Como anunciar usando Instagram Ads?

Você já deve saber, perfeitamente, como anunciar no Google Adwords e no Facebook, não é mesmo? Até porque são plataformas de anúncios que estão acessíveis para o usuário há um bom tempo. No entanto, os anúncios patrocinados do Instagram Ads é um recurso novo que foi liberado para utilização a pouquíssimo tempo.

O que você não deve saber é que os anúncios via Instagram vêm sendo testados desde 2013 em lugares como o Reino Unido e Estados Unidos, visando sempre melhorar a relação entre anunciante e usuário.

A implementação do recurso dividiu opiniões desde que foi divulgada. Para os anunciantes veio como uma novidade positiva, já que poderiam usar a segmentação e interação da plataforma para divulgar seus produtos e serviços. Já para os usuários, a ideia da presença de anúncios incomodava bastante, visto que viam na ferramenta um recurso muito pessoal de compartilhamento de imagens.

Apesar de muitas opiniões divergentes, o Instagram Ads surgiu e veio para ficar. Ao fazer o lançamento oficial do recurso, a empresa escolheu apenas grandes nomes de mercado para um teste de viabilidade, já que esperam que os anúncios não fossem apenas uma publicidade comum. A ideia sempre foi ter conteúdo extremamente criativo, motivador e relevante para quem o visse, sendo assim, marcas como a Coca Cola, Vivo, Visa, Avon, Mondelez, CloseUp, Mitsubishi e Volkswagen foram as primeiras a ter acesso.

Depois de muitos testes de aceitação e até mesmo uma curadoria de conteúdos que mais convertem, em setembro de 2015, os anúncios no Instagram Ads foram liberados para qualquer empresa que tivesse interesse em anunciar na rede.

Nós sabemos o quão é importante fazer a utilização de todos os recursos online para anunciar, sendo assim, resolvemos te mostrar como anunciar usando Instagram Ads.

Preparados?

 

Por que anunciar no Instagram?

Apesar de ser uma ferramenta de anúncios relativamente nova, seu potencial já poderia ser visualizado desde a sua criação, tanto que foi comprada pelo Facebook por um valor milionário.

Caiu no gosto dos brasileiros com sua facilidade de utilização e a simplicidade nas postagens, deixando um espaço aberto para o compartilhamento de imagens divertidas, cheias de filtros e gratuita.

Alguns números já impressionam:

  1. O Instagram recebe, em média, 550 curtidas por segundo;
  2. Os usuários passam cerca de 250 minutos por mês na plataforma;
  3. 65% dos inscritos acessam todos os dias;
  4. Por minuto, em média, 4800 comentários são gerados;
  5. Só no Brasil, possui 16 milhões de usuários;
  6. Nos Estados Unidos 46 milhões;
  7. Temos 61% dos usuários do sexo feminino;
  8. 39% dos usuários do Sexo Masculino;
  9. 6,6 milhões dos usuários têm idade entre 18 e 25 anos;
  10. 4,3 milhões possuem entre 26 e 35 anos;
  11. A região com mais utilizadores é o sudeste com 8,1 milhões, seguida pelo nordeste com 3,4 milhões e logo após o sul com 2,3 milhões. Centro Oeste e Norte apresentam 1,4 e 1 milhões de usuários respectivamente;
  12. A indústria da moda é o segmento de maior engajamento na plataforma.

Esses números já nos deixam impressionados, não é verdade? Pois como é possível em poucos anos de criação, uma ferramenta crescer tanto assim e ter a capacidade de gerar engajamento dessa forma?

Pois bem, agora você já conseguiu visualizar os motivos pelos quais é importante que o Instagram Ads seja incorporado em sua estratégia de anúncios.

Vamos então, aprender alguns macetes de como anunciar?

 

Como anunciar usando Instagram Ads?

Por ser um recurso ainda pouco conhecido, muitas dúvidas giram em torno da forma de criar um anúncio no Instagran, mas não se preocupe com isso, nós vamos lhe ensinar a dar os primeiros passos para essa criação.

 

Por onde eu começo?

O primeiro passo é criar uma conta no Facebook Business Manager que é a plataforma de criação. Acesse https://business.facebook.com/ , certificando-se que está com a sua conta do Facebook associada.

Procure pela opção “Contas do Instagram” em um menu que pode ser encontrado no canto esquerdo da tela. No canto superior direito, você verá uma opção “Reivindicar uma nova conta no Instagran”. Fazendo isso, você terá um espaço para que seja colocado o seu novo usuário e senha.

Para finalizar, será solicitado que você associe uma ou mais contas do Facebook que terão permissão para anunciar.

