Ter uma estratégia assertiva de marketing nas mídias sociais já não pode mais ser tratado como um grande diferencial ou algo inovador. Isso porque, não tem como uma empresa ou marca não se fazer presente nesses canais importantes.
Você começará a perceber que não planejar nenhuma ação de marketing nas mídias sociais soará, no mínimo, estranho aos olhos de seu público. Tal fato acabará refletindo nas suas vendas, na autoridade de sua marca e muito mais.
Certamente, você deve ter dúvida sobre quais as redes sociais mais impactam nos resultados de seu negócio. Não é mesmo?
A Blueberry preparou um material completo sobre a utilização do marketing nas mídias sociais. E irá lhe ensinar a identificar qual delas é melhor para o seu modelo de negócio.
Além disso, vamos lhe ajudar a descobrir o jeito certo de trabalhar em cada uma delas.
Estão prontos?
Marketing nas mídias sociais é tudo igual?
Se você acha que marketing nas mídias sociais é tudo a mesma coisa, precisa rever seus conceitos. Saiba que, apesar de parecidas, cada rede social terá a sua particularidade.
Sendo assim, para que suas ações funcionem, você precisa conhecer detalhes de cada rede, quem é o público presente ali, objetivo, o jeito que gosta de consumir conteúdo e muito mais. Todas essas informações irão lhe dar uma ideia melhor de como trabalhar.
Uma lição que já deixamos de início: o marketing nas mídias sociais terá que ser feito de forma diferente em cada uma das plataformas escolhidas.
Entenda um pouco melhor sobre cada uma delas!
Marketing nas mídias sociais para Facebook
Podemos afirmar com total segurança que o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Mais de 90% de toda a população mundial que entra na internet, acessa essa rede social todos os dias.
Você já deve ter percebido que ela é uma rede muito dinâmica e rápida. Isso acontece, pois são milhares de atualizações por segundo. E mais, você só consegue ver publicações de seu interesse por maior relevância (maior número de curtidas ou interações).
O algorítimo da ferramenta vive em constante atualização, por isso que você tem uma lista imensa de amigos, mas não consegue ver todas as publicações. Com a página de empresas e marcas irá acontecer a mesma coisa.
Então, essa deve ser a sua primeira preocupação ao trabalhar marketing nas mídias sociais para Facebook. Será necessário que você encontre uma forma de se tornar relevante para seu público.
E como fazer isso?
Dentro do Facebook, você terá um leque de possibilidades:
- Você pode criar anúncios relacionados aos seus produtos ou serviços;
- Pode compartilhar os posts de seu blog para que sejam vistos de forma orgânica;
- Pode patrocinar esses posts para que ganhem maior alcance;
- Tem a opção de criar ofertas;
- Se fazer presente interagindo e respondendo aos comentários…
Enfim, as possibilidades são bem grandes. Basta que você encontre uma forma que melhor se adéqua à sua necessidade!
Parte integrante ao Facebook, vamos ter o Instagram que também é um excelente canal de comunicação com seu público.
Marketing nas mídias sociais para Twitter
Recentemente, o Twitter modificou uma das características mais marcantes de sua plataforma, a quantidade de caracteres.
Desde a sua criação, era permitido criar publicações com 140 caracteres, agora é possível a utilização de até 280. Isso acaba não interferindo muito, mas já aumenta as possibilidades de comunicação.
O grande diferencial dessa rede são as informações em tempo real. Se você achava que o Facebook já era algo rápido. É porque ainda você não parou para dar a devida atenção ao Twitter.
Através dele, é possível acompanhar o mundo “ao vivo”! Principalmente, assuntos em alta e, provavelmente, o que está mais atraindo a atenção do seu público em determinados períodos.
Como fazer?
A grande forma de utilização do Twitter é através do feed de notícias, retweets e anúncios. No entanto, aqui cabe uma atenção: O público presente nela costuma ser bastante jovem e hiperconectado.
Você precisará avaliar seu o seu público alvo encontra-se mesmo dentro dessa rede, em caso afirmativo, esse é um indicativo de que o investimento pode ser interessante.
Se você desejar usar, tome cuidado para não postar demais. Descubra quais são os horários de maior engajamento e publique no período.
Marketing nas mídias sociais para LinkedIn
O LinkedIn vem crescendo muito e hoje já pode ser considerada a maior plataforma para negócios. Na teoria, ela é muito parecida com as demais redes sociais, porém com um foco muito grande em relacionamento profissional.
Vem sendo bastante utilizada por empresas para networking, recrutamento e qualquer tipo de ação relacionada ao universo corporativo. Sendo assim, se o perfil de seu negócio baseia-se no B2B, talvez aqui esteja o local perfeito do investimento.
Só no Brasil são 21 milhões de usuários.
Como usar?
O importante é sempre ter em mente que o marketing nas mídias sociais do LinkedIn é ligado estritamente às informações sobre a sua marca. Esse é um local unicamente profissional. Logo, não utilize nada de entretenimento.
Fale sobre serviços, participações em eventos, aberturas de novas vagas e, até mesmo, ofereça conteúdo de informação voltado ao seu segmento.
Marketing nas mídias sociais para Youtube
O Youtube é o maior site de vídeos do mundo e o 3º mais acessado no Brasil. Podemos dizer que, um terço de toda a internet usa o serviço de streaming deles.
Atualmente, a comunicação por conteúdo em vídeo se tornou bastante rotineira, principalmente, por conseguir agregar um número maior de pessoas. Você pode utilizar vídeos como informação, para divulgar seu produtos ou, até mesmo, para ter um canal de assuntos relacionados ao seu mercado.
Formas de usar o Youtube
Para fazer estratégias voltadas ao Youtube, as possibilidades são tão grandes que caberá a você viabilizar a que melhor se encaixa.
Você pode, por exemplo, anunciar em canais relacionados ao seu negócio. Ou então, criar seu próprio canal e conquistar sua audiência.
Achou as informações úteis?
Se precisar de ajuda, entre em contato com a Blueberry. Nós lhe ajudaremos a encontrar a melhor forma de compor sua estratégia de marketing nas mídias sociais!
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