Dentro de uma estratégia de marketing digital, há uma diferença entre sites que você precisa conhecer para que suas ações funcionem.
Entendemos que há muitas nomenclaturas diferentes e torna-se um imenso desafio entender. De forma clara, a diferença entre elas. Mas saiba que esse é o primeiro passo para que você consiga ter um planejamento estratégico assertivo.
Por mais que você ache que um website, uma landing page, uma squeeze page e um blog sejam usados para a mesma finalidade. Entenda que há diferença entre sites e o seu dever é conhecer cada uma delas.
Nós, aqui da Blueberry, iremos lhe ajudar a compreendê-las, vem com a gente!
Diferença entre sites – Qual a finalidade de cada um deles?
Antes de você entender a finalidade e a diferença entre sites, é importante que saiba o que é cada um deles. Para isso, preparamos um conteúdo muito rápido e simples que irá tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
Aqui, será possível que você compreenda qual o site ideal para apresentar sua marca, qual deles é mais assertivo para postar conteúdo, qual deles é focado em conversão e muito mais!
Venha descobrir tudo!
O que é um website?
Um website ou mesmo site, vem do termo sítio eletrônico, trata-se de um conjunto de páginas disponíveis na web. Para que essa união seja feita, é necessário a utilização do conhecido “www” ou seja, World Wide Web.
Tipos de websites
Dentre os tipos de websites que você pode utilizar, vamos ter:
- Website Institucional: Que são indicados à empresas ou marcas que queiram manter um local com informações sobre a instituição: fundação, história, produtos e serviços.
- Website Pessoal: Muitas pessoas optam em ter um website para ser usado como um portfólio pessoal. Recrutadores, por exemplo, acessam esses locais para ver experiências profissionais do candidato;
- Website de Informação: Há também quem utilize os websites para fazer um portal de informação. Servindo como um veículo de comunicação direta;
- Website de Dados: Por fim, há websites que tem por finalidade servir como banco de dados, sejam de imagens, vídeos, informações ou qualquer finalidade que desejar.
Dentro desses websites é bem comum que se tenha um blog.
Entenda o que ele é!
O que é um blog?
O blog, nada mais é, do que uma página na web. Onde são publicados, de forma constante, artigos que sejam relevantes para o nicho de atuação da empresa ou da marca.
O conteúdo que será gerado ali é totalmente livre. No entanto, é sempre importante levar em conta as palavras-chave mais relevantes ao seu segmento. Assim, você aumenta as chances de posicionar bem nos buscadores.
Essas publicações podem e devem gerar valor à sua marca, como forma de ajudar seus leitores com dicas e informações.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma empresa de conserto de ar condicionado. Concorda que publicar artigos sobre a necessidade de manutenção, como pode ser feito de forma caseira e quando é o momento certo de solicitar ao técnico, são informações relevantes para ambos os lados?
O que é uma Landing Page?
Agora, quando falamos entre diferença entre sites, principalmente quando o assunto é marketing de afiliados, o termo landing page sempre aparece, não é mesmo?
Basicamente, uma landing page é uma página, que pode estar fora ou dentro de seu site, que tem um único objetivo: gerar conversão.
A forma com que o conteúdo é colocado ali, com técnicas de copywriting, tem a finalidade de persuadir o leitor, fazendo com que ele clique nos botões indicados e, assim, vá para uma página de vendas.
Você pode usar esse tipo de estratégia tanto para vender seus produtos, como para vender seus serviços. Tudo o que você precisa fazer é convencer seu leitor de que o que você está oferecendo é algo imperdível.
Os botões devem estar estrategicamente posicionados para que ele clique, seja para solicitar um orçamento ou efetuar uma compra.
O que é uma Squeeze Page?
Também bastante usada no marketing de afiliados. A Squeeze Page é muito diferente de uma Landing page, por mais que os nomes sejam bem parecidos.
Enquanto a landing page é totalmente voltada para a conversão, como vimos acima, a Squeeze Page tem por objetivo capturar o contato de seu lead para que, posteriormente, você consiga trabalhar estratégias de e-mail marketing, por exemplo.
Só não ache que basta colocar um campo de preenchimento de e-mail e dados que eles serão utilizados, pois não é bem assim.
Para que você consiga obter esses dados, você precisará fazer uma “troca”. E isso irá acontecer através de uma isca digital. Ela irá funcionar, mais ou menos, como um presente que você dará em troca desses dados.
Para isso, você precisará estruturar a sua página de modo que ela fique com conteúdo bem atraente. Cores, gráficos e um call to action (chamada para a ação) bem claro e, por fim, um formulário em destaque.
Tudo o que você precisa é oferecer um material de interesse: pode ser um e-book, um infográfico ou o que você achar interessante ao seu público alvo.
Conseguiu entender bem a diferença entre sites e a finalidade de cada um deles?
Pode parecer que não, mas ter a ciência dessa diferença entre sites e de seus funcionamentos, irão te ajudar a obter melhores resultados.
Se você precisar de ajuda na construção de seus sites, a Blueberry pode lhe ajudar!