 

E agora, onde crio meu anúncio?

Vamos lá, no canto superior da tela acesse “Gerenciar Anúncios” > “Criar conjunto de Anúncios”.

Você vai ver que abrirá uma tela que lhe permitirá criar uma campanha da mesma forma que ela seria criada no Facebook.

Nesse momento, será necessário que você atribua um nome a sua campanha para que assim, seja possível fazer a identificação com maior facilidade. Depois disso, você deverá escolher qual tipo de campanha deseja, se será por preço fixo ou em formato de leilão.

Após a realização dessa escolha, você notará que terá a opção de escolher 14 formas diferentes de anúncio, no entanto para ser usada no Instagram, apenas 6 itens ficam habilitados que são:

  1. Envolvimento do anúncio com a página;
  2. Cliques nos sites;
  3. Visualizações do vídeo;
  4. Conversões do site;
  5. Instalação do App;
  6. Envolvimento com o app.

Escolhendo a opção que melhor descreve a sua campanha, você será orientado a atribuir um nome ao seu anúncio em específico.

 

Como faço a configuração do meu anúncio Instagram Ads?

Estamos avançando no trabalho com o Instagram Ads, então chegou o momento de você fazer as configurações para a veiculação. Esse é um momento para prestar muita atenção.

Na opção Orçamento, será necessário fazer a escolha de um valor para investimento. Você terá a opção de escolher um valor vitalício ou um fixo por dia. Caso seja escolhida a primeira opção, na aba programação, escolha a data para o término.

Ao abrir a opção de programação é necessário inserir as datas de começo e fim da veiculação, bem como os horários que deseja anunciar.

Chegou o momento de completar a categoria “público”, então nesse local será necessário fornecer as informações sobre o seu público alvo, como faixa etária, localização, sexo, língua e demais informações que contribuam para uma melhor segmentação.

Ao final, o item Posicionamento será liberado, esta é a fase que vai definir o local em que seus anúncios aparecerão, sendo assim, você terá como opção:

  1. No próprio Instagram;
  2. No feed de notícias do Facebook no computador;
  3. Em dispositivos móveis do Facebook;
  4. Na coluna direita do desktop.

É importante que você saiba que apesar de serem opções, você tem o direito de escolher um ou mais itens, tudo depende do seu objetivo e verba disponível. Sendo assim, você pode marcar apenas no Instagram ou em todos ao mesmo tempo.

 

Meu anúncio Instagram Ads já está online? Quase…

Você está quase terminando a liberação de seu anúncio, pois agora é o momento de selecionar quais serão as contas associadas que farão a exibição de seu material. Podendo ser tanto no Instagram como no Facebook.

Chegou a hora de colocar as informações de seu anúncio Instagram Ads, como url de destino, texto e imagem.

Preste bastante atenção agora! Você poderá trabalhar com 3 tipos de anúncios Instagram Ads. São eles:

  1. Vídeos: Terão duração máxima de 30 segundos.
  2. Carrossel: Escolhendo essa opção, você tem o direito de requerer até 3 imagens ou vídeos que serão rodadas automaticamente para o usuário. Esse tipo de anúncio já é bastante usado para o Facebook Mobile e por sua eficiência, foi liberado para o Instagram Ads.
  3. Imagem: Será feito a escolha da imagem dentro das politicas de uso da ferramenta, respeitando a regra de não conter mais de 20% de texto no material.

Estamos nos aproximando da finalização de nosso anúncio Instagram Ads e esse é um dos momentos mais importantes e primordiais, uma vez que, é nessa fase que será acrescida a tag de rastreamento que permitirá que você monitore o comportamento de sua campanha.

Acionando a opção “Monitoramento de conversão”, você terá 2 opções que são: Monitorar através de um pixel específico gerado para cada anúncio ou então, pelo pixel de conversão do Facebook. Ambos são bastante confiáveis e apresentam métricas reais, cabe a você escolher a que mais atende a sua necessidade.

Feito isso, é o momento de fazer o carregamento de todas as configurações e enviar para a aprovação. Sendo aprovado, a veiculação será imediata. No entanto, caso algo esteja fora dos padrões, você será notificado para que sejam feitas as alterações necessárias.

 

Aprendeu tudo? Viu como é fácil anunciar usando o Instagram Ads?

Queremos que saiba que nosso papel como agência é servir de facilitador para a obtenção de resultados, sendo assim, se ficou algo em aberto ou se desejar um ajuda focada em seu nicho de negócio, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Desejamos sucesso em seus anúncios!

Até breve!

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