões são extremamente baixas. Isso porque, a segmentação está feita de forma errada.
Nesses casos, a negativação de termos é uma alternativa para que isso não ocorra.
Esperamos que as dúvidas sobre como escolher palavra chave tenham sido esclarecidas.
Se você ainda tem alguma ou precisa de ajuda com a escolha de seus termos, nós podemos te ajudar.
Somos uma das agências certificadas pelo Google no Brasil!
Venha bater um papo com a gente!