Cada vez mais empresas tem feito investimento no adwords, um mecanismo da Google que ajuda a impulsionar as páginas na web. Basicamente, essa ferramenta é um sistema de links patrocinados para publicidade, deixando mais evidentes links que de interesse do usuário.
Atualmente, o Google Adwords é tido como o principal canal para veicular anúncios online. As propagandas aparecem em vários lugares como durante uma pesquisa, no YouTube e outras frentes, principalmente aquelas de mídia paga.
Deste modo, ter uma utilização melhor do canal é bastante importante, sendo uma estratégia crucial para bons resultados.
É inegável que investir na ferramenta é algo que sua empresa precisa, mas ela sabe usar isso a seu favor?
Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a investir na ferramenta do Google, de forma adequada e com resultados. Acompanhe:
Porque um investimento no Adwords?
Esse mecanismo apresenta como vantagem o retorno, que é bastante rápido. Quem investe em propaganda no Google Adwords faz um investimento certeiro. A ferramenta acerta em trazer anúncios conforme as palavras-chaves pesquisadas na rede, normalmente selecionadas pelo próprio anunciante.
Os anúncios estão na superior e lateral da página de pesquisa do Google, tendo convergência com o que é pesquisado.
Aqui é preciso entender um ponto: a importância de o anúncio aparecer junto a pesquisa. É comprovado que as chances de conversão aumentam deste modo, já que o usuário estava buscando por aquilo no momento.
A estratégia usada no Google Adwords é bastante positiva, por isso vale a pena apostar no recurso. Trabalhando com técnicas de otimização, como o SEO, torna-se bem mais fácil ter um retorno com a plataforma de buscas.
Então, vamos começar a melhorar a sua campanha? Confira as dicas:
Segmente o anúncio
Mais do que ter palavras-chaves certeiras, o anúncio ainda precisa estar segmentado e de maneira otimizada. A própria plataforma apresenta várias opções para segmentar a campanha, tornando-as assertivas.
As empresas podem segmentar o anúncio por região geográfica, por exemplo, atingindo a usuários que pertencem aquele local. As opções, como ditas, são diversas e incluem até o tipo de dispositivo utilizado para o acesso do usuário.
Termos de pesquisa
Antes de iniciar um investimento no adwords é importante que a empresa saiba como utilizar os termos de pesquisa. No caso, é uma palavra ou conjunto delas que o usuário irá pesquisar no Google ou na rede de parcerias.
Um termo de pesquisa é distante das palavras-chaves, sendo totalmente distinto sua finalidade. O primeiro remete aquilo que o usuário digita para realizar uma busca. As palavras-chaves são palavras que o próprio anunciante insere em uma guia, para acionar os anúncios.
É importante que a empresa saiba como o seu investimento está alocado nessa opção. O Google possui um algoritmo capaz de analisar, com tamanha assertividade, se a intenção de busca corresponde a isso. Essa opção também é estendida as palavras-chaves inclusas no anuncio.
Mesmo sendo uma ferramenta bem trabalha, é possível que algumas palavras indesejadas passem a acionar seus anúncios.
Aí entra outra vantagem do Google, visto que são fornecidos relatórios para análise dos termos que acionam a campanha.
Basta então que o anunciante siga por duas vias. Primeiro a análise dos termos em potencial, de modo a acioná-los pelas palavras-palavras chaves. Na sequência, novamente uma análise, mas dos termos dentro do escopo de negócios, que serão inseridos como palavras negativas.
Análises e mais análises dos níveis
As campanhas geram conversões e isso é bastante presente ao utilizar o Adwords. Mas existe um erro comum feito pelas empresas, que tendem a pausar campanhas com conversão.
Antes de fazer isso, perdendo o investimento no adwords, é ideal que o anunciante avalie os níveis onde não há retorno. Pode acontecer de uma campanha gerar retorno de um lado e gastos de outro, sem nenhuma conversão, por exemplo.
Mais uma vez o Google se mostra positivo para campanhas, já que a estrutura aponta diversos níveis. No caso, entram no adwords os níveis de campanha, grupo de anúncios, anúncios e palavras-chaves, parte da rede de pesquisa.
Do mesmo modo que acontece com as segmentações, pausar a campanha só é feito depois de avaliação por completo. Assim, é essencial que a empresa análise nível a nível, com foco na performance de cada um.
Neste caso, figura a questão das conversões e se elas estão dentro da meta. É uma estratégia que pode colaborar de modo efetivo para as próximas campanhas, onde pontos desfavoráveis podem ser melhorados.
Sempre que uma campanha estiver no ar, procure entendem quais níveis “puxam” conversão de modo negativo. É interessante focar no nível de anúncios, considerado menor neste caso. Alguns apresentarão baixa performance, então podem ser pausados como teste. No dia seguinte, por exemplo, volte a acompanhar o impacto dessa propaganda sem o anúncio negativo.
O Google Shopping
É um canal do Google considerado essencial para o e-commerce, possuindo uma lista extensa de produtos e serviços anunciados. Além disso, o Google Shopping apresenta um diferencial para as campanhas.
Para começar, o canal apresenta praticidade para o desenvolvimento dos anúncios, com interação ao Google Merchant Center. A opção permite que o anunciante envie feeds de produtos, havendo aprovação, ele pode anunciar outros itens diversos.
A plataforma ainda permite que os anúncios tenham imagens, preços, nome do produto e loja, puxados oo feed de produtos.
Com o investimento no adwords, principalmente no Google Shopping, as empresas ganham nas campanhas. Isso porque o canal permite uma escala maior de anúncios, que são criados manualmente, um a um.
Embora vantajoso de um lado, o canal pode ser negativo para outro. Utilizar o Google Shopping requer gestão para diversos produtos que serão exibidos na ferramenta. A campanha aciona os anúncios pelos termos de pesquisa, contrariando o uso das palavras-chaves relacionadas.
Além disso, no Google Shopping, é o algoritmo do buscador que analisa o que está cadastrado no feed. Acaba que a campanha precisa de constante atualização, nem sempre valendo o investimento no adwords nesse canal, embora seja uma opção.
Otimizações por prazos
O Google fornece relatórios diversos aos anunciantes, incluindo aqueles para análise de entregas e performances das campanhas. Para que o investimento no adword funcione, nesta situação, é ideal que esses relatórios sejam bem trabalhados.
No caso, é preciso fazer uma otimização em relação a horários e dias da semana onde haverá entregas. O Google permite ao usuário ter conhecimento dessa performance, em relação a cada dia e hora que houve o processo. Isso possibilita que a empresa faça reajustes nas campanhas, de modo a otimizar a performance.
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