Ultimamente o Facebook está na boca do povo e de uma maneira não muito legal. A questão é que está muito difícil de escrever posts engajadores depois das últimas atualizações dos algoritmos do Facebook.
Cada vez mais a pauta é: “o facebook está cobrando para mostrar meus posts”, “o facebook não funciona mais”, “o facebook quer dinheiro”, e por aí vai… E o que fazer? Ainda não existe uma rede social forte e sólida o bastante para desbancar a fera e fazer todos migrarem. Timidamente um ou outro debanda pro Google+ e tem até os mais “ousados” que voltam ao nosso querido Orkut. Mas o buraco é mais embaixo.
Você como cliente e nós como agência não podemos abandonar o barco ou simplesmente ignorar o fato. O lance é se adaptar, dançar conforme a música e ainda tentar tirar proveito da história. Como? Separamos 10 dicas para escrever posts engajadores no Facebook 😉
1 – Seja natural
O Facebook é um ambiente divertido e descontraído, logo, sua escrita deve ser natural, simpática e fugir um pouco do formal.
Ninguém quer ler posts chatos.
2- Seja relevante
Seus posts devem ser escritos para causar uma reação imediata. Escreva os seus posts para que eles sejam lidos e engajados no momento da postagem.
Lembre-se que o Facebook tem planos de tornar-se um jornal digital. (e ser o 1º ainda!)
3- Seja visual
Posts com imagens são os mais engajadores do Facebook, mais do que vídeos, links ou atualizações de texto.
Mas não se esqueça de escolher boas imagens, que se encaixem bem no seu feed de notícias.
4- Seja breve
Quanto mais breve o seu post, melhor. Escreva posts curtos. Posts com 80 caracteres ou menos são os mais engajadores.
Aprenda a editar seus posts para que eles continuem fazendo sentido mesmo com palavras a menos.
5- Seja emocional
Emoções vendem e encorajam os fãs a compartilhar. Os posts mais compartilhados são aqueles que mexem com as pessoas e persuadem.
Eles são convites para discussões e troca de informações. Tente escrever posts que clamam por reações. Crie posts para serem comentados.
6- Faça perguntas para os seus fãs
Perguntas são uma ótima maneira de obter comentários. O público adora expressar opinião, então dê a eles essa chance.
Mas só faça perguntas de resposta fácil e se puder, coloque as perguntas no final do post 😉
7- Faça posts com citações
Citações inspiradoras funcionam muito bem nas mídias sociais. As pessoas adoram ser relacionadas com palavras brilhantes ditas por pessoas brilhantes.
Tente também postar as citações com imagens.
8- Jogue limpo
Não faça do Facebook um jogo de favores. Muitos ficam tentados em pedir para as pessoas curtirem seus posts.
O Facebook não é um jogo de curtir e compartilhar e se você encarar dessa forma pode ser penalizado.
9- Use links “inteiros”
Use apenas links “inteiros” quando postar um link de um site externo.
Links de encurtadores tem 3x menos engajamento que os links “inteiros”.
10- Seja você mesmo
O mais importante é ser e falar como você mesmo. Seus fãs gostam de você ou da sua marca por isso. Eles esperam que você escreva com o seu tom de voz.
Faça-os sentir como se estivesse conversando diretamente com eles, como pessoa e não como empresa.
Escrito por: Alessandra Koga