Invista em marketing de conteúdo e saia na frente!

2. Conteúdo
É aquilo que está dentro (está contido) em algo. Teor de informação.

Teor de informação. Tá aí a definição do dicionário que melhor se encaixa no assunto que quero abordar hoje aqui. Hoje em dia, a maioria dos holofotes estão voltados para o Marketing Digital e todo mundo acha que o fato de estar presente nas redes sociais ou no Google já basta. O que esse “todo mundo” talvez não saiba é que tanto o tio Zucker quanto os tios Page e Brin estão cada vez mais valorizando uma coisinha linda chamada conteúdo.

Enquanto todo mundo acha mais fácil reclamar do baixo alcance dos posts no Facebook, da má colocação nas páginas do Google ou dos péssimos resultados nas campanhas de AdWords, os mais espertos estão saindo na frente e investindo em marketing de conteúdo. Isso mesmo, marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma tática de marketing de criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair e envolver um público-alvo bem definido e entendido – com o objetivo de impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável.

Rafael Rez Oliveira

Pois é… de que adianta executar todo um trabalho ou uma campanha com excelência se ela é só “bonita por fora, mas oca por dentro”? Esse ditado é antigo mas nunca fez tanto sentido nos dias de hoje quando o assunto é estratégia de markerting digital. Quando tocamos nesse assunto, o que mais escutamos é: “mas dá trabalho!”, “tenho que contratar gente especializada”, entre muitas outras reclamações.

Realmente, produzir conteúdo BOM e ORIGINAL hoje em dia está cada vez mais difícil e a mesma maioria citada lá no 1º parágrafo está acomodada no que faz atualmente e não lembra ou pensa que as regras do jogo estão mudando e gradativamente o que era bom e produtivo antes já começa a não fazer sentido agora e consequentemente não fará nenhum sentido daqui um tempo.

Separei aqui um infográfico (em inglês) produzido pela Brand Fever que mostra o caminho do marketing de conteúdo e que talvez possa te dar uma luz para começar a mudança que vai fazer toda a diferença na estratégia da sua empresa na internet. Veja a tradução dos 5 passos logo a seguir:

infográfico o caminho do markeriting de conteúdo blueberry markering online brand fever

1. Trace objetivos

Defina claramente metas “alcançáveis” que a sua empresa espera atingir com o marketing de conteúdo.

2. Defina a sua audiência

Em que a sua audiência está interessada? O que eles leem, assistem, onde eles frequentam e o que eles escutam?

3. Crie um plano de conteúdo

– faça um balanço do que você possui (contatos e influências) e tire o máximo de vantagem disso
– analise os seus concorrentes (o que eles estão fazendo?)
– escolha a  sua mão de obra
–  crie um calendário de conteúdo

4. Defina táticas e desenvolva conteúdo

– SEO
– Relações Públicas
– Mídias Sociais

5. Teste e Análise

Sempre analise e monitore os seus dados afim de  medir o feedback e depois, elabore o seu conteúdo com base  nesses resultados.

APURE OS DADOS E REPITA.

Lembre-se que de nem sempre uma imagem vale mais do que mil palavras. Ou ainda… 1000 palavras não valem mais do que 100 BOAS palavras. Pense nisso e se tiver dúvida, entre em contato com a Blueberry no [email protected]! 😉

 

Postado por: Ale Koga

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