Como Gerar Leads que Compram de Verdade? Uma das maiores dificuldades de quem trabalha com captação de Leads e prospecção de cliente é gerar contatos que estão ativamente procurando pelo produto ou serviço em questão. Muitas vezes a empresa até consegue um alto volume de leads, mas essa transição entre contato e venda acaba esfriando.
Quem são os Leads que Compram?
Primeiramente para entendermos melhor sobre o assunto, precisamos saber o que é um Lead e como funciona sua jornada até a compra. O Lead nada mais é do que um possível cliente, uma pessoa com interesse em adquirir seu produto ou serviço e que demonstra isso através do seu comportamento online, seja preenchendo um formulário da sua empresa, deixando seus dados no site ou até mesmo entrando em contato diretamente com você. Mas para que isso ocorra, você precisa antes prepará-lo para realizar essa ação valiosa.
O maior erro de algumas empresas é não preparar seu Lead antes para que ele efetive a compra, nesse caso, o Lead é frio, não conhece seu produto/serviço e é muito mais difícil ocorrer a finalização do processo de compra, afinal, ele ainda não tem a confiança de que o seu produto vai efetivamente resolver um possível problema.
Como preparar esses Leads?
O processo de preparação do Lead consiste basicamente na distribuição de conteúdos valiosos para a captação da atenção desse usuário, a fim de educa-lo para que não hajam objeções na hora da finalização da compra.
Você precisa entregar o conteúdo certo no momento certo para que isso aconteça de maneira precisa. Então, nesse processo vamos construindo um bom relacionamento com esse Lead, acompanhando e identificando cada passo dele dentro da jornada e em qual etapa do funil de vendas ele se encontra, para entregar o conteúdo que ele precisa de acordo com o momento e assim, ter o melhor aproveitamento desse público alvo.
Esse conteúdo precisa prender a atenção do usuário para que ele disponibilize seus dados. E nos dias atuais, contamos com muita fonte de conteúdo online disponíveis o tempo todo, por isso, seu conteúdo precisa ser atraente e chamativo o suficiente para que seu Lead se nutra e se sinta seguro para realizar a compra do seu produto.
Veja a seguir alguns exemplos e maneiras de criar conteúdos e cultivar seu Lead, oferendo um benefício pelo cadastro:
- Vídeos no YouTube;
- PDFs;
- E-books;
- Checklists;
- Infográficos;
- Artigos em Blog;
- To-do lists;
- Slides;
- Tutoriais passo-a-passo;
- Planilhas;
- Webinários;
Então, se sua empresa procura resultados positivos com Leads, você precisa estar atento e estudar como sanar as dores do seu público e informa-lo disso fazendo-o engajar com sua marca e trazendo conteúdos ricos e relevantes para o mesmo.
Assim, suas chances de tornar esse Lead um cliente real e comprador, serão muito maiores e mais efetivas!