Há sempre a grande dúvida: qual melhor design para websites você deve adotar?
A estética de um site conta muito na hora de conquistar os seus clientes ou leitores. Um site, além de ter um conteúdo de qualidade, deve atrair de diferentes maneiras. O design para websites é uma das melhores formas de atrair tráfego relevante.
Tudo isso dependerá do seu segmento de atuação e dos propósitos de sua página. Além disso, olhar para as tendências na criação de sites é uma excelente ideia.
Você pode, para isso, olhar para a concorrência e pensar como a sua ideia poderia ser melhorada. Não tenha medo de observar os outros sites do seu ramo de produção.
Sabemos que fazer um bom design para websites não é uma das tarefas mais simples. Porém, esse não é um processo impossível. Por isso, mantenha a calma e pense estrategicamente quando for produzir.
Para que você não tenha mais dúvidas e para que a aparência do seu site melhore de maneira impressionante, fique conosco. Nada melhor que algumas dicas para te guiar no processo.
Primeiramente, vamos entender melhor a razão pela qual você deve investir em design para websites.
Por que investir em design para websites?
Como já havíamos dito, o leitor vai interagir com o seu conteúdo por meio dessa plataforma. Por isso, ela precisa estar organizada da maneira mais simples e intuitiva.
Uma das razões está na velocidade da internet. Quando estamos falando do ambiente virtual, são diversos os estímulos que alcançam o leitor. Ele pode ser estimulado à acessar diferentes sites, mas precisa escolher o seu.
Por isso, há o investimento em design para websites. Quando o cliente acessar a sua página, ele não sentirá vontade de sair e tentar outras. Em vez disso, ele achará tudo que precisava para se informar.
Ainda devemos considerar que não são todas as pessoas que entendem como funciona a internet. Alguns podem ter dificuldades para acessar conteúdos que estão mais “escondidos”.
Por isso, você precisará manter todas as informações com um acesso facilitado. Não se esqueça de que a sua função é tornar a navegação simples e agradável à diferentes tipos de público, até dos que não são muito experientes.
Embora o conteúdo seja essencial para gerar interação, o design também tem papel importante, pois ele fará com que o leitor se sinta confortável em consumir o que busca naquele ambiente.
O que estamos tentando lhe dizer é muito simples. Um site bom é aquele que oferece conteúdo relevante ao alcance de um clique, sem interferências e elementos que competem pela atenção do usuário.
Entendeu por que prezamos tanto pelo design para websites? Ele é capaz de aumentar a permanência do tráfego na plataforma, diminuir a taxa de rejeição e ainda elevar as suas chances de conversão. Agora, vamos à parte prática: as dicas.
#1 – Mantenha o seu site organizado
Uma plataforma intuitiva e facilitada deve ser organizada e limpa. Não há como manter um excesso de informações de maneira organizada e todos sabemos disso.
Sabemos, também, que as informações ao nosso redor estão se multiplicando e se tornando cada vez mais confusas.
Para não confundir ou tornar a experiência do seu usuário ruim, procure entregar o conteúdo que ele busca de forma imediata.
Dê atenção em especial aos menus de navegação e as divisões de categorias. Esse ponto é muito importante para que os acessos sejam direcionados à área correta do site.
Senão, certamente, a taxa de rejeição será alta. Afinal, ninguém gosta de passar um bom tempo procurando algo, concorda?
#2 – Pesquise sobre o design
Você deve se posicionar de modo a estar próximo do cliente. Para isso, faça como um leitor e entre em diferentes plataformas, principalmente, as mais conhecidas.
A tarefa é ver o que funciona e o que está errado em cada um desses locais. Faça anotações, planeje e integre estratégias benéficas à sua página.
Pense sempre em criar um ambiente que além de bonito e agradável, seja de fácil navegabilidade. O design serve justamente para isso!
#3 – Planeje com hierarquia visual
A hierarquia visual é um dos principais elementos de um bom design para websites. Pense que nossos olhos tendem a procurar a organização. Por isso, o leitor prestará mais atenção em padrões de postagem.
Os modelos de análise de hierarquia visual também nos informam de algo importante: nós olhamos de cima para baixo, pois nossos olhos se movem dessa maneira.
Por isso, se você quer chamar a atenção para algum conteúdo, você deve posicionar o link na porção de cima do site.
Existem, na hierarquia visual, os chamados espaços estratégicos, mais cobiçados. A sua tarefa é posicionar conteúdos de qualidade ali.
Lembre-se de verificar as informações que irão gerar mais cliques. Isso evitará que a imagem de sua empresa passe a mensagem errada.
#4 – Faça um texto facilitado
Ninguém quer perder tempo tentando entender termos complicados. Esse não é o propósito dos leitores da internet.
Além da linguagem fácil, você deve garantir que a visão do seu leitor esteja relaxada durante o processo. Isso só acontecerá com as escolhas certas de cores e fontes na composição.
Não use fontes em tamanhos desproporcionais e que prejudiquem a leitura. Você acabará fazendo com que o seu usuário se sinta desconfortável e feche a página.
Evite colocar cores muito contrastantes, como amarelo com vermelho, por exemplo. Isso confundirá a visão do leitor
Áreas de “respiro” é tão importante quanto os botões coloridos que dão destaque ao call to action.
#5 – Use a versão mobile
Esse é um requisito essencial para o seu site. Ele precisa ter um design de qualidade para desktops e para os smartphones.
Para atestar a importância desse recurso, basta ver quantas pessoas não saem do celular. Você precisa de uma versão que atenda essa demanda.
As mesmas regras que valem no modelo geral podem ser aplicadas aqui. Você deve fazer com que a sua plataforma mobile se assemelhe à original, para não confundir o usuário.
Faça com que o seu cliente possa interagir à qualquer momento com a sua marca, através de seu smartphone, que está sempre ao alcance das mãos!
Gostou das dicas?
Curta nossa página e fique sempre por dentro!