A criação de sites é um mecanismo importante para o sucesso de sua empresa. No entanto, não basta, apenas, ter um, você deve oferecer ao cliente uma plataforma de qualidade, com acesso fácil e intuitivo. Essa é a maneira mais básica de gerar tráfego, engajamentos e interações.
Obviamente, o processo de criação de um site deve ser totalmente cuidadoso, afinal, esse será o espaço que representará a sua empresa na internet.
São necessárias pesquisas de público, mercado e um estudo profundo do seu próprio negócio. Desse modo, não há outro resultado, à não ser um produto final de qualidade e profissionalismo, que conectará e conquistará os potenciais consumidores e clientes.
Apesar das questões mercadológicas e estratégicas, sabemos que existem outros diferentes aspectos à se considerar no momento de criação de sites. Esse processo integra as etapas do desenvolvimento e programação, que vão criar códigos e estruturar a plataforma da melhor maneira possível. Há, ainda, os criadores de conteúdos e redatores para ajudar a atrair os clientes.
Não pense que, apenas com um design atraente, você conseguirá alcançar um posto de sucesso entre os melhores blogs de seu segmento de trabalho. Como já havíamos dito, a criação de plataformas é uma fusão.
Nessa fusão, todos devem se comunicar. A comunicação e o pensamento integrado são partes essenciais da atividade.
Por isso, na hora de criar seu site, saiba que é preciso aliar design + conteúdo + usabilidade.
Vamos entender melhor sobre como funciona a criação de sites com o nosso guia à seguir. Ele foi preparado exclusivamente para você, que quer entender com mais completude sobre o processo.
São diferentes etapas que concluem o trabalho. Confira e aprenda conosco!
Etapas do processo de criação
Quando um cliente faz o pedido, a agência responsável por criar seu site já começa a entrar em ação.
É nesse momento que iniciamos!
É a etapa de mais comunicação com o cliente em questão.
Primeira etapa: atendimento
O atendimento começa na apresentação e aprovação da proposta de criação de sites. Há o briefing, que chega à responsável pela execução do projeto para análise. Essa também é a etapa com mais processos burocráticos entre o cliente e a agência que fará o trabalho.
Você deve fazer toda a definição de prazos, principalmente se quer um parecer periódico sobre o produto. Entregar um cronograma aos responsáveis pode agilizar e ajudar nas orientações iniciais.
Há, ainda a presença de um contrato de parceria, que deve ser formalizado. Nesse contrato, devem estar todos os pormenores do procedimento. Você pode até realizar o processo de escolha de palavras-chave usadas e de outros termos estratégicos, mas, há agências que também oferecem esse serviço.
Pronto! A sua primeira etapa está concluída. Agora, a criação de sites ficará mais simples, pois você já tem uma base de orientações e procedimentos gerais para lhe ajudar.
Segunda etapa: criação
Essa etapa, geralmente, se inicia pela pesquisa de mercado, feita para avaliar as tendências e as necessidades de sua marca. A partir daí, se desenvolve as possibilidades de aparência e conteúdo.
A equipe responsável elabora as opções de layout para diferentes tipos de site. Claro, sempre condizente com os pedidos de seu cliente. Essa etapa inclui toda a grande variedade de processos de design.
Você pode contratar uma equipe especializada para lhe ajudar. Eles serão responsáveis por programar e alterar todos os detalhes do layout.
Há, ainda, a atividade de seleção de imagens compatíveis com o conteúdo do site. A criação de banners e do esquema básico de divulgação pode ser algo feito nesse momento.
Terceira etapa: programação de criação de sites
A criação de sites só saíra do papel por meio das equipes de programação. São elas que traduzem tudo que foi pensado nessa linguagem, para que você atinja os resultados esperados.
Essa é a etapa em que você trabalhará com a linkagem do conteúdo e com a funcionalidade das peças. Sua equipe ainda poderá pensar no rankeamento do seu site em meio aos outros na rede virtual.
É tarefa da equipe de programação pensar na funcionalidade dos links e do conteúdo em si. Depois, basta testar tudo que foi realizado por meio dos programas adequados.
Fazer o acompanhamento do restante dos processos realizados na criação também é essencial. Dessa maneira, a equipe de programação garantirá que nada está errado em termos mais técnicos da produção.
Quarta etapa: conteúdo
O conteúdo deve ser trabalhado com cuidado. Como já havíamos dito, não adianta possuir uma plataforma bonita e interativa, se o material não é bom.
A comunicação direta com o cliente, a interação e a doutrinação são feitas, principalmente, pelo conteúdo, por isso, tenha cuidado com a abordagem e a relevância aplicadas.
Na etapa de conteúdo, deve haver uma revisão de todos os textos escritos. A equipe deve procurar por erros de ortografia e principalmente pelo uso de palavras-chave enviadas pelo cliente nos primeiros contatos.
Uma parte importante do processo é a checagem dos termos pré-definidos. Não se esqueça de verificar a densidade também. Fique atento às ferramentas de análise que devem ser instaladas: veja se tudo está disponível para o seu conteúdo.
Você ainda, por fim, pode diagramar o material. Use textos e imagens de maneiras estratégicas para atrair os clientes e a atenção do público.
Quinta etapa: aprovação do cliente
Nessa etapa, você deve fazer uma revisão de tudo que foi feito. O ideal é integrar a sua equipe de produção de conteúdo à de programação.
Na parte de programação, os especialistas devem checar a instalação de programas de análise, alterar itens da programação geral e configurar o servidor para o recebimento de conteúdos novos.
Quanto à equipe de produção, as tarefas são: corrigir em últimos termos o texto e imagens escolhidas e fazer eventuais trocas. Analise com cuidado se as imagens e palavras-chave estão condizentes com a proposta inicial.
São essas algumas das etapas que, nós, da Blueberry, adotados. Dessa forma, conseguimos atender as necessidades de nossos clientes quando o assunto é criação de sites.
Temos a certeza que podemos lhe ajudar a elaborar o seu.
Venha bater um papo com a gente!