Cada vez mais, as empresas vêm se voltando para o tráfego pago como uma forma de encontrar clientes, aumentar o alcance e, consequentemente, melhorar a sua rentabilidade. Com isso, o Google Ads, vem sendo a maior ferramenta de tráfego pago da atualidade, recebe cada vez mais interessados e anunciantes.
Entretanto, para aqueles que ainda estão começando com as suas primeiras campanhas ou possuem muita vontade de colocar seu negócio no Google, mas não tiram a ideia do papel, alguns dos pontos mais importantes podem passar despercebidos nesse começo.
Pensando nisso, decidimos criar esse artigo para te ajudar a entender de forma simples como funcionam os métodos de cobrança do Google Ads e também suas formas de pagamento. Confira:
Formas de Cobrança do Google Ads
A melhor forma de começar é explicar quais são as formas de pagamento nos anúncios, para que você entenda como será cobrado. Basicamente, são 4 formas:
- CPC: Também conhecido por PPC, é o custo por clique. Só será cobrado de você quando um usuário clicar em seu anúncio;
- CPV: Esse formato é conhecido como custo por visualização. Bastante utilizado em vídeos no Youtube, paga-se quando o usuário visualiza o anúncio, independente se ele clicou ou não;
- CPA: Custo por ação ou por aquisição. Nessa modalidade, paga-se quando o usuário efetua a ação programada, seja ela uma compra, cadastro ou qualquer outra definida;
- CPM: Custo por mil impressões. Nesse formato, independe a quantidade de cliques ou ações. Você pagará a cada 1000 vezes que seu anúncio foi exibido. Sabendo disso, vamos conhecer as opções de pagamento!
Quais as formas de pagamento Google Ads?
Existem duas diferentes formas de pagamento dentro do Google Ads, automático e manual.
No pagamento automático, como o próprio nome indica, ocorre por um faturamento automático, que será debitado de um cartão de crédito definido pelo titular da conta. Nessa opção, é importante manter certa atenção, visto que as cobranças são feitas com frequência. Gosto de usar como exemplo um plano de telefone pós-pago.
Também existem os pagamentos manuais, podendo ser comparado com um celular pré-pago. É como se o proprietário da conta colocasse créditos para serem utilizados conforme as campanhas performam.
Se caso eles acabarem, a campanha deixa de ser veiculada. Nessa forma de pagamento é fundamental estar sempre atento ao nível de créditos da conta, para evitar que a mesma fique descarregada, pois, isso prejudica o histórico da conta e também torna a mesma inativa até a próxima recarga
Como são feitos os pagamentos?
Assim como nas formas de pagamento, também existem duas maneiras para pagar o valor investido na plataforma, seriam elas através de boleto ou cartão de crédito. A seleção da forma que será usada também define qual será a modelo de pagamento.
Pagamentos via boleto são estritamente manuais, não podendo ser automatizados por não estarem ligados a nenhum cartão de créditos. Já os pagamentos via cartão podem ser tanto manuais quanto automáticos. Ao pagar de forma manual pelo cartão, a funcionalidade é idêntica ao boleto, porém, ao invés de precisar gerar um boleto, escanear o código de barras e pagar, o valor é cobrado no cartão, como se fosse uma compra, e o valor é disponibilizado na conta imediatamente após o pagamento.
Uma das principais desvantagens do pagamento manual via boleto é que o Google pede até 72h para a compensação do valor pago, podendo atrapalhar o andamento de uma campanha caso a mesma fique totalmente descarregada antes da compensação do novo valor.
Efetuar o pagamento dentro do Google Ads é muito fácil e pode ser feito pelo próprio titular da conta no Google. É necessário acessar a aba de faturamento, localizada no canto superior direito da plataforma. Ali é necessário clicar em um botão de engrenagem e selecionar, na sequência, a opção “faturamento e pagamentos”. Nessa página o usuário encontra um botão azul com a mensagem de “efetuar um pagamento”. É ali que se define a forma de pagamento e a quantia.
Quando você seleciona uma forma de pagamento pela primeira vez, ela se mantém como padrão até que seja feita uma alteração. No entanto, é preciso saber que não será possível mudar entre os métodos de pagamento, ou seja, você não poderá trocar entre automático e manual ao longo do andamento da campanha.
Como mencionado, o pagamento automático não tem muito controle do usuário, já que o Google credita os valores a cada campanha. No caso do uso de boletos, é algo mais controlado, mas o usuário pode ter problemas se o seu crédito acabar, paralisando a campanha.
Só você poderá saber qual é a forma que mais atende as necessidades de sua empresa em relação às campanhas. Agora, se você não quer se preocupar com isso, deixe que a Blueberry cuide de seus anúncios. Temos uma equipe especializada para te ajudar a economizar tempo e potencializar as suas campanhas. Venha bater um papo com a gente!
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Texto revisado e corrigido em 06/01/2022.